Como não cair nos estereótipos ao construir sua persona

1. Pesquise
A internet é uma grande facilitadora da pesquisa. Você pode ir atrás de estudos feitos por terceiros com os resultados divulgados na internet, como o Google Consumer Barometer, sites de universidades e o IBGE.
Outra ótima opção é a de entrevistar seus atuais consumidores, seja por meio de formulário, emails ou ligações.
Dessa forma, você consegue conversar diretamente com ele para entender melhor quem são seus clientes, o que eles procuram e do que gostam ou não.
2. Não seja preconceituoso
Não seja machista/racista/homofóbico/lesbofóbico/transfóbico/capacitista/classista/etc-ista.
Soa meio óbvio, mas ainda existem muitas empresas que utilizam materiais ofensivos como ferramenta de divulgação da sua marca.
O exemplo mais evidente disso são algumas empresas de cerveja, que muitas vezes ainda utilizam homens como protagonistas em suas propagandas e mulheres como objetos no fundo, mesmo com o fato de que elas cada vez mais consomem a bebida.
3. Entenda o momento
Para ter campanhas relevantes, é necessário estar por dentro do que é importante para a sua persona agora.
Assim, é preciso ficar de olho em notícias e tendências do que o público está passando no momento. Ao não fazer isso, você corre o risco de ter uma abordagem e visão obsoletas e desatualizadas do que é relevante para o seu público.
Além disso, você perde a chance de interagir e engajar com ele no momento ideal para encantar seus clientes, Leads e prospects.
Conclusão
Para que sejam eficazes, as personas precisam ser utilizadas como ferramentas de empatia, não de estereótipos. Com estudo bem feito e real interesse em entender as dores delas, as campanhas conseguem atingir em cheio o público desejado.
Fonte: Resultados Digitais