{"items":["600460b1df180f001776d7cc","60045eaf8f94710059549924","60045c2b64558100176dd966","600459ca403864001747b4d8","6000efabb4d83b00175e4645","5ffa06ac3b2547001858fdc6","5ffa0583304bb300174dbffd","5ff86faf1aee580017a30cc1","5ff5bf5793924e0017f6ed63","5ff4651d8d9cfc0017e7388f"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

Se você é um Profissional que atua no Varejo e tem um negócio em qualquer uma dessas áreas: restaurante, barbearia, loja de calçados, papelaria, loja de roupas, pet shop, lavanderia, oficina de bicicletas, venda de aparelhos de celular e etc, preste muita atenção no conteúdo desse post, pois vou contar como o Marketing feito através do Google Meu Negócio tem feito a diferença .
Conheço muita gente que desconhece todo o potencial do Google para o seu negócio.
Além de ferramentas incríveis que lhe ajudam no Marketing e até na produção de conteúdo como já escrevi aqui, o Google é fundamental para quem possui uma loja física.
Quando o empresário pensa em fazer o seu Marketing nas Mídias Sociais, diretamente ele vai apenas para o Facebook, Instagram e YouTube.
Sabe o que esse pensamento acarreta? O empresário deixar de criar oportunidades de negócios e acaba perdendo clientes.
Isso mesmo. O empresário que não investe no Google Meu Negócio deixa de atrair clientes potenciais para o seu negócio.
Também não podemos esquecer das avaliações e comentários que os clientes deixam sobre o seu negócio. Essas avaliações ficam disponíveis para que todos possam ver ao fazer uma pesquisa.
Existem 3 formas de você trabalhar para ter muitas avaliações:
Peça a sua equipe interna que solicite gentilmente aos seus clientes quando entregar a conta e o mesmo estiver indo embora. Essa solicitação precisa ser estratégica. Sugiro que você treine sua equipe para fazer da forma correta pois o cliente pode interpretar mal.
Espalhe pequenos cartazes ou até mesmo displays no seu negócio estimulando o seu cliente a deixar uma avaliação.
24 horas após o atendimento do cliente na loja, envie um e-mail para ele solicitando a avaliação. Redija um e-mail bacana e diga o quanto esse procedimento é importante para ele. Mostre que você se preocupa com a opinião dele.
Primeiro passo: Crie sua conta no Google Meu Negócio
Esse é o Link para cria a sua conta gratuitamente https://www.google.com.br/business/
Você irá preencher o formulário com perguntas básicas sobre o seu negócio. Esteja atento aos detalhes para não preencher errado.
Caso isso ocorra não se preocupe, pois você poderá editar posteriormente.
Segundo passo: Preencha corretamente as informações sobre o seu negócio
Após fazer o seu cadastro e criar a sua conta, você será redirecionado para uma tela para adicionar informações sobre o seu negócio:
Endereço
Horário de funcionamento
Forma de pagamento
Tipo de comida
Ofertas
Estacionamento
Esses são alguns campos que você terá que preencher.
PS: O Google ainda vai confirmar todos esses seus dados ao enviar uma carta com um código para o seu endereço. Esse procedimento demora cerca de 3 a 4 semanas, dependendo da localização. Se tudo correr bem seu local será confirmado e vai começar a aparecer nas pesquisas do Google.
Ainda não acabou…
Terceiro passo: Publique fotos
Na última atualização do Google Meu Negócio ele começou a separar as fotos de acordo com a sua característica
.
Quando um prospect busca pela sua marca no Google, é certo que ele vai encontrar duas coisas: avaliações e fotos.
É exatamente aqui que a oportunidade pode surgir. Calma que eu explico.
Caso aquele cliente foi até a sua loja e deixou uma avaliação ruim, você não precisa ficar desesperado.
Com o perfil da sua loja você pode comentar na avaliação e perguntar o que houve.
Cara, isso é fantástico e com essa ação você estará mostrando o quanto se preocupa com a opinião dos seus clientes.
Quarto passo: Baixe o App para IOS ou Android
Sempre que um cliente deixar uma avaliação você será notificado no e-mail cadastrado e com isso você poderá entrar em contato com ele imediatamente.
Para dar velocidade e ganhar pontos com o cliente, instale o App no seu smartphone e responda TODAS AS AVALIAÇÕES sobre o seu negócio o mais rápido que você puder.
Quinto passo: Utilize as informações disponíveis no insights para tomar decisões e melhorar seu negócio
É nesse momento que o profissional de Marketing deve trabalhar para melhorar os processos e desenvolver uma estratégia. Como no online eu tenho o feedback imediatamente, eu posso ir testando para saber o que dá mais certo.
Dica BÔNUS
Sempre que um cliente deixar uma avaliação, seja positiva ou negativa, agradeça ao mesmo. Existem casos onde você pode até pedir para falar pessoalmente e entender o que houve. Eu mesmo já fiz isso dezenas de vezes. Dar feedback a um cliente que deixa uma avaliação negativa é fundamental para que você possa identificar e corrigir uma falha e agradecer o mesmo pela gentileza da oportunidade de melhorar.