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Chat online para sites ou WhatsApp: qual a melhor opção para atender o cliente?


Atender bem o cliente é uma das principais preocupações de qualquer negócio. Quando falamos de empresas que possuem presença online então, a preocupação com a abordagem dos usuários é ainda maior.


Na internet, não há um local físico para o cliente chegar e resolver qualquer problema relacionado à negociação. Portanto, é preciso investir em formas eficientes de fazer isso no meio digital.


O consumidor está cada vez mais conectado e necessita de um atendimento instantâneo e proativo.


Para isso, a empresa deve contar com uma ferramenta que seja adequada tanto para ele quanto para o negócio.


No post de hoje, falaremos especialmente sobre duas das principais ferramentas de atendimento online.


Você já usa o WhatsApp ou chat online?


Continue a leitura e entenda qual dessas opções á e melhor para atender o seu cliente!



Saiba mais sobre o WhatsApp

No mercado brasileiro, o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação muito forte. Uma pesquisa realizada pelo MEF (Mobile Ecosystem Forum) revelou que, em 2016, cerca de 76% dos assinantes móveis no Brasil usavam o aplicativo regularmente.


Existem algumas empresas e alguns clientes que querem transformar esse canal de comunicação como algo oficial para o atendimento.


O ponto positivo é que muitos já possuem a ferramenta instalada em seus celulares.


No entanto, a falta de um sistema para gerenciar as mensagens enviadas, tanto para os clientes como para outros usuários, dificulta o controle da comunicação.


Ou seja, não é possível fazer uma boa gestão de tickets de atendimento por meio do WhatsApp.


Saiba mais sobre o chat online para sites

O chat online para sites (ou chat empresarial) é uma solução que já existe há mais tempo no mercado, sendo especialmente desenvolvida para fornecer um canal de atendimento ao cliente mais eficaz.


Essa ferramenta já oferece, por exemplo, diversas maneiras de escalar o atendimento para vários atendentes, gerando tickets e protocolos do atendimento.


Além disso, o sistema de chat online permite gravar todo o histórico de conversas que ocorreram com um mesmo cliente, fator que possibilita direcionar os assuntos para os responsáveis com mais facilidade.


Dessa forma, se há uma solicitação financeira por parte de um cliente específico, por exemplo, a chamada é facilmente direcionada ao responsável pelo suporte financeiro. Se é uma questão de endereço de entrega, direciona-se para o setor de logística, entre outras possibilidades.


Podemos citar ainda outras vantagens, como:

  • facilidade para o cliente, pois ele não precisa sair do seu site para acessá-lo;

  • possibilidade de marcar o cliente como lead (ou contato) automaticamente para fazer ações segmentadas posteriormente, tal como campanhas no Adwords ou Facebook Ads;

  • integração com outros sistemas, tal como os CRMs, ajudando no processo de follow up.

Afinal, qual é a melhor ferramenta: WhatsApp ou chat online?

Se a sua empresa é de médio ou grande porte e possui muitas solicitações de contato, acreditamos que o chat online para sites é a melhor opção, principalmente pelas suas funcionalidades de manter o histórico de contato do cliente e integrar automaticamente com outros sistemas.


Porém, se a sua empresa é de pequeno porte e não possui uma grande quantidade de solicitação de contatos diários, é possível utilizar o chat online para o contato inicial, por ser mais fácil para o seu cliente, e o WhatsApp para contatos posteriores, também por ser mais fácil para o seu cliente, pois ele poderá salvar o seu contato na agenda após o primeiro contato no chat do seu site.


E aí, conseguiu decidir qual é a melhor opção para atender o seu cliente?


O que você acha?


Conte pra gente aqui nos comentários!


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