Please reload

Posts Recentes

Como a experiência do cliente fica melhor com marketing digital?

May 7, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

EMPREENDEDORISMO DIGITAL: O QUE É, COMO COMEÇAR E RAZÕES PARA SE AVENTURAR!

June 15, 2018

 

 

 

Atualmente, mais do que apenas movidos por bons salários, os profissionais no mercado estão à procura de boas condições de trabalho, comodidade, flexibilidade, e, acima de tudo, de uma atividade que lhes permita se sentir recompensados pelo investimento de tempo e esforço e que gere prazer e satisfação. Bastante em função disso, o empreendedorismo no Brasil tem se fortalecido cada vez mais e as pessoas vêm encontrando novas formas de guiar o próprio negócio com baixo investimento inicial e retornos rápidos. E nesse contexto, com o acesso a internet cada vez mais simples e a ampliação das possibilidades de atuação nesse ambiente, o empreendedorismo digital surge como nova (e forte) tendência.

 

Agora, mesmo sem uma equipe grande ou uma estrutura física complexa, é possível começar a empreender. O espaço virtual oferece cada vez mais recursos para que qualquer negócio possa ser executado e, a exemplo de grandes sucessos, como da gigante de moda Dafiti e do iPED, com todos os seus conteúdos educacionais, é possível ser reconhecido com uma marca e um trabalho sem sair muito da realidade online.

 

O empreendedorismo digital permite que profissionais em geral possam começar um negócio investindo muito pouco financeiramente e que tenham um rápido retorno a partir dos esforços corretos. Portanto, essa é uma atividade que deve ser iniciada com um bom planejamento para que não gere mais frustrações do que lucros.

 

Ter uma boa noção do mercado em que você pretende atuar, além de referências de outros empreendedores digitais é um bom começo. Entender também que a realidade virtual funciona de forma diferente da física e que isso interfere no modo como as pessoas empreendem, pode ajudar.

 

E se você quer ter seu próprio negócio, vê o digital como uma boa oportunidade, mas ainda não sabe por onde começar, esse artigo vai ajudar bastante. Aqui você vai conferir o que é empreendedorismo digital, as vantagens de se aventurar nesse modelo, ver dicas para começar, entender conceitos fundamentais e muito mais.

 

 

O que é empreendedorismo digital?

 

Empreendedorismo digital é o ato de criar um negócio que funcione de forma digital, principalmente na internet, e que tenha a maior parte de seus processos realizados nesse espaço. Um empreendimento digital tem a tecnologia e inovação como fundamentais ao negócio e podem ser de vários tipos.

 

Assim como nos empreendimentos offline, quando se trata de empreendedorismo digital, o objetivo da maioria das pessoas é obter lucro e trabalhar com condições de trabalho mais flexíveis e simples. Diferente dos empreendimentos offline, o empreendedorismo digital normalmente pede um investimento inicial menor e não exige uma estrutura física complexa para seu funcionamento.

 

Um negócio digital pode ser um e-commerce, um portal de cursos, um serviço oferecido online, um blog com conteúdos e muitos outros.

 

Você pode, por exemplo, montar sua própria Web TV e começar a empreender.

 

4 motivos para se aventurar no empreendedorismo digital

 

O conceito de empreendedorismo digital tem se popularizado cada vez mais no país e existem fortes motivos que podem levar uma pessoa a se aventurar por esse tipo de negócio. Separamos 04 que são bem convincentes:  

 

1. Crescimento do ambiente virtual e facilidade de acesso a internet
 
Com a constante expansão da internet e a crescente facilidade de acesso ao virtual a partir de dispositivos como smartphones e tablets, esse ambiente se torna propício não só para a divulgação de produtos e serviços, mas para a consolidação de empreendimentos totalmente digitais.
 
Segundo dados do IBGE apresentados no primeiro semestre de 2016, 54% dos brasileiros já têm acesso a internet e a tendência é que esse número continue subindo cada vez mais a medida que a internet se torna mais popular entre pessoas de diferentes faixas etárias e é acessível independente de condições financeiras. Além do mais, de acordo com uma pesquisa do E-bit, apenas nos primeiros 6 meses de 2016 houve um crescimento de 5,2% no comércio eletrônico e os consumidores virtuais ativos também cresceram em 31%, atingindo a marca de 23,1 milhões.
 
 
2. Negociações dinâmicas
 
No ambiente virtual é muito mais simples realizar negociações e manter um empreendimento dinâmico. Isso porque se elimina a necessidade de encontros presenciais, todas as transações são feitas de forma instantânea e na maioria das vezes não existem questões como horário de funcionamento, disponibilidade de vendedores e etc.
 
 
3. Facilidade de atingir muitas pessoas
 

Com cada vez mais gente conectada, é muito mais fácil fazer com que seu negócio consiga impactar diferentes pessoas e que ele ganhe visibilidade a nível nacional e até mundial. As notícias na internet correm rápido!

