Marketing de conteúdo: por que o que você escreve é tão importante para consultoria em SEO?

O marketing de conteúdo ganha cada vez mais importância no mundo online, mas muitos empreendedores ainda não perceberam a necessidade de investir em um conteúdo de qualidade. Não basta mais ter um monte de textos replicados e cheios de palavras-chave, sem critério e relevância.
Os algoritmos de ferramentas de pesquisa estão cada vez mais refinados e alinhados com o conteúdo. Dessa forma, a qualidade do conteúdo é tão importante quanto sua qualidade e é necessário pensar o marketing de conteúdo de forma completa.
Por que produzir bom conteúdo?
Escrever um bom texto não é a tarefa mais fácil do mundo, por isso vale a pena buscar profissionais capacitados para isso. Além disso, é imprescindível que o redator entenda a empresa, seus valores, produtos e áreas de atuação. A criação de uma buyer persona se torna também importante, afim de não ser barrado pelos algoritmos de pesquisa e suas atualizações.
O principal motivo de toda essa mudança no marketing de conteúdo são as constantes atualizações promovidas pelo Google. Ninguém sabe exatamente quais são os mais de 200 algoritmos utilizados na ferramenta de busca, mas alguns aspectos são conhecidos, como a importância de ter um conteúdo exclusivo, inovador, atraente e interessante e, recentemente, a inclusão das redes sociais no processo.
Com as atualizações, o trabalho de SEO costuma ser prejudicado, uma vez que o Google passou a “punir” sites feitos exclusivamente para aparecer bem posicionados e não trazer conteúdo relevante e interessante para os leitores. Dessa forma, é preciso repensar o marketing de conteúdo para focá-lo no visitante do site e não no marketing digital em si.
AdaptiveSEO surge para preencher lacunas
Para contornar os efeitos das atualizações das ferramentas de busca, foi criado o AdaptiveSEO, que pode ser pensado como uma evolução do trabalho tradicional de SEO. A nova técnica utiliza o foco no usuário para criar conteúdo relevante e tem como pilares:
Conteúdo inédito e bem estruturado;
Uso de outras mídias (e-books, vídeos, imagens);
Integração com as redes sociais.
Ao criar textos relevantes, que atraem visitantes e faz com que eles interajam na página uma vez que eles se interessam pelo conteúdo pensado para eles e integrar esses posts com as redes sociais, facilitando seu compartilhamento e disseminação é possível ter uma nova visão sobre o marketing de conteúdo e suas aplicações no mundo digital.