{"items":["60045eaf8f94710059549924","60045c2b64558100176dd966","600459ca403864001747b4d8","6000efabb4d83b00175e4645","5ffa06ac3b2547001858fdc6","5ffa0583304bb300174dbffd","5ff86faf1aee580017a30cc1","5ff5bf5793924e0017f6ed63","5ff4651d8d9cfc0017e7388f","5ff321bc416314001704ab22"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

O investimento em publicidade digital aumentou 15% no Brasil em 2017, chegando a 3,36 bilhões de dólares, de acordo com a multinacional de pesquisa de mercado eMarketer. As empresas, inclusive, estão priorizando Facebook Ads e Google AdWords, segundo levantamento da Content Trends.
Além disso, a crescente popularização da internet e das redes sociais, especialmente entre os brasileiros, tem transformado as estratégias das organizações. Anteriormente habituadas a trabalhar ações offline, como anúncios em revistas, panfletagens e outdoors, as equipes de marketing se viram diante de um novo desafio — conquistar potenciais consumidores por meios online.
Esse cenário evidencia uma carreira cada vez mais em alta no mercado: o profissional de marketing digital. Patricia Amaro, diretora de e-commerce e digital da Unilever na América Latina, conta que não é mais possível considerar um profissional que não entenda do assunto. “Isso é mais do que obrigatório, principalmente quando você está falando das áreas de marketing e comunicação”, diz a profissional, ressaltando que esse conhecimento adicional pode trazer vantagem competitiva durante processos seletivos na Unilever.
Diferenças
Existem duas perspectivas que diferenciam o profissional de marketing tradicional e o especialista em marketing digital. A primeira é técnica: para atuar com marketing digital é preciso ser um profissional orientado à performance. “Ele precisa entender não só sobre fundamentos de marketing, mas também de estratégia de conteúdo, redes sociais, otimização de sites, e-mail marketing e mensuração.
Além da necessidade de saber como construir, executar e mensurar os projetos online, o segundo diferencial do especialista em marketing digital é que ele possui um perfil bem específico. “Em marketing digital, é preciso ser muito mais adaptativo, estar confortável com as transformações e conseguir ter uma visão um pouco mais à frente, além de saber encontrar oportunidades e ter disposição.
O profissional tradicional de marketing tem mais dificuldade para entender esse novo mundo em transição é preciso conseguir compreender os sinais que indicam o que vem “Claro que tudo o que a gente fez em marketing tradicional até aqui é muito importante, mas precisamos começar a adicionar outros elementos nessa equação.”
O conselho que eu daria para o profissional de marketing hoje é que ele se preocupe em desenvolver recursos para aprender a ler sinais em vez de buscar aprender fórmulas do sucesso. E esses recursos podem ser disciplinas adjacentes, como sociologia e psicologia, para entender o que está acontecendo com o mundo e a sociedade, além de conhecer sobre tecnologia, estar atualizado com esse novo mundo de inteligência artificial e tudo o que está sendo transformado em nossa vida isso que vai transformar os profissionais em líderes e, consequentemente, trazer trajetórias de sucesso.
E a tendência de contratar cada vez mais profissionais de marketing digital não é exclusiva de grandes empresas. Pequenos e médios negócios também estão apostando no profissional de mídia digital
Sobre o curso Nanodegree Marketing Digital
Desenvolvido em parceria com Google, Facebook, HubSpot, MailChimp, Hootsuite e Moz, o curso tem o foco em performance. O aluno planeja e executa ações para diferentes plataformas online com base em conceitos sobre marketing de conteúdo, mídias sociais, search engine optimization (SEO), search engine marketing (SEM), e-mail marketing, campanhas de display, entre outros temas.
A Udacity estimula o aprendizado por meio de atividades mão na massa. O curso é fundamentado em oito projetos em que os participantes colocam em prática tudo o que aprenderam e recebem feedback de especialistas. Por exemplo, eles recebem 125 dólares para colocar anúncios reais no ar a fim de entender o impacto prático de cada ação de marketing no ambiente digital.
Fonte: Exame