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4 pontos fundamentais para sua empresa crescer com Marketing Digital

Se você puder agregar todos esses elementos antes de planejar suas ações, provavelmente atingirá os resultados que sua empresa precisa!




Aqui no blog, já abordamos como o Marketing Digital pode ajudar você a construir uma empresa de alto crescimento e quais são os elementos estratégicos desse crescimento. Sabemos que o crescimento precisa ser previsível, escalável e lucrativo, e, para isso, defendemos que a empresa se baseie em três pilares: Inbound Marketing, Inbound Sales e Customer Success.


No entanto, antes mesmo de avançar e colocar essa nova estratégia de negócios em prática, é preciso que os empreendedores invistam em algumas frentes, sem as quais não é possível implementar novas estratégias de crescimento.

Neste post, vamos falar sobre esses pontos. Confira!

1. Conhecimento


Podemos tratar de conhecimento sob dois aspectos diferentes.


O primeiro é o fato de que é preciso ter muito conhecimento sobre a área de atuação da sua empresa.


Isso porque, para atrair um público qualificado e que realmente tenha interesse no seu negócio, é fundamental que você conheça os assuntos relacionados ao seu mercado.


Afinal de contas, como você vai se tornar uma referência se não tiver o conhecimento necessário para passar para sua audiência?


O outro aspecto é referente aos conhecimentos sobre Marketing Digital.


Além de entender sobre o seu mercado, você também precisa saber conceitos e detalhes técnicos para explorar as ferramentas online que podem ser utilizadas pelo seu negócio.


São muitos os canais que você pode aproveitar: blog, SEO, Landing Pages, mídias sociais, Email Marketing etc.


Você não precisa ser um especialista em Marketing Digital, mas é importante ter uma compreensão básica e abrangente, e seguir uma metodologia para implementar a estratégia e alcançar os resultados para o seu negócio.


2. Tecnologia


Como estamos falando de Marketing Digital, a tecnologia é condição obrigatória para potencializar os resultados que sua empresa pretende obter.


Contar com ferramentas possibilitará a execução das ações nos meios digitais, mas para que você utilize-as de maneira correta, é importantes que elas sejam capazes de 3 coisas:

  • Oferecer informações inteligentes para a tomada de decisão;

  • Aumentar a produtividade na execução de tarefas;

  • Garantir um maior impacto pelo uso correto dos recursos técnicos.

Por exemplo: o disparo de campanhas de Email Marketing tem uma entregabilidade muito melhor quando a ferramenta escolhida para o envio é boa.


Outro caso: os posts em mídias sociais têm uma eficiência maior quando conseguimos mensurar e identificar os melhores horários para envio e agendar as publicações.


Há ainda outros exemplos, como a possibilidade de analisar o histórico de um potencial cliente no CRM (Customer Relationship Management), o que pode servir de munição para vendas ou para ações de relacionamento; otimização de Landing Pages para gerar mais conversões e obter dados valiosos dos Leads etc.


Em outras palavras, escolher ferramentas que ofereçam essas possibilidades é um passo importantíssimo.


Existem muitas alternativas no mercado: sua empresa pode optar por uma ferramenta integrada, que junte todas as funções em uma única plataforma ou por ferramentas específicas (que às vezes são mais aprofundadas) para cada uma das funções (monitoramento, análise, Email Marketing etc.).


3. Tempo investido (pessoas)


Uma das vantagens do Marketing Digital é que é possível desenvolver muitas ações sem grandes investimentos financeiros – como produzir conteúdo para atrair visitantes e para manter o relacionamento.


Mas, por outro lado, é necessário investimento de tempo dos profissionais envolvidos.


Por isso, se sua empresa realmente quiser investir em Marketing Digital, reserve um tempo para isso, seja de si próprio e/ou de algum funcionário, e respeite ao máximo essa alocação.


Nós sugerimos no mínimo 5 horas semanais de envolvimento para obter bons resultados.


À medida que sentir necessidade e o volume e complexidade das ações forem crescendo, aumente o tempo de dedicação dos funcionários que se focam nessa estratégia.


Futuramente, é possível que você precise de um time inteiro para a área de marketing.


4. Paciência


Pode parecer estranho colocar “paciência” como um dos elementos necessários para uma estratégia de Marketing Digital, mas ela é essencial, pois os resultados podem demorar a aparecer.


Por exemplo, o crescimento orgânico – não pago – da audiência, a autoridade frente ao Google e o engajamento do público com a marca são coisas construídas com o tempo. O retorno vem de forma muito mais intensa em médio e longo prazo, apenas depois de alguns meses de investimento.


Por isso, muitas empresas acabam desistindo antes desse período, por acharem que a estratégia não está funcionando.


É natural pensar dessa forma, mas recomendamos que se tenha persistência, pois um trabalho de Marketing Digital bem feito tende a trazer bons resultados.


Ainda, se você pensar bem, o crescimento em médio e longo prazo traz um retorno muito significativo.


Por exemplo, crescer 10% ao mês em alguma métrica não é complicado. Se você trouxer 100 visitantes em um mês, precisa de pouco esforço para trazer 110 no próximo. O mesmo acontece com outras métricas.


A mágica acontece quando você projeta esses 10% ao mês ao longo de, por exemplo, 3 anos. Isso representa um crescimento de 30 vezes!


Crescer 30 vezes em 3 anos pode servir como um mantra e um objetivo para sua empresa não desistir nas primeiras ações.


Com certeza elas serão compensadoras no futuro.


Conclusão

O Marketing Digital tem muito potencial para trazer novas oportunidades de negócio para as empresas.


Mas, antes de colocar as ações em prática, é preciso identificar o que é preciso para desenvolver uma estratégia eficaz.


Se você pensa em adotar ou já está adotando o Marketing Digital para o seu negócio, tenha a certeza de que sua empresa tem o conhecimento, a tecnologia, o tempo e a paciência necessários para fazer essa estratégia rodar.


Se você puder agregar todos esses elementos antes de planejar suas ações, provavelmente atingirá os resultados que sua empresa precisa.










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