Saiba como aparecer no Google Notícias e aumentar seu tráfego


Quando utilizamos o buscador do Google para pesquisar sobre um determinado assunto, é quase certo que algumas notícias serão vinculadas aos resultados.


Isso nada mais é que o Google Notícias (ou Google News) entrando em ação!


Com o objetivo de proporcionar experiências ainda mais ricas aos seus usuários e oferecer conteúdo cada vez mais relevante, o Google adicionou ao seu site o recurso que exibe novidades correspondentes às palavras-chave utilizadas na pesquisa.


O sistema varre a internet e rapidamente recolhe atualizações de mais de 1500 fontes de notícias, oferecendo as mais importantes para o usuário.


O que você enxerga nisso tudo?


Apenas um recurso vantajoso para a imprensa?


Pois saiba que o Google Notícias pode ser muito favorável para o seu site em termos de SEO, presença online e geração de tráfego qualificado.


Quer saber como?


Encontre todas as respostas neste artigo.


O que é o Google Notícias?


Como explicamos brevemente no início do texto, o Google Notícias facilita a vida de quem navega pela web em busca de informações, sejam acontecimentos em um município, política, economia.


Ou seja: sobre qualquer assunto.


Antigamente, o usuário precisava favoritar vários portais de notícias e começar a atualizar página por página ao longo do dia para ficar por dentro das novidades.


O Google Notícias liberta o usuário dessa ‘burocracia’ ao exibir resultados de diversos sites sobre o mesmo tema. É muito mais rápido e confortável para o leitor.


De certa forma, é como usufruir do que antigamente só o dono de uma banca poderia fazer: ler a todos os jornais e revistas.


Como funciona essa ferramenta?


Não é novidade para ninguém que o Google possui inúmeras parcerias com os mais diversos sites.


Um bom exemplo disso é o serviço de publicidade online, que exibe anúncios de links patrocinados aos usuários em várias páginas de sites parceiros — empresas, blogs, jornais etc.


O mesmo acontece com os portais de notícias.


Enquanto o Google aprimora a experiência do usuário e se consolida cada vez mais como a principal ferramenta de buscas do planeta, os sites de cunho jornalístico tiram proveito do tráfego potencializado pelo buscador.


Para transformar essa parceria em realidade, o Google criou um novo robô cuja função é específica: fazer a varredura pelos sites de notícias e manter as manchetes engatilhadas para serem exibidas quando o usuário demandar.


Além disso, o usuário tem a opção de configurar a página para exibir somente as notícias que lhe interessam e até mesmo criar alertas de e-mail sobre um determinado assunto ou assinar feeds RSS.


Por que utilizá-lo para aumentar seu tráfego?


A principio pode parecer estranho como um recurso destinado a conteúdos jornalísticos pode favorecer o seu site/blog destinado ao marketing digital.


Mas, apesar de não ser uma ferramenta publicitária, o Google News oferece a possibilidade de gerar mais visitas para o seu site e, de quebra, subir no ranking do Google.


Um dos fatores que o Google leva em consideração na questão do SEO se chama “long clicks”.


Long clicks são situações das quais o usuário, ao navegar pela página de resultados do Google clica no link do seu site e, depois, não retorna para a página do Google.


Nesses casos, um ótimo meio de garantir long clicks para o seu site é publicando notícias atualizadas e/ou publicações relacionadas aos acontecimentos, contendo uma análise feita por especialista.


Quer um exemplo?


Imagine que o seu site se antecipou aos demais e publicou uma notícia quente!


Como você saiu na frente, outros sites vão linkar seu conteúdo e automaticamente.


Além disso, não podemos ignorar o fato de que o posicionamento das notícias dentro das pesquisas do Google colabora muito para a geração de tráfego, pois costumam ficar em evidência logo no topo da página — sem que se confundam com os anúncios pagos.


Gostou da ideia?


Está com vontade de saber por onde começar?


Confira, então, um breve passo a passo e dicas para incluir o seu website no Google Notícias!



Como fazer parte do Google Notícias?


Antes de tudo vale relembrar o que dissemos anteriormente: o Google Notícias não é destinado à publicidade, mas sim ao jornalismo.


Portanto, para ter acesso aos seus recursos, o procedimento é muito diferente dos outros serviços do Google.


É preciso passar por uma aprovação.


Como ocorre essa aprovação?


Primeiramente, Google faz um levantamento básico de requisitos que um site deve atender, como:

  • crie URLs fixas e exclusivas para cada notícia;

  • cada URL deve conter três dígitos numéricos;

  • o site deve ser otimizado e incluir um sitemap de notícias;

  • as notícias devem conter alguns dados, como: data e hora da publicação e também da edição, se for o caso;

  • é preciso que as notícias sejam cadastradas em uma categoria listada pelo Google.

A otimização do site deve ser feita com base nas diretrizes do Google, porém, caso você utilize WordPress, existem vários plugins que podem ser instalados para deixar o site pronto para o Google News.


No sitemap de notícias, só deverão entrar postagens dos últimos dois dias. Para criar o sitemap, é necessário disponibilizar um arquivo de extensão .xml para que o Google tome ciência dos seus diretórios, facilitando assim a indexação por parte do robô.


O próprio Google fornece um guia.


Feito isso, cadastre o sitemap no Google Webmaster Tools para validar a sua nova seção de notícias. Somente essa validação permitirá que o Google considere as suas publicações para inseri-las no Google Notícias.


Para finalizar, você precisará cadastrar o site no Google Notícias e preencher um formulário.


O período para que o Google avalie a sua solicitação pode levar de dias a semanas.


Como ninguém gosta de perder tempo com reprovações, é altamente recomendado seguir as diretrizes gerais e técnicas do Google Notícias.


Como aproveitar os benefícios?


Agora que o seu site já se encontra otimizado, pronto para ter as suas manchetes relacionadas ao Google Notícias, chegou a hora de saber algumas das melhores práticas para aumentar seu tráfego. Para isso, nós sugerimos:

  1. Esteja atento a tudo que acontece: mantenha-se sempre atualizado sobre as novidades em seu segmento, dando preferência aos assuntos instigantes com potencial para gerar repercussão ou simplesmente ser útil aos seus leitores — que sempre reconhecem o autor que publica bons artigos com frequência;

  2. Reforce a autoridade do site: sempre que possível conte com um especialista para participar da matéria. Por exemplo, os sites de maior reconhecimento sobre SEO costumam convidar funcionários do próprio Google para participar;

  3. Crie títulos que estimulem o leitor: os títulos sempre chamam a atenção, portanto, otimize os títulos com foco na atração de visitantes;

  4. Seja um caçador de notícias: dedique uma parte do seu tempo vasculhando sites de repercussão mundial, revistas, blogs de especialistas renomados, podcasts, entre outros meios de manter-se inteirado para criar conteúdos relevantes.

O que achou da ideia de entrar para o Google Notícias?


Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário e participe!

Tags:

Posts Em Destaque