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Migração de sites e e-commerce: redirecionamento pensado em SEO

March 15, 2017

 

 

O momento de migração de uma plataforma é um dos mais delicados em SEO, pois pode fazer com que todas as conquistas sejam perdidas caso haja algum tipo de erro de maior gravidade.

 

Esse risco aumenta na medida em que costuma haver diversos departamentos e parceiros agindo no mesmo processo.

 

Porém, é possível realizar um redirecionamento pensado em SEO que irá proporcionar mais segurança nesse processo de migração.

 

O que é o redirecionamento 301

 

O redirecionamento 301, também conhecido como redirect 301, é o processo de realizar o apontamento das URLs da plataforma antiga para a nova, seja para sites institucionais ou um e-commerce.

 

Ele possui a função de, basicamente, mostrar ao Google (e ao usuário que acesse uma URL antiga) o novo endereço da página. Caso isso não ocorra e o Google não encontre a página, há grandes chances de aquela URL ser removida dos resultados.

 

Um mau redirecionamento pode causar grandes prejuízos

 

Não são raros no mercado os casos de sites que perderam uma parcela significativa de sua receita por conta da ausência ou da má realização de um redirecionamento 301.

 

Como cerca de um terço do tráfego de sites comerciais é proveniente de busca orgânica, a migração de um site ou e-commerce deve sempre ser pensada não só nas melhorias do novo site, mas na manutenção dos resultados de SEO.

 

Quais são os riscos de um redirecionamento

 

Os riscos de uma migração são maiores principalmente em sites grandes, pois para haver o máximo de garantia seria preciso realizar o redirecionamento manual de todas as URLs, o que se torna inviável quando falamos de sites que possuem dezenas ou centenas de milhares de URLs indexadas no Google, senão milhões.

 

Neste caso, o redirecionamento 301 é a melhor forma de garantir que não haja perda de tráfego e posicionamento de palavras-chave já rankeadas.

 

Metodologia de Redirecionamento Pensado em SEO

 

 

Apesar de ser aparentemente simples o processo de migração, é preciso cuidar do gerenciamento de riscos, análise das plataformas antiga e nova, mapeamento de URLs, assim como um acompanhamento durante e após a migração.

 

Por isso, criamos na Conversion uma metodologia para proporcionar mais segurança e resultados neste momento crucial de um site.

 

1. Nível de Confiança da Amostragem
 

O nível de confiança do redirecionamento se dará, sobretudo, pelos redirecionamentos que são feitos manualmente, nos quais há um processo de verificação daquele redirecionamento.

 

Entretanto, se a quantidade de redirecionamentos for grande, o custo para tal processo pode ser inviabilizado. Por isso, sugerimos que sejam feitos manualmente os redirecionamentos daquelas URLs com maior tráfego.

 

Para SEO, recomendamos um nível de confiança de 90% a 95%. A confiança se dá pelo tráfego real ou estimado das URLs redirecionadas manualmente.

 

2. Padronização de URLs
 

Nesta etapa, deve-se analisar o padrão de URLs nos sites de origem e destino, e buscar criar um padrão que possa redirecionar de forma automática.

 

É possível que se chegue a um altíssimo nível de confiança de forma automática e segura, dependendo dos recursos de URLs disponíveis em cada versão do site.

 

 

3. Redirecionamento Manual

 

 

Esta etapa nada mais é que um de-para realizado minuciosamente, para gerar maior assertividade na correspondência de URLs entre os sites.

 

4. Checkup
 

Todo esse processo, inclusive na conclusão, deve ser acompanhado por profissionais experientes, que irão trazer maior segurança a um dos processos mais arriscados de SEO.

 

Um agravante em todo esse processo é que, como dissemos no início do artigo, não há a participação só do time de SEO, mas de diversos outros departamentos e parceiros da empresa responsável pelo site.

 

Conclusão

 

Apesar do grande risco que representa o processo de migração de um site ou e-commerce, quando há um bom planejamento e gestão do processo de redirecionamento não costuma haver nenhum tipo de perda de resultados de SEO.

 

Caso a nova plataforma esteja melhor otimizada e preparada, aí então os resultados poderão ser sensacionais!

 

 

 

 

 

 

Via Conversion

 

 

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