Posts Recentes
Posts Em Destaque

Como usar o Google Alerts na sua estratégia de Marketing Digital


O que é Google Alerts

O Google Alerts é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google — como páginas da web, notícias, artigos, posts de blog etc. — notificando usuários cadastrados por email.


Lançada em 2003 a partir de uma ideia do engenheiro do Google, Naga Kataru, a ferramenta já foi mais popular. No início, era muito usada para clipagem de notícias sobre clientes de assessorias de imprensa, por exemplo.


Mas, embora já existam ferramentas mais avançadas atualmente, como Moz e SEMrush, o Google Alerts continua sendo uma opção gratuita e fácil de usar para quem quer saber as novidades sobre determinado assunto.

Como usar o Google Alerts na sua estratégia de Marketing Digital

Entender do que se trata o Google Alerts e aprender a configurá-lo foi bem fácil, certo? Mas como o recurso pode ser útil em uma estratégia de Marketing Digital?

Trazemos 4 ideias:

1. Acompanhar o que as pessoas estão falando sobre sua empresa — e sobre a concorrência

Adicione o nome da sua empresa ou a URL do seu site no Google Alerts para acompanhar o que as pessoas estão falando e responder a eventuais críticas ou elogios.

Da mesma forma, você pode acompanhar as novidades sobre seus concorrentes.

2. Para obter ideias de posts e materiais ricos

Com o Google Alerts, você consegue descobrir o que as pessoas estão falando sobre diversos assuntos, inclusive em outros idiomas e países.

Assim, você pode detectar tendências e ter ideias de pauta para produzir posts para o seu blog ou até para conteúdos mais extensos, como eBooks.

3. Conteúdos para mídias sociais

Se você ainda não produz muito conteúdo e atualiza suas redes sociais com textos, por exemplo, que outros veículos publicam sobre assuntos relacionados ao seu negócio, o Google Alerts pode ajudá-lo a encontrar novidades que valha a pena compartilhar com seus seguidores, facilitando sua curadoria.

4. Gere links com menções à sua marca e a termos estratégicos para sua empresa

Links externos ainda são um dos principais fatores de rankeamento do Google e gerar links por menções à sua marca é a forma mais simples e fácil de criá-los.

Uma maneira de utilizar o Google Alerts para obtê-los é cadastrando o nome da sua empresa e também variações dele, como sem espaço ou com alguma marca específica, por exemplo.

Ao receber um alerta, verifique se a menção possui link para seu site. Se não possuir, entre em contato com o responsável pela publicação, solicitando o link.

Fonte: ResultadosDigitais

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square

Desde 2016 - 2021  ® Todos Direitos Reservados a Agência X10 Publicidade e Marketing Digital