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Estratégia de Marketing Digital: você precisa de ferramentas ou de inteligência empresarial?

February 4, 2017

 

 

Vivemos em uma era na qual somos estimulados e queremos fazer tudo, o tempo todo. E não seria diferente em empresas que desejam trabalhar com Marketing Digital. Qual profissional nunca teve um desses pensamentos (ou todos eles):

  • Quero desenhar uma estratégia voltada para o meu mercado e definir as tarefas diárias da minha equipe;

  • Quero focar no planejamento, mas também atacar meus processos rotineiros;

  • Preciso utilizar as Redes Sociais porque todo mundo usa, ao mesmo tempo em que identifico a estratégia mais adequada para tirar o melhor delas;

  • Eu quero aplicar novas tendências de Marketing, entender melhor quem é o profissional que preciso me tornar para ter sucesso, enquanto foco no melhor para o meu core business;

  • Eu consigo sair do operacional se eu quiser, mas não quero deixar a minha empresa na mão de outros.

Você nunca parou para se questionar como esse pensamento – e ainda mais, a atitude, é extremamente contraditório? A linha que separa o querer e o conseguir, e sobretudo, o que a sua empresa deve e pode fazer em relação a sua atuação digital pode parecer complicada, mas é uma reflexão essencial em um momento em que tudo é mutável.

 

O que eu quero ressaltar aqui é que nem sempre é possível ser a pessoa que entende a inteligência por detrás de cada estratégia e o cara que lança uma campanha no Facebook e passa os dias acompanhando a sua performance.

 

Você tem que entender se é operacional, tático ou estratégico para atuar melhor.

 

Entender a diferença entre precisar de ferramentas ou ter inteligência empresarial para lidar com elas e delegar tarefas é o que vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas e que beneficiarão a sua empresa em curto e médio prazo dentro do Marketing Digital.

 

É possível ser operacional e estratégico ao mesmo tempo em Marketing Digital?

 

O cliente mudou e os meios digitais vivem em constante transformação. Isso você já sabe, certo? Os profissionais de marketing agora precisam de habilidades solidificadas e compreensão do mundo digital mais do que nunca, e os Gerentes precisam estar cercados de conhecimento que os ajudem a tomar as decisões mais indicadas para o alcance de suas metas.

 

Quantas vezes você não ouviu alguém, ou até você mesmo, dizer: eu testei e isso não funcionou para a minha empresa? Mas você parou para ponderar se realmente determinada ferramenta não funciona para o seu negócio ou você simplesmente não a utilizou de forma adequada por falta de conhecimento tático e estratégico?

 

Criar um blog ou iniciar uma rotina de envio de e-mails marketing funciona para qualquer empresa. Mas a grande questão é se você está utilizando essas ferramentas de forma alinhada com a estratégia da sua empresa e a necessidade do seu público, ou simplesmente porque todo mundo está usando também.

 

O que acontece é que ainda existe uma grande distância entre as intenções e os objetivos gerenciais de uma empresa e a sua realidade cotidiana operacional.

 

Entenda: segundo uma pesquisa da iMedia Conncetion, 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir algum conteúdo relacionado à empresa, facilitando a conversão.

 

Ou seja, é preciso ser digital para ter sucesso hoje. Mas você, enquanto profissional, consegue fazer isso sozinho? É capaz de ter pensamentos e ações estratégicas voltadas para o seu negócio e mercado e ainda assim utilizar de forma completa e competente todas as ferramentas disponíveis no mercado?

 

E o principal: você tem tempo e habilidade para entregar tudo isso com qualidade? (Maior valor e qualidade são essenciais para conquistar um cliente!).

 

Antes que você ache que eu estou te desmotivando, o que eu quero com esse questionamento é provocar uma reflexão profunda sobre o que isso representaria de ganho no seu dia a dia. Abraçar o mundo sozinho poderia representar uma perda de grande produtividade.

 

De acordo com a Lei de Pareto, 20% de esforço produz 80% de resultados; enquanto 20% dos resultados consomem 80% do esforço. Ou seja, ao invés de se preocupar em trabalhar mais, é importante se concentrar nos esforços que produzem aqueles 80% de resultados e contar com parceiros que te ajudem a realizar o resto.

 

O que você precisa saber sobre inteligência empresarial: É a inteligência que permite que você analise dados brutos e movimentações de mercado, e os transforme em informações significativas e úteis para o seu negócio e para uma melhor compreensão de mercado. Desenvolver uma maior e melhor visão do seu negócio é fundamental, pois com ela, você conseguirá fazer uma formulação clara de seu planejamento estratégico e um plano de negócios assertivo para a sua área comercial, balizado por dados reais e previsões mais eficientes. A inteligência empresarial é um diferencial competitivo fundamental atualmente.

 

O que eu consigo fazer sozinho na minha empresa
 

Sim, é possível fazer muitas coisas sozinho, não importa o tamanho do seu negócio.

 

As startups estão aí, provando que é possível fazer a diferença e alcançar resultados expressivos com poucas pessoas. Mas a diferença é entender a curva de aprendizado que você terá que ter para tirar o melhor de cada ferramenta que irá utilizar e os custos que isso trará para o seu trabalho e qualidade das ações geradas.

