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5 ações que você pode fazer para deixar sua operação de Marketing Digital rodando no fim do ano


1. Dispare campanhas de Email Marketing com materiais lançados durante o ano


Geralmente, o que as empresas fazem durante o ano é produzir o conteúdo e lançá-lo na sequência para uma base.


Mas nessa época do ano você pode fazer diferente e aproveitar os conteúdos lançados anteriormente para novas campanhas.


Selecione alguns materiais com boas performances no ano e faça o envio para uma lista de Leads que não estavam na sua base no momento do primeiro lançamento.


Aqui entra a importância da segmentação em Email Marketing para você não enviar o mesmo conteúdo para quem já recebeu.


2. Deixe rodando anúncios com foco em geração de Leads nos conteúdos


Uma dúvida que a gente vê bastante é se as empresas devem pausar campanhas de mídia paga durante feriados e datas especiais. A resposta é: depende da campanha.


Anúncios com foco em geração de Leads, principalmente topo de funil, podem continuar rodando normalmente.


Ao deixar essas campanhas ativas no Google AdWords, Facebook Ads ou outra plataforma, você garante que o fim do ano continue rendendo alguns resultados para sua empresa.


Porém, campanhas que envolvam algum contato com o vendedor devem sim ser pausadas. Em outro tópico deste artigo falamos melhor sobre a situação.


3. Mantenha os fluxos de automação rodando normalmente


Não interrompa os fluxos de automação durante o recesso. Algumas pessoas aproveitam essa época do ano para conhecer coisas novas e estudar sobre determinados assuntos.


Historicamente o volume diminui bastante no período, mas ainda assim cada Lead é uma pessoa diferente e, se você interromper o relacionamento, poderá perder negócios no próximo ano.


Uma das grandes vantagens da automação de marketing é justamente essa. Manter um relacionamento mesmo quando você está de férias!


4. Mas pause qualquer ação que possa deixar o Lead esperando um contato


A não ser que tenha uma equipe de vendas de plantão, não faz nenhum sentido deixar rodando alguma ação que exija um contato direto do vendedor.


Ainda que sejam reduzidas as chances nessa época do ano, até pode ser que um Lead acesse o site de seu negócio e solicite um trial ou um bate-papo com um consultor. Isso não há como evitar.


Mas o que pode ser impedido são campanhas focadas nessas ações, como anúncios fundo de funil e fluxos de automação que passem os Leads para vendas.


Pausar essas ações pode evitar que você perca negócios, além de não deixar ninguém com a desconfortável sensação de não ser atendido.


5. Planeje o retorno antes de sair de férias


Já sabe o que fazer assim que voltar de férias?


Mesmo que você esteja ansioso por um descanso, vale o exercício de pensar já no próximo ano e na primeira semana de trabalho.


A grande vantagem de planejar a primeira semana do próximo ano antes de sair de férias é garantir a produtividade no começo de janeiro e evitar preocupações durante o recesso.


Férias precisam ser usadas para descanso e não para deixar a mente ocupada pensando no que fazer assim que voltar. Ao mesmo tempo, deixar para se planejar no primeiro dia pode ser uma grande cilada, já que essa tarefa vai competir com reuniões e uma caixa de emails bastante cheia.


A dica é fazer uma lista de tarefas. Saiba que ao voltar você vai precisar acompanhar os resultados dessas ações de fim de ano e reativar os fluxos e campanhas pausadas, entre outras ações.

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