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O que é e como usar o conceito de agile marketing na sua estratégia de conteúdo


O que é agile marketing


O agile marketing consiste em pegar um problema e dividi-lo em tarefas menores, que devem ser realizadas em ciclos. Ao fim de cada ciclo, uma parte funcional do projeto é entregue.


Em outras palavras:


É o equilíbrio entre um bom planejamento e a flexibilidade necessária para lidar com mudanças de última hora.


Pense, por exemplo, nas mudanças de algoritmo do Google ou do Facebook, nos novos recursos que as redes sociais lançam para negócios.


Tudo isso pode afetar o que foi definido, e com o agile marketing é mais fácil de adaptar.

Mas como adotá-lo?


Existem vários sistemas já conhecidos, como o Scrum, Kanban e Lean, mas também é possível adotar os princípios que guiam a metodologia e criar uma forma própria de trabalho.


Como usar o conceito de agile marketing na sua estratégia de conteúdo


É verdade que existem muitas ações de marketing que trazem alto retorno, mas a principal delas é o marketing de conteúdo.


Sem conteúdo, nenhuma outra ação — por mais bem-feita que seja — vai trazer resultados consistentes ou duradouros.


Por isso, vamos dar destaque especial a como aplicar o conceito de agile marketing ao conteúdo que uma empresa produz.


Pensando nos princípios que vimos até agora, dê atenção aos seguintes aspectos:

  • satisfação da persona: a persona é quem você deseja atrair e ajudar, então, o foco total deve ser em oferecer materiais de qualidade, pensando em todos os estágios do funil de vendas;

  • regularidade: regularidade é a 1ª prova de que o sistema de produção de conteúdo funciona, e faz toda a diferença para atrair e engajar a persona;

  • adaptação a mudanças: o público não quer sempre os mesmos assuntos nos mesmos formatos. Adaptar-se e apostar em novidades é essencial;

  • interação com o público: use as seções de comentários no blog, bem como redes sociais e email marketing, para interagir com o público;

  • colaboração interna: a colaboração interna é determinante para aplicar o agile marketing e garantir que todas as etapas da produção sejam executadas corretamente;

  • métricas e KPIs: avaliar o desempenho do conteúdo por meio de métricas e KPIsespecíficos é o que vai tornar a estratégia mais eficiente com o passar do tempo.

Como fazer com que tudo isso esteja presente na sua estratégia de conteúdo?


Ao criar um cronograma de produção que leve em conta cada um dos elementos acima, destacando a ordem em que devem ser realizados e quem será responsável por isso.


O agile marketing é, sem dúvida, uma força poderosa para ajudar equipes de marketing modernas. Afinal, as demandas só aumentam e nem sempre a melhor saída é contratar mais pessoas.


Seguindo os princípios do agile, a sua empresa pode ter resultados nunca vistos. E o melhor: em tempo recorde.


Além do agile marketing, existem outras formas de aumentar a produtividade e melhorar os resultados da sua empresa.






Fonte: Marketing de Conteúdo

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