 

O Pacific Crest Group afirmou que 80% das empresas falham ao tentar crescer, pois não estão focadas em seu core business.É hora de pensar:

  • O que eu ganho fazendo tudo sozinho? Qual é o benefício que você ganha investindo em uma inteligência que não está alinhada com o seu core business? O custo em horas/homem, desenvolvimento e recursos técnicos compensará assumir esse aprendizado? Se decidir que esse investimento vale a pena, trabalhando o seu Marketing Digital dentro de casa, você ganhará rapidez para resolver questões emergenciais geradas, por exemplo, por alguma campanha, conseguirá respostas mais rápidas de indicadores e promoção de uma cultura mais lean.

  • O que eu perco fazendo tudo sozinho? Você alguma vez já parou para refletir sobre as perdas que você vem acumulando ao longo do tempo em que se dedica a outras funções que não aquelas relacionadas ao seu negócio? Algumas vantagens de contar com uma Agência parceira em Marketing Digital são: maior foco no seu core business e melhor produtividade, como já falamos, redução de custos com processos e ferramentas que não serão utilizadas em sua totalidade máxima; maior resultado e qualidade da solução entregue por um parceiro voltado para a sua estratégia e melhor Customer Service.

 

Para que essa conta feche, identifique suas capacidade centrais, o conjunto de atividades diferenciais que você tem em relação a concorrência. Essas são aquelas que precisam estar dentro de cada. Para as outras, avalie e compare possíveis fontes de desperdício, falta de habilidade (ou custo-benefício de qualificar um profissional) ou investimento de recursos necessário para adequar o seu dia a dia a novos processos. Só você pode dizer o que funciona dentro da sua área.

 

O diferencial de ter uma agência apoiando a sua estratégia

 

Análise de dados, monitoramento e insights – Enquanto a sua empresa está focada no seu mercado, melhoria e desenvolvimento de produtos e soluções, infraestrutura e pessoal, a análise de dados por trás do comportamento digital da sua persona fica sem uma atenção mais focada, que é necessária.

 

O monitoramento de dados da vida digital da sua empresa vai além de revisar os números de vendas e os custos com campanhas e likes, por exemplo.

 

É importante entender o que esses dados dizem sobre os clientes e como modificar a experiência on-line para maximizar as vendas e resultados. Tenho um blog post que vai te ajudar a ter uma melhor visão sobre indicadores importantes de Marketing.

 

Estratégia criativa e personalizada – As redes sociais, e a internet como um todo, estão cada vez mais integradas a vida da população, independentemente da idade.

 

Um parceiro de Marketing Digital é capaz de incorporar as tendências tecnológicas a uma estratégia criativa, pensando tanto na experiência de usuários mais velhos quanto mais novos. A análise completa e focada do seu mercado, público-alvo e concorrentes, permite que esses especialistas determinem novas maneiras de fazer o seu negócio se destacar.

 

No quesito Ferramenta x Inteligência, a agência fornece meios para que você foque melhor no posicionamento da sua marca, enquanto direciona sua empresa para crescimento e sucesso online.

 

Reposicionamento de conteúdo – Você está acostumado a comunicar o que acha que o seu cliente quer ouvir. Mas como saber se esse conteúdo está de fato alinhado com as dores e necessidades do seu público e o canal por onde ela terá acesso a isso? E mais ainda, como reposicionar esse conteúdo de maneira mensurável e efetiva? Agências Digitais analíticas e com orientação para negócios têm a experiência necessária para identificar como ações e campanhas podem ser reposicionadas e realinhadas para atender a um público-alvo em plataformas digitais específicas.

 

Otimizações digitais – Investimentos em busca orgânica e campanhas pagas, otimização de SEO, gestão efetiva de Redes Sociais e site, foco na atração, conversão, venda, análise e relação com os clientes etc. Estabelecer a inteligência necessária para melhor utilizaçãode cada um desses itens bem como tarefas necessárias para sua execução é o que gera a equação equilibrada entre ser uma empresa digital ou estar presente na internet. O trabalho de uma agência é planejar e juntar todas essas ações e pontos de contato entre a empresa e o cliente e fazer com que eles estejam em sinergia, falando a mesma língua, sempre com foco no objetivo do seu negócio.

 

Otimização de recursos – Uma agência digital não irá substituir sua equipe interna, o papel dela é ser sua parceira no meio digital e complementar seus esforços, oferecendo conhecimento e inteligência focada e altamente especializada. Igual ao trabalho de uma consultoria, por exemplo, mas altamente propositiva e não apenas reativa.

 

Ser tecnológico e ter as melhores ferramentas não tornam sua empresa uma organização digital e pronta para conversar com o mercado. Para uma presença digital corretamente otimizada, é necessário ter proatividade e inteligência na tomada de decisões, análise de como o seu consumidor está interagindo com sua marca e entregas de forma escalável e personalizada daquilo que ele precisa e no momento em que ele deseja.

 

O core business de uma Agência de Marketing Digital orientada a negócios e com foco em estratégia é esse e ela é capaz de fornecer uma análise competitiva para determinar o que está acontecendo em sua indústria e o que sua empresa precisa fazer para se destacar perante os seus clientes e o seu mercado.

 

 
 
 
 
 

via WCK
 

 

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