top of page

Canonical Tag: Acabe com o Conteúdo Duplicado

  • Agência X10
  • 19 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

No artigo de hoje, falaremos sobre um conceito mais técnico. Em 2009 o Google iniciou o suporte a Canonical Tag ou “canonical link element”, a qual permite você informar ao buscador qual é a versão preferencial de uma página WEB.

Estrutura

Quem é da área de SEO, já está acostumado com a estrutura da Canonical Tag:

<head> <link rel=”canonical” href=”url-canonica.html” /> </head>

Mas, se você é leigo no assunto não se preocupe, a ideia central deste post, é mostrar a você que essa tag é muito importante na hora de evitarmos o famoso conteúdo duplicado. Continue lendo para entender como isso funciona.

Conteúdo Duplicado

Por definição, um conteúdo é considerado duplicado quando ele é encontrado em duas URLs distintas, por exemplo:

  • meusite.com.br/index.html

  • meusite.com.br/

Este exemplo de conteúdo duplicado é o mais comum: a maioria dos sites tem sua página inicial acessada por mais de uma URL. Em grande parte dos sites, a seguinte relação de URLs todas permitem o acesso à página inicial:

  • meusite.com.br

  • meusite.com.br/

  • www.meusite.com.br

  • www.meusite.com.br/

  • meusite.com.br/index.html

  • www.meusite.com.br/index.html

  • meusite.com.br/home.aspx

  • meusite.com.br/Home.aspx

Pois é, conseguem imaginar todas as formas de acesso à página inicial de um site? Todas representam conteúdo duplicado, sem exceção, até mesmo a simples diferença do caracter “/” já resulta em conteúdo duplicado. Entrando na área dos sites que usam variáveis de controle de sessão, o problema continua:

  • meusite.com.br/index.jsp?jsessid=141513512mOI909afe

  • meusite.com.br/index.jsp?jsessid=jjaoafsa999a8s9fyasha

Mudou apenas o valor atribuído à variável jssesid, mas isso já é suficiente para duplicar conteúdo, pois a cada novo acesso do bot de busca no site, a variável recebe um novo valor, gerando uma nova URL que possui o mesmo conteúdo que meusite.com.br/index.jsp.

Outras páginas, além da inicial, também podem ser fontes de conteúdo duplicado, por exemplo:

  • meusite.com.br/produtos.php?ver=mesa&tipo=mogno

  • meusite.com.br/produtos.php?ver=mesa&tipo=marfim

Considerando que ambas sejam a mesma mesa, mudando somente a imagem, teremos 2 URLs com 99% de conteúdo duplicado. Ainda, a inversão da ordem dos parâmetros também é fonte de conteúdo duplicado, por exemplo:

  • meusite.com.br/lugar.php?cidade=Itajuba&estado=MG

  • meusite.com.br/lugar.php?estado=MG&cidade=Itajuba

Canonical Tag ou Redirecionamento 301?

O canonical link tem seu funcionamento muito similar ao de um redirecionamento 301, mas é condicional: somente se a search engine considerar que a página visitada (A) e o link referenciado na tag canonical (B) são relativamente iguais é que ela vai trabalhar como um redirecionamento 301, ou seja, transferir os méritos (PageRank, inlinks, etc.) de A (duplicada) para B (versão preferencial).

Essa é a principal diferença do canonical link para o redirecionamento 301:

  • Canonical link: a search engine decide se as páginas são duplicadas e repassa parte da força para a versão preferencial;

  • Redirecionamento 301: a search engine passa parte da força de uma URL para outra incondicionalmente.

A vantagem de usar a tag link com o rel=”canonical” é que você especifica isso diretamente na página, sem se preocupar com configuração no servidor. E, na verdade, usando o canonical link, você dá uma forte dica para a search engine de qual é a URL original. Para os exemplos citados anteriormente, funciona perfeitamente:

Canonização de URL www vs. non-www vs. / vs. non-/

  • meusite.com.br/

  • www.meusite.com.br

  • canonical: <link rel=”canonical” href=”http://www.meusite.com.br/” />

Canonização de URL com variável de sessão:

  • meusite.com.br/index.php?jsessid=141513512mOI909afe

  • meusite.com.br/index.php?jsessid=jjaoafsa999a8s9fyasha

  • canonical: <link rel=”canonical” href=”http://www.meusite.com.br/index.php” />

Canonização de URL com um parâmetro importante e outros complementares:

  • meusite.com.br/produtos.php?ver=mesa&tipo=mogno

  • meusite.com.br/produtos.php?ver=mesa&tipo=marfim

  • canonical: <link rel=”canonical” href=”http://www.meusite.com.br/produtos.php?ver=mesa” />

Você deve utilizar o link que melhor lhe convir, estes são apenas exemplos. Existem, ainda, outras formas de indicar para a search engine qual a sua versão preferencial de URL:

  • Utilizar uma linkagem interna consistente – utilizar sempre a mesma URL nos links internos

  • Utilizar o sitemap.xml – sim, ele é um forte indicativo de qual a URL correta

Mais Detalhes Sobre Canonical Links

Este elemento visa ajudar os menos experientes, ou com menos prática, a resolver problemas simples de conteúdo duplicado. Usuários mais experientes não devem abandonar os outros métodos.

É importante notificar que este elemento não funciona entre domínios diferentes (meusite.com.br/page1.html para outrosite.com.br/page1.html), mas funciona entre subdomínios (sub.meusite.com.br/page3.html para meusite.com.br/page3.html) e protocolos de segurança (http://meusite.com.br/login para https://meusite.com.br/login).

Por último, lembre-se que as páginas não precisam ser absolutamente idênticas para que o canonical link funcione, pequenas diferenças são ignoradas.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square

Marketing Digital de Conteúdo abc, Marketing  Digital em Santo André, marketing digital Santo André, marketing para Franquias, formatação para franquias, expansão de franquias, agencia de marketing em Santo André, Conteúdo digital em Santo André, Marketing para redes sociais Santo André, agencia gerenciar redes sociais, marketing digital para minha empresa 

Marketing Digital de Conteúdo abc, Marketing  Digital em Santo André, marketing digital Santo André, agencia de marketing em Santo André, Conteúdo digital em Santo André, Marketing para redes sociais Santo André, agencia gerenciar redes sociais, marketing digital para minha empresa 

Marketing Digital de Conteúdo abc, Marketing  Digital em Santo André, marketing digital Santo André, marketing para Franquias, formatação para franquias, expansão de franquias, agencia de marketing em Santo André, Conteúdo digital em Santo André, Marketing para redes sociais Santo André, agencia gerenciar redes sociais, marketing digital para minha empresa 

Since 2016 - 2024 ® Todos Direitos Reservados a Agência X10 Marketing e Publicidade Digital.

  • Twiter Agência X10
  • Instagram Agência X10
  • Facebook Agência X10
  • Linkedin Agência X10
  • Youtube Agência X10
  • Whatsapp Agência X10
bottom of page