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Como utilizar o Google Meu Negócio e ter mais resultados com o seu marketing


Se você é um Profissional que atua no Varejo e tem um negócio em qualquer uma dessas áreas: restaurante, barbearia, loja de calçados, papelaria, loja de roupas, pet shop, lavanderia, oficina de bicicletas, venda de aparelhos de celular e etc, preste muita atenção no conteúdo desse post, pois vou contar como o Marketing feito através do Google Meu Negócio tem feito a diferença .


Conheço muita gente que desconhece todo o potencial do Google para o seu negócio.


Além de ferramentas incríveis que lhe ajudam no Marketing e até na produção de conteúdo como já escrevi aqui, o Google é fundamental para quem possui uma loja física.


Quando o empresário pensa em fazer o seu Marketing nas Mídias Sociais, diretamente ele vai apenas para o Facebook, Instagram e YouTube.


Sabe o que esse pensamento acarreta? O empresário deixar de criar oportunidades de negócios e acaba perdendo clientes.


Isso mesmo. O empresário que não investe no Google Meu Negócio deixa de atrair clientes potenciais para o seu negócio.


Também não podemos esquecer das avaliações e comentários que os clientes deixam sobre o seu negócio. Essas avaliações ficam disponíveis para que todos possam ver ao fazer uma pesquisa.


Existem 3 formas de você trabalhar para ter muitas avaliações:

  1. Peça a sua equipe interna que solicite gentilmente aos seus clientes quando entregar a conta e o mesmo estiver indo embora. Essa solicitação precisa ser estratégica. Sugiro que você treine sua equipe para fazer da forma correta pois o cliente pode interpretar mal.

  2. Espalhe pequenos cartazes ou até mesmo displays no seu negócio estimulando o seu cliente a deixar uma avaliação.

  3. 24 horas após o atendimento do cliente na loja, envie um e-mail para ele solicitando a avaliação. Redija um e-mail bacana e diga o quanto esse procedimento é importante para ele. Mostre que você se preocupa com a opinião dele.

Primeiro passo: Crie sua conta no Google Meu Negócio

Esse é o Link para cria a sua conta gratuitamente https://www.google.com.br/business/


Você irá preencher o formulário com perguntas básicas sobre o seu negócio. Esteja atento aos detalhes para não preencher errado.


Caso isso ocorra não se preocupe, pois você poderá editar posteriormente.

Segundo passo: Preencha corretamente as informações sobre o seu negócio

Após fazer o seu cadastro e criar a sua conta, você será redirecionado para uma tela para adicionar informações sobre o seu negócio:

  • Endereço

  • Horário de funcionamento

  • Forma de pagamento

  • Tipo de comida

  • Ofertas

  • Estacionamento

Esses são alguns campos que você terá que preencher.


PS: O Google ainda vai confirmar todos esses seus dados ao enviar uma carta com um código para o seu endereço. Esse procedimento demora cerca de 3 a 4 semanas, dependendo da localização. Se tudo correr bem seu local será confirmado e vai começar a aparecer nas pesquisas do Google.


Ainda não acabou…

Terceiro passo: Publique fotos

Na última atualização do Google Meu Negócio ele começou a separar as fotos de acordo com a sua característica

.

Quando um prospect busca pela sua marca no Google, é certo que ele vai encontrar duas coisas: avaliações e fotos.


É exatamente aqui que a oportunidade pode surgir. Calma que eu explico.


Caso aquele cliente foi até a sua loja e deixou uma avaliação ruim, você não precisa ficar desesperado.


Com o perfil da sua loja você pode comentar na avaliação e perguntar o que houve.


Cara, isso é fantástico e com essa ação você estará mostrando o quanto se preocupa com a opinião dos seus clientes.

Quarto passo: Baixe o App para IOS ou Android

Sempre que um cliente deixar uma avaliação você será notificado no e-mail cadastrado e com isso você poderá entrar em contato com ele imediatamente.


Para dar velocidade e ganhar pontos com o cliente, instale o App no seu smartphone e responda TODAS AS AVALIAÇÕES sobre o seu negócio o mais rápido que você puder.

Quinto passo: Utilize as informações disponíveis no insights para tomar decisões e melhorar seu negócio

É nesse momento que o profissional de Marketing deve trabalhar para melhorar os processos e desenvolver uma estratégia. Como no online eu tenho o feedback imediatamente, eu posso ir testando para saber o que dá mais certo.

Dica BÔNUS

Sempre que um cliente deixar uma avaliação, seja positiva ou negativa, agradeça ao mesmo. Existem casos onde você pode até pedir para falar pessoalmente e entender o que houve. Eu mesmo já fiz isso dezenas de vezes. Dar feedback a um cliente que deixa uma avaliação negativa é fundamental para que você possa identificar e corrigir uma falha e agradecer o mesmo pela gentileza da oportunidade de melhorar.

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