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Como utilizar as redes sociais para o seu e-commerce?


Acordar, olhar o WhatsApp, Facebook, Instagram, Snapchat e depois sim levantar da cama. Essa é a rotina da maioria dos usuários das redes sociais. De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pela comScore, os brasileiros são os líderes em tempo gasto com as redes sociais. Cada usuário fica conectado em torno de 650 horas por mês. Sendo assim, a dica é utilizá-las a favor do seu negócio!

Se antigamente a internet estava restrita apenas a uma pequena parcela da população, hoje a realidade é outra. E é por isso que para que seu e-commerce tenha sucesso é preciso estar alinhado as tendências do comportamento virtual do seu público-alvo. Neste contexto, as redes sociais ganham ainda mais destaque, sendo certamente uma ótima estratégia de marketing digital para que você atinja consumidores em potencial, gere leads, crie relacionamento e fidelize clientes.

Os números da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) não nos deixam mentir, ainda este ano o e-commerce nacional deve crescer em torno de 18% em relação ao ano passado. Seu faturamento deve ficar em torno de 56,7 bilhões, registrando cerca de 190,9 milhões de pedidos realizados em lojas virtuais. E se você também quer entrar para estatística, ainda há tempo. Gerar engajamento por meio das redes sociais é uma forma rápida, barata e que pode ser colocada em prática o quanto antes, basta possuir um profissional de social media apto para realizar as funções, caso contrário contrate uma agência de marketing digital para que tudo saia como planejado.

Por que investir em Redes Sociais?

  • 57% dos usuários que compram pela internet, alegam acessar várias vezes as redes sociais em busca de informações sobre o produto/serviço que desejam adquirir.

  • Grande visibilidade de produtos e serviço, além de aproximação com seu público-alvo por um custo baixo.

  • As redes sociais se consolidam como uma central de relacionamento com seu cliente, sempre apta para responder sugestões, esclarecer dúvidas e manter contato imediato.

  • Por meio das redes sociais é possível obter feedback e um controle de qualidade, ou seja, é possível perceber facilmente a satisfação do seu público no que se refere a dinâmica do site, logística de entrega, se o cliente recomenda ou não seus serviços, além de saber o que as pessoas estão comentando sobre seu negócio.

  • Você pode descobrir o que o seu cliente deseja e o que sua empresa poderá oferecer posteriormente. Isso contribui para que seu negócio não se tornasse ultrapassado, atendendo sempre as necessidades de seus clientes.

Por onde começar?
  • Analise as plataformas: sua empresa não precisa estar presente em todas as redes sociais que existem. Faça um estudo do público alvo do seu E-Commerce e crie as contas nas mídias sociais de acordo com o perfil dele. Lembre-se também que cada rede possui suas particularidades e limitações, é preciso respeitá-la.

  • Alinhe os perfis: é importante manter uma comunicação padronizada em todas as redes sociais, desta forma, a imagem geral da sua marca e o conceito associado ao seu branding ficam ainda mais consistentes. É importante também manter suas informações de contato visíveis como telefone, e-mail, o link do e-commerce, endereço de loja física e etc.

  • Otimize o conteúdo: você está cansado de saber, mas não custa reforçar: conteúdo de qualidade é aquilo que seu cliente procura, o que não se limita em apenas oferecer serviços. Ao final de cada publicação incorpore um call-to-action, convidando o usuário a interagir por meio de comentários, visita ao site e etc.

  • Organize suas publicações: ainda que não existam índices oficiais é importante estar atento aos horários de maior visibilidade de cada rede. Elabore uma tabela para publicar seu conteúdo de maneira equilibrada.

  • Monitore constantemente: depois de publicar um conteúdo observe qual foi a resposta de seus seguidores, assim você pode identificar quais temas geram mais engajamento.

Lembre-se sempre que: seu e-commerce está sujeito a comentários, tanto positivo como negativo, portanto é preciso estar preparado para atender os consumidores em qualquer situação.

via: TresPix

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