{"items":["603305173773bb0017acf665","60300d0f2077350043c33316","602d69d5a3d6d700181d3734","602c171a2688900017dc67b6","602af38e8373990017cfb302","602595fa3fffc60017c1e998","6022f3e3fec05d00428cd6bf","6021aff60cd63500187d3ffa","60208883e5937f001711e63a","6012a43346de93001865e1dc"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":true,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

O Que é um Indicador
Em reuniões de feedbacks que aconteceram aqui na Agência X10, um dos insights que surgiram dos debates entre as equipes foi: o que realmente é um indicador para cada área da agência?
Em algumas áreas, o indicador é claro.
Em SEO, por exemplo, o tráfego orgânico mostra se uma estratégia está ou não dando resultados. Em compra de mídia, o alcance de pessoas e a geração de leads também podem mostrar se um projeto está indo bem ou não.
Mas em áreas como conteúdo e design, os indicadores de resultado são menos objetivos, o que torna mais difícil saber se as suas estratégias estão dando certo e se o seu cliente está satisfeito com os resultados conseguidos. Nesse debate, nós chegamos a algumas ideias do que são indicadores quantitativos e indicadores qualitativos e quais as melhores formas para mensurá-los.
Veja:
Indicadores Qualitativos
Indicadores qualitativos são itens como: o cliente gostou ou não de um layout?
O conteúdo de um artigo está adequado para a persona a quem ele é direcionado?
E um artigo ou um layout está alinhado com a linguagem que o cliente costuma usar?
O problema desses indicadores é que eles são bastante subjetivos e feedbacks do cliente do tipo “gostei” ou “está alinhado”, são bastante frágeis, principalmente porque não oferecem uma base para comparação
E conversando com as equipes de design e de conteúdo, o que nós entendemos é que uma boa forma de conseguir um indicador qualitativo sólido para essas áreas é oferecer aos clientes uma escala, de 0 a 10, por exemplo, que mostre o quanto um layout ou um texto atende ao que ele espera e para que se crie um histórico dos resultados que têm sido conseguidos.
Indicadores Quantitativos
Já os indicadores quantitativos se referem a volume de entrega, entrega no prazo e aumento no número de visitas no site ou blog, por exemplo.
Esses indicadores são objetivos e fáceis de quantificar, mas para que eles mostrem, de fato, se o resultado está satisfatório, é preciso avaliar, também, se esses números estão atendendo às expectativas do cliente.
Talvez você ache que está entregando um volume bom de artigos ou layouts e consiga mostrar que houve um aumento de tráfego no site, mas os resultados que pra você são bons, podem não estar satisfazendo o cliente.
O ideal é que o método que você usa para medir seus indicadores una itens objetivos e subjetivos, para que você possa tangibilizar o que é mais difícil mensurar e consiga avaliar a satisfação naqueles itens que são mais fáceis de quantificar.
Qual Ferramenta Usar para Conseguir esses Indicadores
Você pode estar se perguntando: mas que ferramenta posso usar para adotar essas formas de mensurar meus indicadores?
Aqui na agência, nós usamos o Google Forms.
Ele é simples de usar e pode ser incorporado ao e-mail.
Basta você criar sua escala e enviar para o cliente. Se ele usar Gmail, poderá, inclusive, enviar a resposta diretamente no formulário.
Esperamos que este artigo tenha sido útil pra você! Qualquer dúvida sobre indicadores quantitativos e qualitativos, deixe nos comentários.