O que é Web Personalization?
Web personalization, ou personalização na web, é um missão crítica das atividades de marketing para gerar resultados para seus negócios e também para entregar a melhor experiência para seus consumidores. Como? Este post vai explorar isso e muito mais.
Primeiro, aquela história de fazer uma campanha para atingir todo mundo não é mais eficiente, independentemente do canal usado, como email, redes sociais, mídia paga, jornal e até mesmo televisão. Essa última, além de ser cara, não é focada no individual.
Personalizar é um componente crítico para as atividades de marketing, é importante criar uma grande experiência para seus consumidores e trazer as melhores conversões.
Um grande exemplo para ilustrar:
Para um analista de marketing, há grandes chances de ele não gerar resultados se for enviado o mesmo e-mail para toda sua base.
A sua base de dados é complexa e composta por múltiplos segmentos e diferentes tipos de consumidores. Cada um vai ter diferentes interesses por produtos e serviços específicos. Mesmo inserindo a variável de “Olá, *|PRIMEIRO NOME|*”, mantém a mesma comunicação, ofertas e uma parte do conteúdo que para todos não é efetivo.
Podemos ver que fazem o mesmo no site. Oferecem a mesma experiência para cada visitante, sem prestar atenção no comportamento, nos atributos deles para estabelecer conexão.
É bem comum que o analista pense no aumento da audiência e esqueça de falar individualmente com o visitante de seu site.
As principais métricas de conversão, geração de Leads e vendas são atividades de marketing que vêm do seu site. E a personalização é o meio para ser mais efetivo e mensurar o impacto dessas ações.
Uma pesquisa recente, feita pela VB Insight, mostrou que 87% das empresas veem um aumento dessas métricas quando elas personalizam suas ações de marketing. De acordo a pesquisa do DemandGen, 70% dos compradores têm indicado que um site vendedor foi o maior canal de influência na decisão de compra.
A ideia deste post é mostrar tudo que pode ser personalizado e dar algumas dicas de como criar um modelo de personalização para ser mais efetivo com seu site.
O que é web personalization?
O termo web personalization refere-se à criação dinâmica e personalizada de sites, com o objetivo de atribuir a eles o máximo de relevância e melhorar a experiência para visitantes e consumidores.
Isso é feito com base no comportamento, na localização ou atributos deles.
O que a Amazon, Netflix e Spotify têm em comum?
Personalização nunca foi novidade. Provavelmente você já viu as recomendações de filmes e séries do Netflix, das músicas e playlists do Spotify ou dos livros e produtos da Amazon. Eles são grandes exemplos de personalização.
Pense sobre o quanto é conveniente ter imediatamente um produto ou informação que você precisa ao visitar um site. Ao contrário, em um site comum você é forçado em ir ao menu e entrar em algumas páginas para acessar o que você precisa.
Qual experiência você prefere?
O que é possível personalizar no seu site?
Definir em 3 elementos para serem personalizados:
Atributos
Coleta
Interface