Dica de SEO: Remova links ruins para seu site (também conhecidos como links tóxicos)



Receber links de diretórios, sites de baixa qualidade ou que fazem práticas de black hat, por exemplo, pode fazer seu site perder relevância e até receber uma punição do Google.


Isso pode gerar desde uma queda de posicionamento até um banimento do buscador, dependendo da quantidade de links ruins.


Essa “denúncia” pode ser feita pelos próprios sites que recebem os links ruins, incluindo links automáticos, até por empresas que desejam derrubar o site dos concorrentes.


Mas como encontrar links prejudiciais em seu site?


Há algumas ferramentas no mercado que podem auxiliar neste trabalho. Vamos citar aqui duas delas, o Open Site Explorer e o SEMrush:


No Open Site Explorer você pode usar para identificar sites com alto nível de SPAMque estão gerando links para o seu.


Já no SEMrush, pode verificar o relatório de links da ferramenta. Para isso, gere um arquivo .txt (do Bloco de Notas) com os links que deseja remover.


Por exemplo:


# domains


domain:pagerank.co.in domain:picphotos.net


# urls


http://theglobe.org/site/2000.html


Depois, envie o arquivo para o Google, via Search Console, por aqui. É preciso muito cuidado e só remover sites que se encaixam na descrição acima.


Caso você saiba do que esse link se trata, conhece o dono do site que está gerando ele ou até foi você mesmo que incluiu ele em algum diretório, apenas peça (ou faça) a sua remoção.

Posts Em Destaque