 

Enquanto em um negócio tradicional você teria sua atuação bastante limitada por questões como barreiras geográficas e dificuldade de acesso, por exemplo, na internet, com o empreendedorismo digital aliado a boas práticas de marketing e publicidade, você consegue fazer com que pessoas de diferentes partes conheçam seu negócio e comprem dele.

 

 

4. Investimento inicial e custos de operação reduzidos
 
Estrutura física complexa, muitos funcionários, investimento em equipamentos, mobília e etc… Esqueça isso tudo! Para começar a se aventurar no empreendedorismo digital, algumas vezes você só vai precisar de você mesmo e de um computador. É claro que isso varia de acordo com o tipo de negócio que você pretende criar e com a verba inicial disponível. Porém, em algumas situações é totalmente possível e mais do que suficiente.

 

Além do mais, com um empreendimento digital, grande parte dos custos que você teria com algo físico passam a não existir, como aqueles referentes a manutenção da equipe, do espaço, deslocamento para realização de reuniões e outros.

 

Como ser um empreendedor digital?

 

Por mais simples que pareça, começar a empreender na internet, assim como no modelo tradicional, requer muito cuidado, planejamento e esforço. O investimento financeiro inicial pode até ser menor, mas é importante que se esteja atento ao mercado que você pretende atuar, que se trace estratégias comerciais, de marketing, e que cada passo seja dado de forma inteligente e voltada para gerar lucros ao negócio.

 

O sucesso no empreendedorismo digital, assim como no tradicional, não é algo que vem de um minuto para o outro e exige esforço, dedicação e melhorias constantes. Porém, focar em alguns pontos e compreender outros conceitos do mundo virtual pode ajudar bastante a alcançar bons resultados.

 

1. Planejamento
 
Já dissemos e vamos dizer de novo: planejamento é fundamental para quem quer começar um negócio de forma segura e garantir bons resultados desde o início. E quando falamos em planejamento, ele não deve vir apenas na fase de preenchimento do canvas ou do plano de negócios. Quando pensar em empreender, é importante que você se faça algumas perguntas, como: Eu entendo disso que estou pretendendo oferecer? Posso ser uma referência neste nicho sem ter mais esforços do que recompensas? Eu compraria esse produto ou pagaria por esse serviço? O que eu ofereço é simples de vender e distribuir?
 
Tudo isso será um enorme diferencial na hora de começar seu negócio e vai ajudar a garantir seu sucesso!
 
2. Marketing Digital

 

Entender de marketing digital e saber aplicar suas principais estratégias é outro ponto extremamente importante.

 

Quando você abre um negócio em uma rua, precisa que ele se torne reconhecido principalmente nessa rua e em outros pontos estratégicos do bairro e vai utilizar tanto o marketing offline quanto o digital para isso. Afinal, é desses locais que virão a maior parte do seu público e seus potenciais clientes. Porém, com um negócio na internet, como não existem limites para quem pode acessar seu negócio, você precisa garantir que, mais do que impactar muitas pessoas, você consiga impactar as pessoas certas e é o marketing digital que vai te ajudar nisso, por também não ter barreiras quanto ao alcance de público.

 

Portanto, é necessário que você compreenda de marketing digital, saiba suas diferentes utilizações e conheça as estratégias mais eficientes. A partir disso, é bom estruturar um planejamento de marketing contendo as principais abordagens que sua empresa irá utilizar e os resultados esperados com cada uma. Considere usar diferentes canais e estratégias, com blog, redes sociais, vídeos, e entenda como tudo isso pode ajudar seu empreendimento.

 

Faça um plano de marketing digital
 

Depois de estudar sobre o marketing digital e ver como ele pode ajudar o seu empreendimento online, é hora de fazer um plano de marketing. Assim como o plano de negócios, esse documento irá nortear toda a estratégia do marketing digital da sua empresa. É importante definir suas metas, seus canais, orçamento e, sempre, mensurar resultados para ver o que está dando certo e o que precisa melhorar.

 

Saiba como divulgar o seu negócio digital
 

Grande base do empreendedorismo digital é saber fazer sua mensagem chegar nas pessoas certas pelo canal certo. Por mais que seja fácil superar as barreiras geográficas, é muito importante entender que cada rede possui um público diferente, que se comunica de maneira diferente e tem desejos diferentes, certo? Então, aprenda como divulgar o seu negócio de forma efetiva, atingindo as pessoas certas.

 

3. Análise
 
Por fim, outro ponto muito importante para ter sucesso com empreendedorismo digital, é saber utilizar os dados a seu favor. Aprenda a analisar as informações que você tem disponíveis sobre seu negócio e a vê-las além de simples fatos, como oportunidades. E isso vale para todos os pontos do empreendimento: produto, marketing, estratégias de venda e consolidação da marca.
 
Invista no que está dando certo e tente corrigir aquilo que está rendendo menos do que o esperado. Veja cada ponto como uma possibilidade de investimento e faça muitos testes que te permitam melhorar sempre mais.
 
Fonte: Sambatech
 
 
Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga