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Como utilizar webinars para divulgar seu produto/serviço


Você já sabe o quanto é essencial criar conteúdo relevante para atrair novos clientes e reter os seus atuais.


Existem diversas ferramentas e formas de disponibilizar esse conteúdo, utilizando blogs, redes sociais, listas de e-mail, etc. Diante de tantas possibilidades, é importante entender o poder do webinar como ferramenta de marketing de conteúdo.


O webinar — abreviação de web-based seminar — pode ser conceituado como uma conferência ou seminário realizado em uma plataforma online e ao vivo, na qual uma pessoa ou um grupo discorrem a respeito de algum assunto através do audiovisual, e a audiência pode interagir neste ambiente virtual de qualquer lugar em que esteja.


O desenvolvimento desse tema pode ser através de uma entrevista, respostas à perguntas do público ou simplesmente um especialista falando sobre o assunto em pauta.


Se você está planejando criar o seu webinar, entenda como e quais os benefícios desta estratégia.


Qual é seu objetivo com o webinar?


Antes de iniciar o planejamento, definir o público-alvo, ou pensar em começar a gravar, mantenha em mente qual é seu objetivo com essa ação.


Se é gerar mais leads novos, fomentar seus atuais leads, fechar novos negócios ou trabalhar no relacionamento com seus atuais clientes.


Para cada objetivo, será trabalhado um tema, uma divulgação e até uma comunicação diferente.


Quais as vantagens dessa ferramenta?


Custo-benefício

Aquela velha imagem de conferência onde são despendidos muitos recursos financeiros, aluguel de um espaço, deslocamento de visitantes, coffee break, etc, pode ser eliminada da sua cabeça!


O webinar é, na verdade, uma forma bastante prática e barata de disseminar conhecimento e divulgar seus produtos ou serviços.


Bastam um computador com webcam ou celular com câmera, um microfone – dependendo da qualidade pode ser o próprio microfone do computador – e principalmente um bom acesso à internet e pronto, seu seminário estará no ar!


Interação com o público

É muito importante disponibilizar em seu webinar um canal de interação com a audiência. Pode ser um chat ou fórum, dessa forma você pode interagir com seu potencial cliente, responder eventuais dúvidas, os espectadores podem interagir entre si e a experiência se torna infinitamente mais rica para todos.


Posicionamento de autoridade no assunto

Oferecer um webinar sobre determinado assunto te coloca como especialista e até como autoridade sobre ele.


Para avançar ainda mais no posicionamento da imagem do seu negócio como referência, você pode criar um curso online a partir do webinar que você gravou, disponibilizando a gravação pós edição


Empresas dos mais diferentes ramos vem investindo inclusive na criação de certificações próprias a partir de cursos online com o intuito de qualificar seu público e desenvolver seu posicionamento no mercado.


Como criar um webinar


Planeje

Assim como em qualquer área da sua empresa, planejar uma ação é o primeiro passo. Como já falamos anteriormente, defina o seu objetivo com o webinar e, a partir dele, o tema que será abordado, assim você terá condições de saber o conteúdo que irá desenvolver.


Monte um script, tome nota das perguntas mais frequentes que você recebe e, ainda que escolha um tema que você domine, estude sobre o que irá falar e assim não deixará nenhuma lacuna.


Ao definir a data e horário da transmissão, faça um estudo dos hábitos do seu público-alvo. Dessa forma, você garante que terá maior alcance escolhendo o dia da semana e horário focado no público e não o mais conveniente para você.


Leve em consideração convidar um parceiro que tenha um bom conteúdo como o seu, para trazer dinamicidade para quem assiste, além de alguma experiência caso este seja o seu primeiro webinar.


Dessa forma você pode alcançar mais pessoas, utilizando a sua base e a base do seu parceiro para divulgação.


Caso você decida fazer a transmissão sozinho, sem problemas! Apenas certifique em chamar alguém da sua equipe ou até mesmo um amigo para te ajudar a fazer a interação com o público.


Afinal, não é tarefa fácil apresentar e interagir com a audiência ao mesmo tempo, e você não vai querer deixar de responder nenhuma pergunta ou comentário dos espectadores.


Para finalizar a etapa de planejamento, você precisa escolher uma plataforma para fazer a transmissão.


