Dica de SEO - Ter site mobile e responsivo!

Além de ser um importante fator de ranqueamento, um site responsivo ou mobile impacta diretamente na experiência do usuário.

Segundo o Google, hoje mais pessoas fazem pesquisas no buscador por dispositivos móveis que por computadores tradicionais. Portanto, não é mais opcional adaptar-se.


Além disso, é um importante fator de ranqueamento, sendo que atualmente o Google possui rankings diferentes para dispositivos móveis e desktops e a expectativa é de que, em breve, só terá o ranking mobile, que será replicado no desktop.


Na prática, o Google vai avaliar aspectos como conteúdo, velocidade de carregamento e usabilidade do seu site em dispositivos móveis e considerar isso como padrão para o desktop também. Veja o comunicado oficial do Google sobre a indexação que prioriza dispositivos móveis.


Claro que, mesmo que você não possua ainda uma versão do seu site adaptada para dispositivos móveis, o Google continuará indexando e exibindo seu site nos resultados,

Como fazer?


Verificar com o programador do site ou empresa que desenvolveu as possibilidades para ter o site responsivo ou mobile.


Dependendo do site será necessário refazer o código (o que muitas vezes facilita até refazer o site).


O WordPress oferece algumas soluções que não requerem alterações no tema, como o Jetpack, que oferece recursos compatíveis com dispositivos móveis, e o WPTouch, que oferece uma versão alternativa do seu site compatível, usando tema diferente.


Antes, porém, teste o site com o Think With Google para ver as sugestões de melhoria.


Se, ao invés de ter um site responsivo, você utilizar uma versão mobile, implemente “rel=alternate” nas versões para não haver conteúdo duplicado. Confira como fazer essa implementação de forma adequada neste artigo do Google.


Fique atento à quantidade de conteúdo que será incluída na versão mobile. Caso opte por remover partes de conteúdo, lembre-se de que o Google vai considerar essa versão menor na hora de indexar, e isso pode prejudicar seu site no ranking.











Fonte: ResultadosDigitais

Posts Em Destaque