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Como o marketing digital pode ajudar na abordagem de vendas?



O ano em que a crise tem abarrotado os noticiários dia após dia está chegando ao fim e você está preocupado – e cansado – de gerar tantos orçamentos e ter resultados aquém do esperado?


Com certeza não está sozinho.


Mas os clientes estão aí e a melhor forma de alcançá-los de forma correta e certeira é com o marketing digital.


Só que, antes de tomar qualquer decisão, o primeiro e essencial passo é planejar a abordagem de vendas.


Essa etapa precisa ser cuidadosamente pensada, pois um erro aqui é mais que o suficiente para o fracasso de todo a estratégia comercial.


Confira 3 dicas imbatíveis de técnicas de abordagem comercial no marketing digital:


1 – Qualifique o cliente potencial no marketing digital


Você sabe com que está falando? Tem certeza? A tarefa de conhecer o público-alvo da sua empresa parece lógica, mas a chance de algum equívoco é enorme.


Saber exatamente quem é e onde o seu prospect está é fundamental. É comum conversar com pessoas que apenas parecem estar interessadas no seu produto ou serviço, mas que, no fim, descobre-se o contrário.


Na internet você consegue levantar o local e o momento certo de falar com o lead da sua empresa.


Com a ajuda de ferramentas como o Google Trends, o Google AdWords e o Google Analytics, por exemplo, você rastreia palavras-chaves, sites e horários ideais que permitem segmentar os públicos e encontrar o seu futuro consumidor.


Assim, você não gasta munição e investimento sem saber se está indo no caminho correto. Além disso, todo o processo é mensurável e não exige investimentos tão altos como os de outras mídias.


2 – Antes de pensar em vender, entenda seu cliente


Uma vez que você já pesquisou e agora sabe quem e onde está seu público, preocupe-se com a comunicação. O seu cliente é único e você deve tratá-lo com criatividade, inovação e particularidade.


A grande tarefa aqui é entender a real necessidade dele. O que deseja? Qual problema ele está enfrentando? Qual a necessidade básica? Somente conhecendo esses anseios por parte do prospect é que será possível definir o produto ou serviço para atendê-lo e a forma de divulgação.


No marketing digital existe uma enorme quantidade de ferramentas de qualidade que ajudam nesse processo de abordagem de vendas. Elas auxiliam na hora de garimpar o que o seu público está dizendo de você e o que ele mais admira.


Todas essas informações serão suficientes para o planejamento de abordagens, mudanças estratégias no comercial e identificação de defensores da sua marca – que mais tarde indicarão sua empresa para amigos e conhecidos.


3 – Produza conteúdo nos canais digitais para facilitar as vendas

Agora você já sabe quem é o seu cliente e o que ele precisa. O que falta? Divulgar e impulsionar seu produto e serviço. De qualquer forma? Claro que não!


É hora de investir na produção de conteúdo. Não apenas sua apresentação comercial, que também é muito importante. Defina o que e como irá criar o melhor material. O objetivo é chamar a atenção do prospect para o seu mercado e mostrar que a sua empresa irá oferecer a melhor solução para ele.


A produção de conteúdo é uma excelente estratégia de marketing digital. Crie um blog voltado ao seu cliente, reproduza-o nas mídias sociais, monte um e-commerce e use e abuse de técnicas de divulgação online, como otimização de site (SEO), links patrocinados e anúncios gráficos e em vídeos.


Um dos grandes diferenciais da internet em relação a outras mídias é a possibilidade de se reinventar. Testar novos canais – e eventualmente falhar – faz parte do processo.

Agora é hora de encantar e fidelizar o cliente

Após todo esse início da etapa de abordagem, é hora de gerar leads e ganhar o cliente.


Isso significa ter um site bem construído e amigável com todos os dispositivos, canais de contato fáceis de serem encontrados, técnicas de call to action bem definidas e, claro, uma competente equipe de vendas e atendimento.


Certamente você conhece seus produtos e benefícios, é hora de expor ao mercado.


Conte com apoio de especialistas em marketing digital para prover alcance rápido e preciso para suas campanhas.

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