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Por que a estratégia de Branding vai muito além da criação da Identidade Visual?


O Branding, também conhecido como gestão de marca, é o conjunto de ações e planejamentos que farão sua empresa atingir o objetivo proposto. Ou seja, ideias, posicionamento, logotipo, imagens, discurso, símbolos, design e todos os elementos que faz com que sua empresa se destaque dos concorrentes e seja reconhecida por seu público-alvo.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam o Branding não se resume apenas a identidade visual, mas sim a criação de uma marca. Por meio deste trabalho é possível construir e aumentar a percepção de valor perante o seu cliente interno e externo.

Além de propiciar experiências positivas por meio da venda aos seus clientes, o Branding envolve todos aqueles que diretamente ou indiretamente contribuem para o sucesso do seu negócio como os funcionários, lideranças do setor, fornecedores, imprensas e etc. O processo deve começar de dentro para fora, levando em consideração que se o seu cliente interno acredita na empresa ficará muito mais fácil convencer o cliente externo a acreditar também.

Colocando em prática as estratégias de Branding:

Para facilitar o processo de construção da sua marca corporativa, podemos dividir as etapas em duas partes. A primeira delas fica por conta do planejamento da identidade da marca e seus conceitos. E a segunda, a execução para que as pessoas assimilem a imagem que sua empresa quer passar ao público-alvo.

Se seu público ainda não estiver definido, cancela tudo que nada vai dar certo! Não queremos te desanimar, mas o fato é que não da para agradar todo mundo, você vai acabar se perdendo pelo caminho. Se o seu cliente potencial já está desenhado, podemos prosseguir. Se você está montando uma nova empresa pense nas suas intenções de mercado, em como deseja que sua marca seja percebida pelas pessoas, nos benefícios do seu produto e na aproximação com o cliente. Se você estiver pensando em um reposicionamento pense na história, trajetória e na atual comunicação da marca.

Antes de criar ou reformular sua identidade visual leve em consideração a mensagem que você quer transmitir ao cliente e lembre-se que tudo deve estar alinhado com sua proposta de valor definida durante o planejamento. As cores, fontes, slogan, logotipo, embalagens e todos os elementos devem estar com linguagem e padronização adequada. Depois de definido crie um Manual da Marca, um documento extremamente importante, pois funciona como um guia estratégico tanto para contratação de agências de branding, como para os proprietários da marca, que podem utilizá-la tanto internamente quanto para divulgação no mercado.

É importante ressaltar que:
  • Antes de decidir qual o posicionamento da sua marca perante o mercado, você precisa avaliar qual das opções mais se aproxima do seu conceito: melhor preço, melhor produto/serviço, valor agregado, facilidade de convivência/acesso e experiências inesquecíveis. Isso vai te ajudar a criar ações e uma comunicação mais assertiva, mas lembre-se que independente de qual for a sua escolha, a promessa deve ser cumprida.

  • A estratégia da sua empresa deve caminhar de encontro com a realidade do seu negócio. É importante ressaltar que para obter sucesso o marketing e a comunicação devem explorar o que difere a sua empresa dos demais concorrentes e isso deve ser feito de maneira clara e objetiva.

via: TresPix

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