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Além do marketing: exemplos práticos de como implantar o conteúdo em outros setores da sua empresa

June 19, 2018

 

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para atrair e converter clientes. Mas como ele pode ser útil e integrado entre os diferentes departamentos da empresa para uma estratégia consistente e envolvimento de toda a equipe? Entenda!

 

Você implantou o marketing de conteúdo em sua empresa, mas um dos principais dificultadores que você encontra no dia a dia é vender essa ideia para os outros times?

 

Como consultora na Rock Content, já trabalhei com diversas empresas que passaram e ainda passam por essa situação, e posso dizer que este é um dos grandes desafios para fazer o conteúdo realmente ter potencial em uma organização.

 

Isso porque os setores estão interligados: a aquisição do marketing é falha sem a participação de vendas, e a saúde do cliente em sua empresa é falha sem a participação de setor de customer service, por exemplo.

 

Pensando nisso, quanto mais sólida e alinhada a sua estratégia de conteúdo for de ponta a ponta, mais chance você tem de atrair mais clientes e vê-los mais satisfeitos.

 

A boa notícia é que aprendemos algumas estratégias que se provaram eficientes ao longo dos anos em nosso próprio negócio e com nossos clientes. E é isso que vou compartilhar com você nesse post.

 

Continue a leitura para saber como vender e aplicar o marketing de conteúdo nos setores de vendas, customer service e RH da sua empresa!

 

Iniciando a conversa: mostrando os resultados do marketing

 

Como você deve imaginar, o primeiro passo (mas não o único importante) para vender a ideia do conteúdo na sua empresa é mostrar os resultados que o time de marketing já conquistou.

Os números que você vai mostrar vão depender dos objetivos da sua empresa com aquela estratégia, mas, normalmente, alguns que costumam brilhar os olhos principalmente do time de vendas são:

  1. Palavras-chave indexadas na primeira página do Google

  2. Número de leads gerados

  3. Qualidade dos leads gerados (quantas e quais informações você consegue extrair dos leads? Quais foram alguns leads relevantes gerados?)

Se você ainda está em uma fase inicial da estratégia e não possui muitos números para mostrar, mas ainda assim precisa vender o projeto o quanto antes, você pode usar exemplos de cases de sucesso de outras empresas naquele setor (ao longo desse conteúdo, você confere exemplos reais que pode usar e testar em sua empresa!).

De qualquer forma, por mais que mostrar os resultados do marketing seja fundamental para iniciar uma conversa, se você focar muito no seu departamento e não dizer como a estratégia resolve alguma dor, diminui riscos ou potencializa resultados para o time com quem você está falando, as chances são que você não conseguirá vender o projeto.

 

Não funcionou? Teste, depois escale

 

Em muitos casos, mesmo após mostrar os resultados relevantes do marketing de conteúdo no departamento de marketing e/ou cases de sucesso de outras empresas, os outros times ainda não compram a ideia do conteúdo.

 

Se as pessoas não veem um retorno tangível naquilo, um impacto de fato no dia a dia delas, não será um investimento, senão um gasto do tempo (e dinheiro).

 

Ainda assim, uma coisa é fato: todos nós caminhamos lado a lado com o desejo de ganhar e o medo de perder.

 

Uma vez que se prova o valor, ainda que em baixa escala, no contexto em que essa pessoa está, pelo menos um dos (ou os dois) pontos acima se manifestará.

 

Uma dica nesse cenário é testar a estratégia com algum funcionário daquele time que acredita mais no poder do conteúdo (essa pessoa sempre existe!), principalmente quando falamos do time de vendas (falo mais sobre isso nesse artigo “Como adaptar o seu time de vendas para o Inbound?“).

 

Após testar de forma restrita e provar os resultados com apenas uma pessoa, você terá métricas ligadas ao dia a dia daquele time especificamente e provavelmente terá mais chances de escalar para o departamento como um todo.

 

Como usar o marketing de conteúdo no time de vendas

 

O time de vendas é um dos times que mais podem ser beneficiados com o conteúdo, mas raramente fazem uso dessa estratégia.

 

Dentre as principais vantagens para essa equipe está a criação de autoridade, que contribui para abrir portas com potenciais clientes.

 

Assinar conteúdos (e criar conteúdos de fato, quando possível) ajuda a posicionar seus vendedores como especialistas em assuntos específicos, o que reforça a autoridade deles e ajuda a aumentar a probabilidade de negócios.

 

Para você ter uma ideia da relevância de se tornar autoridade, de acordo com este estudo do Linkedin, 92% dos compradores interagem se o profissional é conhecido como alguém de referência na indústria.

 

Veja mais a fundo como atingir esses resultados com o seu time de vendas!

 

Ouvindo o seu time comercial
 

Seus representantes de vendas estão em constante contato com clientes e potenciais compradores.

 

Isso quer dizer que eles costumam ouvir as principais dúvidas e objeções de seu público e essa é uma informação valiosa para produzir conteúdos realmente relevantes.

 

A partir daí, produza conteúdo focada nessas dores e, uma vez prontos, peça para que seu time de vendas compartilhe com clientes e potenciais clientes.

 

Uma forma rápida e prática de colocar essa ideia na prática é passar um formulário mensal (Typeform ou Google Docs, por exemplo) para seu time de vendas pedindo sugestões de artigos.

 

 

Fonte: Marketing de conteúdo

 

 

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