{"items":["60788fbee23f3f002cd1b5d3","6075e9061910e1002b34b001","6074e54bf09b6e00dea28a94","606e004726146a0015945556","606dff60cfd06b001584eb4d","606cb1b15639d00015a23fdc","606b6308e9a5170015a2db69","6065474064a69e001508db28","60639ae75778e60015b43481","606397e050112f00155100f1"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":true,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

Quem possui um negócio com atuação no mercado digital, sendo um e-commerce ou não, deve pensar muito bem antes de tomar decisões. É preciso estabelecer um planejamento estratégico para cada plataforma (site, redes sociais, blog, e-commerce). Para desenvolvê-lo, deve-se considerar não apenas a local em que será aplicado, mas enxergar o negócio como um todo.
A falta de um planejamento bem estruturado pode fazer com que uma ação inovadora, com capacidade de se tornar um case de sucesso, resuma-se a poucas interações. Para executar um planejamento é necessário que se tenha o conhecimento técnico das ferramentas, ter a compreensão de como elas podem ser aplicadas para o negócio em questão. Para isso, é preciso conhecer o seu público e identificar de que forma ele se relaciona com a sua marca.
Como iniciar o planejamento
Para iniciar um planejamento deve-se entender o que o público-alvo espera de você. Estamos em um período em que os consumidores desejam obter mais informações antes de realizar uma compra on-line ou optar por um serviço.
Isso tem feito as empresas mudaram a forma de atrair o público, nutrindo-o com conteúdos relevantes até o momento em que ele identifique a necessidade da aquisição da solução que você comercializa.
Quando o usuário atinge esse nível de decisão, a probabilidade dele optar pelo seu serviço é muito maior, pois, durante essa jornada, foi gerada fidelidade com a sua marca. Essas estratégias, chamadas de inbound marketing têm sido muito poderosas, principalmente para o mercado das startups que não possui tantos recursos e mão de obra e precisam se desenvolver de forma rápida.
Mensuração de resultados
O principal benefício de realizar ações na internet é a capacidade de fazer uma análise de resultados assertiva. Para a mensuração de um site, costuma-se utilizar ferramentas, como o Google Analytics, que permitem analisar: volume de visitas, páginas mais acessadas, quantidade de novos usuários, termos de palavra-chave mais utilizados para realizar uma pesquisa e diversas outras funcionalidades.
Nas redes sociais, as métricas mudam um pouco e, no caso do Facebook, podemos analisar o alcance das publicações, as interações: curtir; comentar, compartilhar ou marcar algum amigo na publicação.
A quantidade de dados que podem ser mensurados é impressionante, porém é importante aplicar corretamente as informações adquiridas.
Aplicação das informações coletadas
Com o relatório de mensuração em mãos, os profissionais costumam aplicar os testes A/B, que tem como objetivo analisar a diferença dos resultados gerados por meio de duas opções de conteúdos. Através deles, é possível identificar qual a linguagem de comunicação mais eficaz para o seu público-alvo.
Não se pode agir apenas com “dados mecânicos”, é preciso considerar o usuário e avaliar o seu hábito de consumo. Se sua marca está presente no mercado offline, é importante que você analise como o seu produto tem sido recebido pelo público e como tem sido utilizado.
Nunca se esqueça que além de um site/blog/fanpage visualmente atrativo, o objetivo final de sua ação deve ser sempre proporcionar a melhor experiência ao cliente.