Automação de Marketing para lojas virtuais: como implementar
Automatizando processos você libera sua equipe para cuidar de atividades mais estratégicas, que se refletem em ganhos reais para o seu negócio

Embora o conceito já exista há muitos anos, até pouco tempo a Automação de Marketing era comum somente entre grandes corporações. Isso devido ao alto custo das tecnologias necessárias para colocá-la em prática.
A metodologia ajuda os profissionais de marketing na geração, segmentação, nutrição e qualificação de Leads. Também é útil na estratégia de ciclo de vendas do cliente, no cross-sell e upsell, na retenção e na mensuração do retorno sobre o investimento (ROI).
Ou seja, é um dos grandes pilares do Inbound Marketing.
Ok, mas o que exatamente é a Automação de Marketing?
Automação de Marketing é um conjunto de ações que permite às empresas agilizarem, automatizarem e medirem seus fluxos de trabalho e atividades de marketing. Dessa forma, podem aumentar a eficiência operacional, fazendo as receitas crescerem mais rapidamente.
Vamos lá: estabelecer uma comunicação com 10 clientes é fácil. Com 20, é possível. Se chegar aos 30, começa a ficar complicado. Acima disso, cada novo consumidor passa a representar um empecilho para manter um bom relacionamento.
É nessa hora que você pensa: “que bom que criaram a Automação de Marketing para escalar a comunicação com Leads e clientes na mesma proporção em que eles interagem com minha loja virtual!”.
Isso porque a automação envolve o uso inteligente de sistemas de informação para compreender o comportamento do consumidor e oferecer a ele a solução certa, no momento exato.
No caso das lojas virtuais, é necessário que seu ecommerce esteja preparado para converter os 98% dos visitantes que ainda não estão na reta final do funil de vendas.
Para isso, será necessário usar alguns gatilhos para que ele deixe suas informações de contato e vocês possam começar um relacionamento.
De maneira geral, a automação simplifica o trabalho do ecommerce, executando uma série de atividades por conta própria, desde que programada adequadamente, é claro.
Só para deixar claro: não se trata de um robô executando tarefas, mas de pessoas criando fluxos informacionais, conectados entre si, para proporcionar uma experiência única entre consumidor e marca.
Fonte: Resultados Digitais