5 erros de Marketing que você não deve cometer em 2017
O ano acabou e, agora, é hora de olhar as tendências de mercado para o futuro. Mas esse também é um bom momento para olhar para trás e aprender com os erros mais frequentes. Por isso, selecionei aqueles que considero pontos de atenção para que você consiga desenvolver um planejamento mais certeiro em 2017. Confira:

1.Utilizar o Marketing como uma ação isolada
O Marketing nunca é uma ação isolada de publicidade ou promoção, mas, na prática, ele acaba sendo visto assim por muitas pessoas. E mesmo com toda a evolução pela qual essa área passou, ainda encontramos departamentos de Marketing com pessoas apenas para trabalhar em ações isoladas, separando a parte estratégica das outras áreas da empresa.
Evite esse erro em sua organização! Marketing envolve um conjunto de processos e precisa estar envolvido com o planejamento de todas as áreas para que solucione problemas e demandas de forma estratégica de acordo com os objetivos da empresa.
2.Não fazer Marketing Digital
Existem diversas formas e tipos de estratégias de Marketing e Vendas no mercado, que podem variar de acordo com cada momento vivido pela empresa e com o tipo de negócio e público-alvo. Nesse sentido, ainda que existam variações quanto à proporção de Marketing Digital utilizado em cada organização, não há mais como estar presente no mercado sem fazer uso dessa ferramenta.
Você não faz Marketing Digital, mas tem um site, certo? Bom, já é um bom começo, mas não é o suficiente.
3.Prometer para atrair e não cumprir
Apesar de ser algo obviamente errado, isso sempre aconteceu. E, agora, com milhares de empresas atuando com Inbound Marketing, vemos pessoas preocupadas com as chamadas “métricas de vaidade”, buscando o aumento do número de visitantes no site ou da taxa de conversão de cliques, por exemplo, utilizando promessas que não podem ser cumpridas.
Lembre-se que atuando de forma imprudente você pode até aumentar suas taxas de cliques, mas também vai aumentar a taxa de leads descontentes com suas ações.
Dica: para 2017, foque nos leads qualificados que você pode gerar. Confira este post sobre a importância de controlar o retorno sobre o investimento (ROI) no Marketing e focar no que realmente importa.
4.Adiar a produção de vídeos
Se você precisa fortemente de Marketing Digital para sobreviver, por que ainda não começou a produzir vídeos? Há anos especialistas da área já vem destacando a relevância do Marketing de Conteúdo e, nesse momento, o vídeo é o formato de conteúdo com maior poder de engajamento do público.
Claro que fazer apenas por fazer não vale à pena. Mas vale começar mesmo que seja com as ferramentas que você tem em mãos, aos poucos e, de acordo com os testes e resultados obtidos, progredir. O importante é começar, planejar e evoluir na produção de vídeos.
5.Preocupar-se mais com novos clientes
Ano passado ficou claro que a tendência para 2016 era ser amigo do seu cliente. E essa tendência continua, mas agora de forma ainda mais profunda. Você notará que produtos e especialistas nessa área estão aparecendo com mais intensidade no Brasil.
Não fique para trás e comece agora a se preocupar mais com a retenção de seus clientes. Não dedique 100% dos seus esforços apenas em ganhar novos consumidores. Busque formas de saber exatamente o que seu cliente atual espera com a compra do seu produto e ajude-o a alcançar sua meta.
Agora que você já sabe os principais erros de Marketing que você não deve cometer nesse ano, aproveite para começar a planejar ou revisar sua estratégia de negócio e focar no que realmente trará resultados positivos para sua empresa. Boa sorte!