Não esqueça de garantir que a plataforma de sua escolha seja intuitiva e tenha os recursos fundamentais como comentários e chat online para fazer a interação com os participantes.


Recebe inscrições

Crie uma landing page para receber as inscrições para o seu evento. Você vai precisar de informações do seu público para fazer contato. Nesta inscrição, registre ao menos o nome e e-mail. Você pode solicitar outras informações caso necessário – por exemplo, se você deseja segmentar seu público após o evento, pode perguntar ramo de trabalho, algum hábito específico, etc.


Nesta página precisa constar todas as informações relevantes do webinar: data, horário, nome do palestrante e tema. Capriche no texto de divulgação para chamar a atenção de quem está em dúvida se realiza ou não a inscrição.


Divulgue

Uma vez que você tenha o webinar no papel, é hora de trazer o público para o seu evento. Comece enviando e-mails promocionais com detalhes do evento para a sua base.


Não esqueça de inserir o tema, quais os principais tópicos que serão abordados e claro, o link para inscrições.


Além do e-mail, utilize todas as ferramentas disponíveis e assim garanta uma audiência relevante. Aposte muito nas mídias sociais, direcionando o seu público para a sua página de inscrição.


Caso você tenha verba disponível para anúncios, pode investir em Google Adwords e Facebook Ads.


Por fim, adicione banners e call to action em seu site, fazendo chamadas e direcionando as pessoas para a sua landing page.


No dia do webinar

Um dia antes e no dia da transmissão, dispare um e-mail para os contatos inscritos na landing page relembrando-os da transmissão.


Garanta que seu e-mail seja chamativo para que não deixem de participar do seu evento.


Você precisa se atentar a alguns cuidados antes de iniciar a transmissão. Certifique que sua internet está estável para não ser surpreendido com problemas técnicos durante o webinar.


Organize o espaço de acordo com o tema, verifique a iluminação e faça uma última revisão do seu script antes de iniciar.


Lembre-se de sorrir ao longo da transmissão e agradecer ao final! Gerar empatia com seu público é essencial.


Após o webinar

Não deixe de responder os comentários que você não teve tempo de responder durante a transmissão.


Você pode enviar um e-mail agradecendo a participação de todos, divulgando seus produtos ou serviços e aproveitando para fazer uma pesquisa de satisfação.


Você pode ainda fazer uma pós edição do vídeo gravado e assim montar um curso online, transformando seu webinar em um link permanente e, conforme comentamos anteriormente, até mesmo desenvolver este curso para uma certificação!


Conclusão


Os espectadores costumam dar maior valor a um webinar do que outras formas de conteúdo por diversos motivos.


Uma vez que ele é feito ao vivo, os espectadores são forçados a prestar atenção para não perder nada no meio do caminho.


Webinars também permitem que você se conecte com eles de uma forma real, pois qualquer um que assiste o webinar pode fazer perguntas e comentários em toda a apresentação. Para não desperdiçar tempo e recursos ao fazer seu webinar, lembre-se:

  • Você está utilizando esta estratégia para divulgação do seu produto ou serviço e para captação de leads, portanto é preciso desenvolver uma página de cadastro com poucas perguntas para o visitante não perder o interesse no formulário;

  • Se uma pessoa efetivou o cadastro, significa que possui interesse no tema ou no produto, portanto mesmo que não assista o webinar, você já possui os dados para poder convertê-lo em cliente;

  • Os webinars também podem ser utilizados como curso online, sendo uma opção para capacitar profissionais ou clientes para utilizar seu produto;

  • Você pode utilizar webinars para vender cursos online e atingir um público mais engajado;

  • Na hora de divulgar seu evento, abuse das redes sociais e lembre-se que boas palavras-chave e links podem ser encontrados com mais facilidade em sites de busca.

Divulgar um produto ou serviço, em tempos de grande disseminação de informação, envolve capacitar e dar suporte antes de perguntar se seu cliente tem ou não a necessidade que você supre.


Ao oferecer conhecimento de forma gratuita, você desenvolve empatia com seu público e pode obter maior reciprocidade.


Nesse contexto, oferecer webinars ou criar cursos online são ferramentas de marketing que proporcionam ótimo custo-benefício para a empresa e praticidade para quem consome este conteúdo.










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