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Muito se fala do conteúdo como o principal responsável pelo sucesso de um blog. De fato, ele é um dos pilares, mas um design de boa qualidade pode contribuir bastante.
É o design que faz um conteúdo parecer atrativo para os leitores. Afinal, do que adianta ter um ótimo texto se ele não for bem-apresentado e fácil de ler?
O bom design de blog não é aquele que somente entrega um visual agradável, mas sim uma experiência de navegação simples para o público.
E ele não se restringe apenas ao conteúdo. Pelo contrário: está no layout, nas cores, nas fontes, nos elementos gráficos, na usabilidade e na acessibilidade de um site ou de um blog.
Neste artigo, selecionamos 7 dicas que podem otimizar o design do seu blog para que, dessa forma, você melhore os resultados de sua estratégia, a experiência dos visitantes e as suas conversões. Acompanhe!
1. Faça um bom uso da psicologia das cores
A psicologia das cores é a ciência que estuda a influência das cores nas emoções, razões e decisões de quem as percebe.
Em um blog, a boa utilização das cores é muito importante para reforçar determinadas mensagens ou orientações para o público.
Por exemplo: vamos supor que você tenha lançado um novo ebook e queira promovê-lo, de forma entusiasmada, em um banner no meio de um post.
Para transmitir essa sensação de vibração, entusiasmo e energia, o mais indicado é utilizar cores quentes de forma predominante nas imagens, como laranja ou vermelho. Isso ajudaria a alinhar a imagem à sua proposta e, com isso, provocar as reações desejadas nos leitores.
Essa combinação é muito importante para não tornar as coisas mais difíceis ou artificiais para o público.
Outro exemplo: um blog que fala sobre alimentação saudável e faz pouco ou nenhum uso do verde pode parecer estranho para os visitantes. Trata-se de uma associação natural e que facilita o entendimento dos valores da marca e da proposta daquele site.
2. Não exagere na quantidade de cores e de fontes
Tem alguns sites e blogs por aí que adoram variar nas cores e nas fontes. No entanto, tamanha diversidade pode confundir o público e prejudicar a construção de uma identidade visual.
Em relação às cores, é legal utilizar uma paleta com no máximo 5 ou 6 cores harmônicas entre si e coerentes com o logo da empresa ou do site.
A propósito, existem algumas ferramentas que podem sugerir variações prontas para o seu blog de acordo com os diferentes estilos de combinação, como o Adobe Color e o ColourCode.
O mesmo vale para as fontes: manter um padrão ajudará a não deixar seu blog parecer bagunçado. Use entre 2 ou 4 fontes legíveis para que haja uma unidade na transmissão dos seus conteúdos.
É legal pensar, por exemplo, em um tipo de fonte para os títulos de post, um para os textos, um para os menus e, se for necessário, um para a barra lateral do blog ou para os materiais promocionais.
Enfim, tanto com as cores quanto com as fontes, o indicado é prezar pela simplicidade. Nesse caso, menos é mais!
3. Deixe as suas publicações bem escaneáveis
A escaneabilidade é um conceito que une 2 dos principais objetivos do design de blog: apresentar um visual bonito e facilitar a vida do público.
Isso acontece porque ele torna os textos visualmente mais interessantes e simples de serem lidos.
Por exemplo: quando você quebra um conteúdo em vários subtítulos, utiliza imagens no meio post e divide o texto em parágrafos curtos, a leitura se torna bem mais fluida.
O público na internet tem o costume de, primeiramente, “passar o olho” no texto para depois decidir se ele vai lê-lo todo ou não. Portanto, valorize mais essa 1ª impressão dos seus conteúdos.
4. Acelere o carregamento das páginas
Como já falamos, o design também tem a ver com a acessibilidade das páginas. Nesse quesito, não há algo mais importante do que a velocidade de carregamento.
Páginas lentas provocam frustração tanto para visitantes quanto para administradores de sites. É uma experiência chata para todo mundo.
Mas o que é que causa lentidão no carregamento das páginas? Geralmente, são imagens, scripts e códigos mais pesados que fazem um site demorar mais para abrir.
Para saber o que acontece exatamente no seu site ou blog, é legal utilizar algumas ferramentas que fazem a medição do peso e da velocidade das páginas, como o Pingdom e o PageSpeed Insights.
Essas plataformas são boas porque apontam o que as páginas têm de mais pesado e o que pode ser melhorado.
5. Destaque visualmente os CTAs
Um dos pontos em que design e usabilidade se misturam é a questão dos CTAs.
Os calls to action cumprem a função de orientar o público a realizar uma ação desejada, como assinar uma newsletter, baixar um material rico ou comprar uma oferta. Logo, eles precisam se destacar no layout para chamar a atenção das pessoas.
O ideal é que os CTAs tenham cores que se sobressaiam ao fundo de onde eles estiverem inseridos. Por exemplo: em um banner azul, um botão de CTA com uma cor amarela se destacaria visualmente.
Além da cor, tem a questão do posicionamento na tela. Dependendo do tamanho da página e do conteúdo, é recomendado que os CTAs se repitam para que o leitor sempre os tenha ao seu alcance, OK?
6. Melhore a usabilidade do blog
A usabilidade aplicada em um site ou blog é uma estratégia utilizada para fazer os visitantes conseguirem cumprir os seus objetivos de modo simples e intuitivo.
Esses objetivos podem ser aprender com um conteúdo, procurar um determinado texto, entrar em contato com a empresa, baixar um ebook ou mesmo comprar um produto.
Em seu conceito, a usabilidade se aproxima bastante do design. Aliás, pode-se considerar o design como uma das táticas para melhorar a usabilidade de um blog. Afinal, é ele que tornará as suas páginas mais funcionais e bonitas.
O design pode aperfeiçoar a navegação e o consumo de um site das seguintes formas:
ajustando o contraste entre o fundo e o texto (facilita a leitura);
diminuindo a aparição de pop-ups;
acertando no tamanho das fontes;
facilitando a identificação de links (o erro, nesse caso, é deixar tudo na mesma cor do texto);
destacando visualmente o campo de pesquisa do blog;
fazendo o blog ser navegado perfeitamente em dispositivos móveis (design responsivo), dentre outras boas práticas.
7. Aplique técnicas de CRO
O Conversion Rate Optimization (CRO), como o nome sugere, é um conjunto de pesquisas, processos, testes e modificações na estrutura de um site de modo que ele aumente as suas taxas de conversão.
Mas o que isso tem a ver com design? A questão é que todo aperfeiçoamento focado em conversões tende a proporcionar, também, uma melhor experiência de navegação para o público.
Na prática, o CRO pode ser aplicado com segmentação do blog e dos seus conteúdos e por meio de testes A/B.
Esses testes podem ser feitos com botões de CTA, layout, cores, fontes, imagens, pop-ups e em outros elementos.
Os experimentos devem ser realizados nas principais páginas do blog, nas páginas de posts e nas landing pages.
Para entregar uma experiência de usuário acima da média, o seu blog precisará mais do que conteúdos relevantes. É necessário caprichar na sua apresentação visual, no seu desempenho e na facilidade de navegação proporcionada ao público.
A chave é alinhar um design intuitivo e bonito, que faça as pessoas não pensarem muito para concluir uma ação, com uma usabilidade eficiente. Essa combinação garantirá mais visitas, tempo de permanência, conversões e melhorias em todos os indicadores importantes para o blog.
Além dos conteúdos e do design de blog, é bom ficar de olho na otimização dos posts para os motores de busca.
Fonte: https://bit.ly/2Iu9ORg