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Entenda o que é a jornada de compra e como ela pode ser importante para sua estratégia de marketing digital

November 29, 2016

 

A jornada de compras resume-se ao processo pelo qual todo usuário passa ao realizar uma compra, desde a descoberta do seu problema até a efetivação, o consumo. Dentro das técnicas de inbound marketing, essa trajetória se inicia quando o consumidor busca informações sobre o seu produto/serviço, nos mecanismos online, e encontra nos principais resultados de busca um conteúdo relevante e educativo associado a sua empresa.

 

Como funciona a jornada de compras?

 

Você se lembra sobre aquela velha história da importância da definição do seu público-alvo? Ela continua valendo! Para que jornada de compra seja realmente eficaz e concluída com sucesso é preciso definir quem são suas personas, ou seja, quem é o seu cliente potencial que vai passar por todas essas etapas? É importante que a jornada de compra seja baseada em suas personas, assim será mais fácil criar um planejamento e um conteúdo educativo adequado até que leve o usuário a conversão.

 

Também conhecida como funil de vendas, a jornada de compras é basicamente o caminho que o comprador vai percorrer até efetivar a compra de um produto/serviço. Esta jornada é dividida em quatro etapas:

 

Aprendizado e descoberta – nesta primeira etapa, o usuário ainda não está certo de que ele tem um problema, então você precisa despertar o interesse dele sobre um determinado assunto e apresentar soluções para resolução de um possível problema. As estratégias de marketing de conteúdo já devem ser colocadas em prática logo no início do processo.

 

Reconhecimento do problema – depois que o usuário leu o conteúdo que você propôs, ele identificou que realmente existe um problema e então vai buscar mais formas de solucioná-lo. Aqui o marketing de conteúdo servirá para fazer com que o leitor sinta necessidade de resolver o problema que ele detectou.

 

Consideração da solução – é neste momento que o comprador começa a comparar possíveis alternativas para solucionar seu problema. Agora você tem duas importantes missões: criar um senso de urgência grande, caso contrário ele não vai se empenhar para solucionar o problema imediatamente e criar gatilhos para que ele considere sua empresa como a melhor escolha.

 

Decisão da compra – essa é a hora da grande decisão! Então, não poupe esforços para apresentar seus diferenciais competitivos e firmar-se como a melhor alternativa do mercado, levando o cliente a efetivar a compra.

 

Alertas importantes
  • Pesquisas indicam que 57% dos consumidores já formaram sua decisão de compra antes de entrar em contato com vendedor. Portanto, é importante planejar e gerar engajamento por meio de conteúdos qualificados pensado de acordo com suas Buyer Personas. Para facilitar, crie um cronograma alternando a publicação do conteúdo entre os estágios de compra.

  • O inbound marketing precisa ser devidamente pensado para atender todos os estágios da jornada de compras. Ainda que muitas vezes os usuários possam ser atraídos nas etapas iniciais, caso não seja feito um bom trabalho de relacionamento com os leads o consumidor não vai chegar até a etapa final. É ai que a jornada de compra se faz importante, é preciso entender todos os passos para conseguir plantar o problema no usuário e posteriormente atender a sua real necessidade.

  • Ao nutrir um lead da forma correta, você mantém o usuário por perto e consegue auxiliá-lo de forma rápida em cada etapa do processo.

  • Este pode não ser um trabalho tão simples, já que é preciso planejamento e manutenção constante das ações, caso sua empresa não tenha uma equipe de marketing apta para realizar cada uma dessas etapas é valido contratar uma agência de marketing digital especializada para solucionar seus problemas e aumentar a sua taxa de conversão.

 

 

 

 

 

 

Via TresPix

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