top of page

Blog 101 – Características Básicas de Um Blog de Sucesso

Todo mundo sabe que é preciso tem um blog, mas o que é um blog e como desenvolver um? A simplicidade do blog permite-nos ir direto ao passo a passo, explicando os jargões, a fim de explicitar o que se espera de quem quer ter destaque na blogosfera.

O que é blog? — Blog é o diminutivo de web log e significa site escrito com artigos regulares ou posts. A diferença entre blog e site é que blogs são desenvolvidos para serem atualizados frequentemente, de modo rápido e direto. Criar um post é tão fácil como escrever um email. Digita-se o texto no formulário apropriado do software e clica-se em Publicar. Não é necessário conhecer HTML ou ter a capacidade de programar para se publicar um post ou se manter um blog.

"A diferença entre blog e site é que blogs são desenvolvidos para ser atualizados frequentemente, de modo rápido e fácil."

Blogs podem cobrir um ou diversos tópicos e ser escritos por um ou mais autores. Há blogs muito simples estruturalmente e, ainda assim, muito bons. Veja o exemplo do Blog do Seth Godin, respeitado autor, palestrante e consultor de empresas para assuntos relacionados a Marketing (em inglês)... Mas, também, podem ser complexos e estruturados como o The Huffington Post, tido como o blog de notícias mais influente do mundo.

Qual o formato de um blog? Blogs têm conteúdo criado por meio de posts. Cada post tem uma página própria e uma chamada (resumo ou apresentação) na página principal. Na maioria dos casos, o post mais recente fica no topo da página, com os posts mais antigos dispostos em forma decrescente de publicação.

Em blogs mais elaborados, a página principal pode ser organizada em categorias ou tópicos, com os posts publicados nas páginas de cada divisão. Estruturalmente, cada post tem ou deve ter:

  • um título,

  • um descritivo (opcional dependendo do software utilizado ou do modelo de blog),

  • uma introdução,

  • um desenvolvimento (corpo ou conteúdo),

  • uma conclusão.

  • imagens (opcionais),

  • e, espera-se, um chamado para ação (call to action) e uma área ou link para comentários (importantíssimo para análise do feedback dos usuários).

Pode-se decidir por ter ou não data e hora de publicação ou produção, mas se deve ter um link permanente para o post (permalink), e, em alguns casos, um tipo de link denominado trackback, que informa que outros escritores linkaram para aquele post.

Um conceito fundamental para o sucesso de um blog é utilizar da força vinda de publicações consistentes e regulares. Se seu blog nunca mudar, os robôs das buscas considerarão que você raramente o atualiza e irão indexá-lo eventualmente.

Em contrapartida, se você gera conteúdo frequentemente, as buscas poderão indexá-lo até várias vezes por dia, pois reconhecem e valorizam seu trabalho e não desejam que seus próprios resultados de busca fiquem desatualizados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page