Please reload

Posts Recentes

Como a experiência do cliente fica melhor com marketing digital?

May 7, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Como alinhar o marketing tradicional ao marketing digital?

November 5, 2016

 

Com o surgimento e a popularização das estratégias de marketing digital, muitas empresas acabam ignorando completamente os seus cuidados com o marketing tradicional — o que é um erro grave.

 

No artigo de hoje, vamos descobrir a importância de alinhar essas duas estratégias de marketing e como atingir tal objetivo. Confira! 

 

Qual a importância em alinhar o marketing tradicional ao digital? 

 

Você já ouviu falar no termo dissonância cognitiva? O termo nasceu de uma teoria desenvolvida pelo psicólogo Leon Festinger, que diz que nossa tomada de decisão fica comprometida quando não há coerência entre nossas três cognições (conhecimento, opinião e crença).

 

Fazendo uma analogia, de certa forma a dissonância cognitiva ajuda a explicar a necessidade de se alinhar o marketing tradicional com o marketing digital, pois quando não há uma coerência entre essas duas estratégias, o consumidor sofre uma dissonância e acaba se afastando da empresa.

 

O desalinhamento entre o marketing tradicional e o digital pode acontecer de várias formas. Imagine um restaurante, por exemplo, que divulga imagens incríveis dos seus pratos nas redes sociais, mas serve refeições visualmente menos impressionantes ao vivo.

 

Ou, por exemplo, uma loja cujo atendimento na internet é perfeito e o atendimento presencial é de má qualidade, com vendedores mal-humorados e antipáticos. Ou ainda uma empresa que tenha logo e cores diferentes, sendo uma na internet e outra fora dela.

 

Em resumo, o que queremos dizer é que é preciso passar uma imagem de coerência entre o que se divulga no mundo on-line e o mundo off-line, para que, dessa forma, o cliente perceba uma sintonia entre os dois mundos e fique satisfeito.

 

Como fazer o alinhamento entre os dois tipos de marketing 

 

entendemos a necessidade e a importância de alinhar o marketing tradicional com o marketing digital. Porém, como fazer esse alinhamento? Essa é a pergunta mais importante aqui. Nós selecionamos abaixo três dicas simples que vão conduzir a sua empresa com sucesso nessa empreitada.


Estabeleça um estilo de comunicação único

 

O primeiro passo para conseguir alinhar os dois tipos de marketing é estabelecer um estilo único de comunicação.

 

Se o seu público-alvo é jovem e descolado e a sua marca quer se aproximar desses consumidores agindo da mesma forma, então tanto no marketing digital como no tradicional a comunicação tem de ser jovem e descolada.

 

Todos os componentes do marketing digital (blog, newsletter, redes sociais) e todos os componentes do marketing tradicional (identidade visual, atendimento ao público, publicidade) devem seguir o mesmo estilo e conceitos. 

 

Treine seus funcionários

 

Só determinar um estilo único de comunicação não é o suficiente para garantir o alinhamento das suas estratégias de marketing tradicional e digital.

 

É necessário treinar seus funcionários para que eles possam assimilar e reproduzir esses conceitos da melhor forma possível.

 

O mais importante é que tanto no setor digital quanto no tradicional os funcionários tenham a mesma postura, ou seja, tenham em mente a importância de atuar de maneira alinhada.

 

Misture os dois mundos nas ações

 

Para otimizar o alinhamento das duas estratégias, o recomendado é que não haja uma divisão de público digital e público presencial. Ou seja, seu público precisa transitar igualmente entre suas ações tanto em um quanto em outro.

 

Para conquistar esse tipo de engajamento, sua empresa precisa mesclar esses dois mundos nas ações. Uma ação que começa no marketing digital precisa passar para o tradicional e vice-versa.

 

Por exemplo, que tal um desconto especial de 20% para os seguidores do Facebook que forem comprar exclusivamente na sua loja física? Ou então alguém que já está na loja física, mas ganha algum brinde se curtir a página no Facebook ou se inscrever em uma newsletter?

 

Seguindo essas dicas, você não terá problemas para conseguir alinhar seu marketing tradicional ao marketing digital.

 

Se você gostou desse artigo e quiser receber mais conteúdo relevante, curta nossa página no Facebook! 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga