Posts Recentes
Posts Em Destaque

Como otimizar o ROI da sua estratégia de mídia paga para 2017


Em 2017, pela primeira vez, a compra de mídia digital deve superar a de Televisão.

O market share de publicidade para o digital deve chegar a 40% versus 36% da TV.

Todo esse investimento se junta a um monte de dados que devem ser filtrados pelos anunciantes no fim do ano, para avaliarem e impulsionarem as atividades do ano seguinte.

Com tanta informação a ser analisada, não é nenhuma surpresa que tantas empresas tenham dificuldade para entender o desempenho de suas estratégias pagas de modo a melhorar suas abordagens.

Quase 50% dos anunciantes acreditam que otimizar o ROI é o principal desafio enfrentado por eles.

Se você tem a mesma dificuldade e não sabe muito bem por onde começar, aí vão três dicas para avaliar o ROI de sua estratégia paga:

1. Observe bem seu público

Grandes budgets trazem grandes responsabilidades — de atingir os clientes certos. Realizar uma avaliação precisa do ROI de desempenho dos seus anúncios não significa apenas monitorar a quantidade de pessoas que você alcança, mas compreender o impacto do marketing em seus públicos centrais.

E além de avaliar o desempenho do passado, a análise de dados do seu público pode ajudar você a descobrir novos segmentos demográficos e negócios, de modo a compor sua futura estratégia de marketing.

Comece pelos dados demográficos. Identifique quem se envolveu com sua marca e comprou dela, e se as tendências estão alinhadas com as suas pretensões.

Você atingiu seu público-alvo?

Você teve acesso a um novo grupo demográfico?

Seu alcance em relação aos Millennials está mais amplo?

Depois de conhecer seu público, fica mais fácil saber quais comportamentos esperar.

Em seguida, observe padrões de compras. Alguma mensagem específica teve boa repercussão em determinada região ou grupo demográfico? O que provocou a reação de seus clientes mais ativos e valiosos?

Com essas informações, direcione o budget de sua estratégia paga aos grupos mais receptivos à sua mensagem e crie o conteúdo que funciona melhor (seus clientes agradecerão — o engajamento é até três vezes maior em conteúdos personalizados para seu público-alvo).

Para dar um passo além, explore públicos similares aos seus clientes de maior impacto. Se você deseja superar sua estratégia atual, é preciso extrapolar os limites de seu público-alvo tradicional: não basta continuar estimulando clientes recorrentes. Encontre maneiras de atrair novos consumidores.

2. Processe os números

Os números nunca mentem. O impacto e o engajamento são importantes, mas o ROI traz dados bem mais diretos e aprofundados em termos de budget, gastos e receita.

Os dados indicarão os pontos de falha da sua estratégia, permitindo avaliar o sucesso das campanhas e do conteúdo e também mensurar a eficiência em comparação com o gasto interno e entre as equipes (como tempo, CPA etc.).

Pergunte-se: como as equipes estão administrando as despesas com mídias pagas? A comunicação acontece em tempo real? As equipes estão internamente desconexas? Ao obter uma visão 360º dos obstáculos ao seu redor, fica mais fácil superá-los.

E para melhorar a eficiência no futuro, analise a existência de campanhas com mau desempenho (ou até mesmo as fortes) que passaram despercebidas. Um melhor acompanhamento da performance de campanhas publicitárias ajuda a garantir que o público certo está sendo atingido, com a mensagem certa e na plataforma adequada.

Identifique os pontos fracos e transforme-os em oportunidades de melhoria. Isso vai ajudar a impulsionar o tão desejado alto ROI.

3. Dê prioridade ao tempo

As mídias sociais têm um compasso acelerado, e é crucial que os anunciantes mantenham esse ritmo. Tão importante quanto atingir o público certo é atingi-lo com agilidade.

O engajamento de conteúdos que alcancem as pessoas certas na hora certa resulta em mais conversões e em um impacto sobre os resultados finais da sua empresa. Mas em um piscar de olhos você pode perder a oportunidade de viralizar ou alcançar um possível cliente.

Reflita sobre o modo como sua empresa cria e segmenta os públicos-alvo, e quantas etapas demoradas ou desnecessárias estão envolvidas. Você consegue manter o ritmo com anúncios em mídias sociais?

É possível que o seu método não possibilite processos em tempo real e dinâmicos como a segmentação de público (ferramentas como o módulo Audiência da Sprinklr podem transformar esse processo manual em um procedimento possível e indolor).

Mas quando se trata de publicidade paga, não dá para perder tempo.

É primordial ter uma estratégia de mídia paga correta

Um bom conteúdo publicitário é parte decisiva da experiência do seu cliente.

Os clientes não param de exigir conteúdos cada vez mais relevantes e personalizados. Anúncios mal sucedidos não promovem impacto, resultando em um budget improdutivo e desperdiçado em sua estratégia paga.

Prepare-se para dominar 2017.

Maximize seu investimento preenchendo as lacunas de sua atual estratégia e use essas dicas para avançar em velocidade máxima rumo ao oferecimento de conteúdos que realmente importam para o seu público.

Via Sprinklr

Tags:

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square

Desde 2016 - 2020  ® Todos Direitos Reservados a Agência X10 Publicidade e Marketing Digital