Please reload

Posts Recentes

Como a experiência do cliente fica melhor com marketing digital?

May 7, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Utilizando o Google Search Console

November 25, 2016

 

Atualmente, boa parte das empresas vem investindo cada vez mais no marketing digital, isso ocorre pelo fato de que o digital oferece um grande alcance em comparação aos outros meios de divulgação e relacionamento.

 

Conforme vamos trabalhando as campanhas e otimização de nosso web site ou e-commerce, torna-se essencial um monitoramento sobre o desempenho que ele está tendo. É aí que o Google Search Console entra.

 

Mas o que é o Google Search Console?

 

O Google Search Console é uma ferramenta que ajudará você a monitorar o desempenho do seu web site. Segundo a própria Google, se inscrever nesta ferramenta ajudará a você a monitorar precisamente o desempenho do web site nos mecanismos de busca, ajudará você a entender problemas de indexação e as melhorias que precisará implementar em seu web site.

 

Quais são os principais motivos para utilizar do Google Search Console?

  • Verifique se o Google tem acesso ao seu conteúdo;

  • Envie novos conteúdos para rastreamento e remova o conteúdo que você não deseja que seja exibido nos resultados de pesquisa;

  • Crie e monitore o conteúdo que exibe resultados de pesquisa visualmente atrativos;

  • Mantenha seu site com o mínimo de interrupção possível para pesquisar o desempenho;

  • Monitore e resolva problemas de spam e malware para que seu site esteja sempre limpo;

  • Descubra como a Pesquisa Google, assim como o mundo, vê seu site;

  • Quais consultas resultam na exibição do seu site nos resultados de pesquisa?

  • Será que algumas consultas resultam em mais tráfego no seu site do que outras?

  • Os preços dos seus produtos, as informações de contato da empresa ou os eventos em destaque estão nos resultados de pesquisa avançada?

  • Quais sites estão vinculados a seu website?

  • Seu site para dispositivos móveis tem um bom desempenho, quando é acessado por usuários que pesquisam em um dispositivo móvel? 

Quem deve utilizar o Google Search Console?

 

Obviamente, quando falamos de ferramentas de digitais, alguns empresários pecam em achar que quem deve se preocupar com este tipo de ferramenta e ação é os profissionais especializados em SEO ou Desenvolvedores.

 

Isto acaba não sendo 100% verdade. Ter uma noção básica sobre a ferramenta, pelo menos na fase de administração e verificação dos resultados, pode contribuir para que você tenha uma visão mais ampla sobre como está o desempenho do web site da sua empresa na internet.

 

Alguns dos perfis indicados para a utilização da ferramenta são:

 

Empresários – Neste caso, se você for um empresário, poderá contratar um profissional para realizar as devidas configurações na ferramenta e ao mesmo tempo, você poderá acompanhar em tempo real como está o desempenho através do painel do Google Search Console. Acompanhar estes relatórios de perto contribui para sua tomada de decisão.

 

Analistas de SEO – Sem dúvidas, uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de SEO. Neste caso, o profissional acompanhará de perto o desempenho do site, tráfego obtido através das ações orgânicas e poderá implementar as devidas melhorias para aumentar o desempenho.

 

Desenvolvedores Web – O Google Search Console também informa erros na estrutura de HTML, dados estruturados e etapas técnicas que um desenvolvedor web poderá verificar e implementar as devidas melhorias no web site

 

Que tal explorarmos um pouco mais a ferramenta?

 

Abaixo listamos as principais funcionalidades do Google Search Console para que você tenha uma visão mais prática:

 

Nesta primeira imagem, podemos ver os erros no web site apontados pela ferramenta. Esta informação nos ajudará a implementar as devidas melhorias para que ele tenha um melhor desempenho no Google.

 

 

Já nesta outra imagem, exploramos um pouco mais as informações relacionadas ao tráfego (Consultas), Impressões, CTR e Posição do Web Site.

 

Podemos verificar: páginas acessadas, países, dispositivos, tipo de pesquisa e datas.

 

Repare no painel a esquerda. Existem diversas opções na ferramenta para realizarmos análises sobre o desempenho do web site, porém neste caso, colocamos estes exemplos para que você tenha uma visão clara de como ela é precisa e fácil de analisar.

 

 

Resumo

 

Neste conteúdo entendemos um pouco melhor sobre as funcionalidades do Google Search Console e por que devemos utilizá-lo integrado em nosso web site.

Mensurar os resultados do seu e-commerce ou web site se torna essencial e a ferramenta poderá contribuir com o seu time de SEO ou Desenvolvimento Web para implementar melhorias constantes.

 

Espero que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma, caso tenha alguma dúvida ou sugestões,entre em contato que responderemos o mais breve.

 

Um grande abraço.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga