Como evitar o black hat e não ser punido pelo Google?


Podemos definir black hat como técnicas agressivas de SEO que não seguem as diretrizes dos buscadores e tentam manipular suas regras, com objetivo de obter grandes resultados em pouco tempo. O problema de usar essas técnicas é que há o risco de o site receber punições por elas.


Entre as principais delas se encontram keyword stuffing, conteúdo oculto, conteúdo duplicado, cloaking, doorway/gateway page, linkfarm, private blog networks, links pagos, blog SPAM, SEO negativo etc.


Bom, você pode começar simplesmente optando por não utilizar essas técnicas. Ao incluir o SEO nas suas estratégias de Marketing Digital, comece usando como referência o Guia de SEO do próprio Google, atualizado recentemente. Porém, nem sempre é possível controlar se alguma dessas técnicas não foi implementada sem que você saiba (caso você tenha terceirizado seu site, por exemplo).


Nesse caso, sugerimos a você testar se seu site foi punido pelo Google. Siga estes passos:

  • Verifique no Google Search Console se você recebeu uma mensagem ou se existe alguma informação na área “Ações Manuais”;

  • Acesse o Google e busque por “site:www.seusite. com.br”. Apareceu algum resultado? Se não apareceu (ou a resposta trouxe apenas a home) você provavelmente foi banido do Google;

  • Ao buscar pelo nome da sua empresa no Google, seu site ainda está bem posicionado? Se não está, é provável que tenha recebido uma punição;

  • Procure no Google por termos específicos de páginas que você costumava ter bom posicionamento e verifique se elas ainda continuam entre a primeira e a segunda página. Caso contrário, há grandes chances de você ter sido punido.

Se nenhum desses passos apontou uma punição, provavelmente você perdeu relevância com alguma atualização do Google ou por um aumento de concorrência. Nesse caso, a única coisa a fazer é melhorar sua estratégia de conteúdo e SEO para recuperar seu site.


Foi punido pelo Google? A primeira providência é identificar e remover o que causou a punição (principalmente se você usou alguma técnica black hat). Em seguida, você pode fazer um pedido de reconsideração ao Google para tentar reverter a punição.






Fonte:

Posts Em Destaque