{"items":["603305173773bb0017acf665","60300d0f2077350043c33316","602d69d5a3d6d700181d3734","602c171a2688900017dc67b6","602af38e8373990017cfb302","602595fa3fffc60017c1e998","6022f3e3fec05d00428cd6bf","6021aff60cd63500187d3ffa","60208883e5937f001711e63a","6012a43346de93001865e1dc"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":true,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

Quem trabalha com Facebook sabe que engajamento em posts de conteúdo vale ouro. Está cada vez mais difícil alcançar mais pessoas organicamente, principalmente se a sua publicação é um link para outra página.
Para resolver esse problema, Zuckeberg e sua equipe criaram o Instant Articles, um recurso para ajudar não só no engajamento dos posts, mas na leitura e experiência do usuário, com artigos rápidos e otimizados para mobile.
Saber usá-lo é importante para quem trabalha com conteúdo e, principalmente, quer ter bons resultados.
Você já deve ter percebido que, ao abrir artigos de grandes sites de notícia direto do Facebook, a maior parte deles carrega mais rapidamente e não abre o navegador do celular. É basicamente isso que a ferramenta faz — a diferença é que você, produtor de conteúdo, também pode usar.
Aqui, você não apenas entenderá o que o recurso faz, mas também os impactos positivos e negativos que pode levar para a sua estratégia.
Além disso, ensinaremos onde ir e como configurar a função. Preparado?
Vantagens do Instant Articles
Como explicado, o Instant Articles é uma forma de visualização de páginas dentro do Facebook. Quando usado, permite o carregamento rápido da página e com muito menos chances de erros ou problemas.
Por isso, as páginas têm maior chance de serem lidas e podem ser ainda mais completas, com imagens, vídeos, mapas e outros recursos.
Segundo a página oficial do recurso, as páginas em Instant Articles abrem 10 vezes mais rápido do que páginas comuns.
Além disso, o usuário tem 70% menos chance de abandonar o artigo.
O conceito parece muito parecido com o AMP do Google, não é? Embora sejam mais conhecidas, as AMPs são consideradas a resposta do Google ao lançamento do Facebook em 2015.
Existem algumas diferenças: com AMP, a página tem mais chances de rankear melhor, trazendo maior tráfego orgânico; com Instant Articles, a página tem mais chances de receber tráfego das redes sociais e o conteúdo ser realmente lido.
Além disso, o Facebook ainda usa a URL original ao mostrar um conteúdo em Instant Articles, o que significa que o tráfego é reconhecido pelo Google.
Com o Instant Articles, a página tem um formato pré-definido pelo Facebook, mas exibe o mesmo conteúdo. Isso permite uma outra vantagem além do carregamento rápido: a análise de dados.
Com a publicação constante de artigos instantâneos, o Facebook começa a mostrar dados importantes para produtores de conteúdo, como: temas que dão certo para o seu público, assuntos que não devem mais ser trabalhados, se as pessoas estão lendo todo o seu artigo, entre outros.
O engajamento também é um fator positivo. Mesmo sem favorecimento automático no alcance, segundo o Facebook, as pessoas tendem a compartilhar 30% a mais os artigos em Instant Articles do que em páginas normais, o que pode aumentar bastante o alcance dos posts.
Esse número pode estar um pouco elevado por outros motivos, já que os grandes veículos de notícia foram os primeiros a adotar a ferramenta e são de longe as páginas com maior engajamento em links.
Cuidados e desvantagens
Mesmo com ótimas vantagens, a opção tem restrições. Com a abertura da página em um modelo pré-definido, você perde elementos de conversão, como sidebar, barra no final da página e menu.
Além disso, os botões de compartilhamento ficam limitados apenas ao do Facebook e o usuário não consegue compartilhar facilmente no LinkedIn, por exemplo.
Se você conta com o Analytics para fazer a análise de acessos e comportamento dos usuários das páginas, isso também ficará mais difícil, pois a coleta padrão de dados não captura os cliques em Instant Articles.
Para contornar isso, você pode combinar a análise do Analytics com os dados disponibilizados pelo próprio Facebook ou configurar a página e o Analytics para contabilizar esses acessos.
Não se esqueça que, hoje, o Facebook está usando o modelo de Instant Articles em posicionamentos automáticos nas configurações de um conjunto de anúncios.
Por isso, se você escolher não usar a ferramenta ou não configurar o Analytics para contabilizar também esses acessos, é importante editar os posicionamentos na hora de criar o anúncio. Os dados de visitas poderão ficar perdidos.
Eles só aparecerão nos resultados do anuncio no Facebook, junto com os cliques de outros posicionamentos.