Dica de e-mail Marketing: Diversifique os tipos de emails


Nem todos os tipos de email funcionam para todos os objetivos de uma campanha de Email Marketing.


Por isso, é interessante escolher aqueles que funcionam melhor para cada tipo de campanha, a fim de gerar melhores resultados.


É importante ressaltar também que nem todas as empresas precisam disparar todos os tipos de email. É preciso entender que cada negócio é diferente e, por isso, demanda estratégias distintas de Email Marketing.


Neste post, vamos mostrar alguns tipos de Email Marketing que você pode optar. Destacamos:

  • Newsletters;

  • Emails promocionais;

  • Emails de fluxo de nutrição;

  • Emails transacionais.

Saiba mais sobre cada um deles:


Newsletters


As newsletters são talvez o primeiro passo que muitas empresas dão quando começam a trabalhar com Email Marketing.


Geralmente, são enviadas para toda a base de contatos — ou apenas para uma parte que demonstrou interesse especial — de forma periódica, e a característica principal deste tipo de campanha é a variedade de conteúdo. Por isso, elas são o formato ideal para informações relevantes ou notícias.


Como você está trabalhando com diversos tipos de conteúdo diferente, é importante utilizar um layout específico para esse tipo de email.

Emails promocionais


Aqui é bom ter em mente que “promocional” não quer dizer apenas um email divulgando promoções e produtos.


O significado de promocional é “promover uma oferta”, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Sua grande vantagem é o foco, já que tem um único objetivo, uma única opção.


Para esse tipo de email, o ideal é criar um layout que enfatize a oferta e a conversão, com CTAs em locais estratégicos (principalmente no início do email), e um texto que também ressalte a relevância do material.


Uma fórmula interessante é abordar problema + consequência do problema + solução.


Nutrição de Leads


A nutrição de Leads não é exatamente um tipo específico de email, e sim um processo automatizado que envolve os outros diferentes tipos de email (principalmente os promocionais).


Esse processo é uma forma de qualificar e preparar um Lead e direcioná-lo para um produto ou serviço por meio de passos intermediários.


Mas cuidado, seja moderado e não esqueça da pertinência do envio. Caso contrário, o envio em excesso pode transformar seus emails em spam.

Emails transacionais


Emails transacionais são aqueles que indicam a confirmação de uma compra, agradecimento, envio de um material gratuito ou cupom.


São importantes para suprir a expectativa de quem realizou a ação. Por serem arquivados na caixa de entrada do usuário, ficam disponíveis para consultas posteriores. Por isso, é importante enviá-los, e não só redirecionar o usuário para a página final (como as Thank You Pages).


Como são emails breves, um formato muito utilizado – e que funciona bem – para esse tipo são os emails de texto puro.









Fonte: Resultados Digitais

Posts Em Destaque