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Como planejar orçamento para campanhas de marketing digital



O marketing digital é a principal estratégia de comunicação da atualidade, e as principais vantagens são o custo-benefício e a capacidade de identificar e corrigir desvios rapidamente.


Mas existe um detalhe importante: investir em mídias patrocinadas é pré-requisito para campanhas de sucesso.


Além disso, todos os seus esforços devem convergir para a meta de superar concorrentes, assim como para planejar produtos e melhorar o atendimento.


Neste post abordaremos o planejamento com ênfase a divisão do orçamento na sua estratégia digital. Siga os passos abaixo e adapte para sua realidade, e faça a distribuição do orçamento das suas campanhas da melhor forma.

Quais são os passos para planejar o orçamento de uma campanha digital?

  1. Objetivo

  2. Mídias

  3. Público alvo

  4. Campanhas

  5. Orçamento

1. Objetivo da campanha digital

Escreva e revise até que a estratégia digital esteja sólida:

  • Quais produtos ou serviços serão abordados

  • Diferencial que será explorado

  • Uma breve descrição de público-alvo

  • Qual será a estratégia de comunicação

2. Mídias de marketing digital utilizadas na campanha

Liste as mídias e formatos de publicações para a divulgação da campanha:

  • Blog próprio

  • Post blog no Facebook

  • Anúncio no Facebook

  • Google AdWords – Pesquisa

  • Google AdWords – Shopping

  • Google AdWords – Display

  • LinkedIn – anúncio pago

  • LinkedIn – anúncio orgânico

  • Pinterest

  • Google Plus

  • Grupos no Facebook

  • Blog de terceiros

  • Revistas digitais

  • E-mail marketing

  • Outras…

3. Público-alvo e personas da campanha digital

Quais as personas e públicos-alvo da campanha?

• Personas

Selecione ou crie uma ou duas personas que simbolizem os públicos-alvos. Qual a idade, gênero, ocupação, formação, interesses e objetivos com seus produtos.


Suponha que as campanhas são para uma loja de roupas sociais masculinas de São Paulo:


Exemplo da persona:

João Oliveira (nome simbólico) 32 anos Casado Advogado Joga tênis e gosta de carros de luxo importados

Usa os produtos diariamente no trabalho, procura conforto e discrição.


• Públicos-alvo

Segmente faixas de público para encontrar as personas. Utilize o planejador de público do Facebook, assim já deixará esta parte pronta e terá o número de pessoas que ser quer atingir.


Exemplo:

Público 1 – Homens advogados Homens de 28 a 45 anos, morando em São Paulo e região, que sigam marcas de tênis, BMW e Audi, com formação em direito. Total: 16 mil pessoas


Público 2 – Esposas de advogados Mulheres de 26 a 40 anos, morando em São Paulo e região, casadas, interesse em marcas e lojas de roupas masculinas. Total: 90 mil pessoas


Mas como assim, mulheres?


Sim, estamos tentando chegar nas esposas que presenteiam os maridos com gravatas.


4. Campanhas de marketing digital

Analisando o objetivo, mídias e públicos, idealizam-se as campanhas que serão trabalhadas.


Selecionamos algumas:

  • Facebook anúncio de modelos de gravata em destaque

  • Conteúdo sobre nó de gravatas

  • AdWords pesquisa pelas palavras chaves

  • AdWords display – remarketing para quem visitou algumas páginas

5. Orçamento das campanhas de marketing digital

Por fim, temos que distribuir a verba pelas mídias e públicos selecionados. O ideal seria um orçamento que permitisse alcançar todas as pessoas interessadas, mas isso é difícil no mundo real. As empresas têm suas limitações, e usam as armas que possuem.


Supondo um orçamento de R$ 4.000,00 para um mês de campanha, a estratégia poderia ir por esse caminho abaixo:


Utilizar o planejador de palavras-chaves do Google AdWords, mas provavelmente daria um orçamento maior que o valor total.


Neste caso, nossa recomendação seria ao menos 60% do investimento para os anúncios do Google, pois estamos falando de produtos tradicionais com alto volume de procura.


Google AdWords – Pesquisa: 60%, ou seja, R$ 2.400


No Facebook, para alcançar 1.000 pessoas, são necessários cerca de R$ 15,00.


Então a conta seria:


• Público 1 – Homens advogados Vamos tentar alcançar 30%, é um número suficiente, acima disto o custo aumenta muito. 16 mil pessoas * 30% * R$ 15,00 = R$ 72,00


• Público 2 – Esposas de advogados Alcançar 10%, pois se trata de um público menos qualificado para esse objetivo, já que não há certeza de que elas são realmente esposas do advogados, . Assim, a segmentação feita é uma aproximação.

90 mil pessoas * 10% * R$ 15,00 = R$ 135,00


Campanha de anúncios no Facebook (imagens de produtos em destaque): R$ 207,00


Campanha de post blog no Facebook (anunciar o conteúdo sobre como fazer o nó da gravata): R$ 207,00


O saldo poderia ser utilizado em campanhas de display para remarketing (quem passou pelo site).


Resumo do Orçamento da campanha digital

  • R$ 207,00 – Facebook anúncio de modelos de gravata em destaque

  • R$ 207,00 – Conteúdo sobre nó de gravatas

  • R$ 2.400,00 – AdWords pesquisa pelas palavras chaves

  • R$ 1.186,00 – AdWords display – remarketing para quem visitou algumas páginas

TOTAL: R$ 4.000,00

E depois?

Com a campanha em operação, é importante monitorar indicadores e redistribuir a verba para otimizar as conversões.


O sucesso da sua campanha vai depender ainda da qualidade das imagens criadas, da inteligência utilizada na segmentação de público no Facebook e no Google, e claro, do valor agregado dos seus produtos e do atendimento da sua empresa.


A experiência ajuda muito neste processo, conte com a Agência X10 de Marketing Digital para a gestão profissional de marketing digital da sua empresa.

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