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Como trabalhar a pós-venda com automação de marketing?

June 21, 2018

 

Que a automação é essencial para marketing você provavelmente já sabe. Mas como usá-la no pós-venda para aumentar o engajamento e satisfação do consumidor e ainda possibilitar novas vendas? Entenda agora mesmo!

 

O assunto de automação de marketing é muito quente no momento. E isso não acontece sem razão!

 

Cada vez mais as empresas estão percebendo que vale a pena investir em uma ferramenta de automação de marketing para liberar mais tempo para sua equipe. Menos trabalho com mais impacto — esse é o sonho!

 

Trabalhar no relacionamento com o cliente nunca foi tão fácil.

 

Manter uma comunicação frequente com o cliente é uma forma de trabalhar o seu relacionamento com ele e aproveitar para fidelizar os seus usuários — tudo isso sem gastar muito tempo nem investir esforço.

 

Tudo que você precisa é um software de email marketing e a sua base de dados.

 

Mas mesmo com a maioria concordando que a automação de marketing oferece muito potencial para todos os tipos de marcas, muitas lojas online ficam sem saber o que fazer para implementar a automação de marketing no seu dia a dia.

 

Sim, a teoria é bastante simples — mas as ações concretas podem ser mais difíceis de definir.

 

Por isso, damos aqui algumas dicas que todas as empresas podem implementar para aproveitar de todo o potencial de automação de marketing no p´s-venda.

 

 

1. Automação de marketing para ativação

 

Essa dica é para aquelas empresas que oferecem um produto que pode ser difícil de usar ou tem muitas funcionalidades.

 

A questão é que, quando o cliente compra o seu produto, ele comprou pelo valor desse produto — e se o cliente não sabe usar, então não obtém o valor que foi prometido.

 

O truque é enviar uma série de emails que vão educar e guiar o cliente no uso no seu produto.

 

As empresas que mais usam este tipo de estratégia com automação de marketing são aquelas que vendem softwares: um item que exige tempo para aprender a ser usado de maneira adequada.

 

Na sua marca, procure se informar e descobrir se existe certo aspecto do seu produto que confunde os seus clientes, ou alguma funcionalidade que eles não usam — sim, eles podem apenas não precisar dessa funcionalidade, mas, na dúvida, é melhor instruí-los para que possam aproveitar tudo que a sua empresa tem para oferecer.

 

Assim, você vai ativando os seus clientes, para que eles usem cada vez mais o seu produto e que vejam que o valor inicial que você vendeu realmente existe e traz certos benefícios aos que o usam.

 

2. Automação de marketing para retenção de clientes

 

Sim, vale a pena trabalhar na retenção de clientes, já que é muito mais fácil e barato do que conquistar novos clientes.

 

Para isso, a sua marca precisa formar uma conexão com o cliente, mostrar que existe um relacionamento — construir certa confiança.

 

Embora isso não seja algo fácil, pense em como você poderia ter um relacionamento melhor com o cliente com uma comunicação clara e frequente — o que o cliente tem a ganhar? O que você tem a oferecer?

 

Tudo isso parece abstrato, mas na verdade é bem simples. Confira alguns exemplos práticos:

 

Manter o cliente bem informado sobre onde a compra feita está

 

Certas ferramentas chamam este tipo de gatilho para disparos “disparo de atualização”.

Todos nós ficamos ansiosos quando compramos algo online — é natural querer saber onde está a compra e quanto tempo mais ela vai demorar para chegar. Aproveite o fato que a automação de marketing é fácil e informe o cliente com cada nova etapa da jornada do produto.

 

Um email quando o produto estiver embalado e pronto para ser enviado. Outro email quando o produto for enviado. Mais um email justo antes da entrega.

 

A grande maioria dos clientes preferem ser informados da entrega — assim eles podem se programar e ter alguém em casa para receber o produto.

 

Oferecer descontos ou cupons
 

Faça bom uso de datas especiais, como feriados e aniversários.

 

Oferecer algo para ajudar o cliente a celebrar uma data especial é sempre uma boa iniciativa — desta maneira, você não só está trabalhando no seu relacionamento com o cliente, mas efetivamente encorajando as vendas da sua empresa.

 

Manter o cliente por dentro das últimas da empresa
 

Isso é feito pela grande maioria das empresas que fazem marketing de conteúdo.

 

O que você precisa para fazer isto é informação que tenha algum tipo de valor para o cliente.

 

Esse valor pode ser informar o cliente sobre um novo produto que ele pode gostar ou uma notícia do setor que vai afetar a sua empresa.

 

O importante é você não mandar emails com coisas que não estão diretamente relacionadas com a sua marca ou com o cliente.

 

3. Automação de marketing para cross-selling

 

Sim, é empolgante enviar mensagens para os seus clientes com outros itens na esperança que eles voltem a comprar.

 

Mas para você conseguir fazer o cross-selling com automação de marketing existe um fator crucial: a segmentação.

 

Tudo vai depender de quanta informação você possui dos seus clientes e como você consegue usar essa informação para dividir os clientes em grupos pequenos de pessoas que são mais ou menos parecidas entre si.

 

Com isso, você pode programar a ferramenta de automação de marketing para enviar emails de acordo com o comportamento do cliente no passado.

 

Mais especificamente para uma loja online, alguns indicadores de como dividir os seus cliente podem ser:

  • Tamanho da roupa (especialmente útil para lojas que vendem roupas extra grandes ou extra pequenas)

  • Estilo/escolha de cores (roupa de escritório ou roupa de praia?)

  • Tipo de roupa (é uma mulher que adora usar vestidos e nunca calças? Ou um homem que apenas usa calças e nunca shorts?)

Outra maneira de encontrar itens adicionais para mostrar para o cliente é ver os itens comprados no passado e encontrar itens complementares.

 

Um exemplo prático seria uma empresa que vende acessórios para eletrônicos: se uma pessoa comprou uma capa para um Iphone divertida com flamingos, ela pode ter chances altas de se interessar em fones de ouvido com combinam com a sua nova capa de telefone.

 

4. Automação de marketing para indicações

 

Encontrar uma maneira de trabalhar a pós-venda e ao mesmo tempo conseguir novos clientes pode ser incrivelmente difícil para qualquer empresa.

 

Mas, felizmente, existe uma forma de fazer ambos com automação de marketing: as indicações dos clientes aos seus amigos.

 

A chave é identificar os clientes que interagem com a sua empresa, as pessoas que gostam do seu produto e da sua marca.

 

Entre os seus clientes, essas pessoas podem ser aqueles que deixam comentários ou resenhas, os que são fiéis e sempre voltam para comprar mais, ou os que compartilham os seus posts em redes sociais.

 

Uma vez que você encontrar uma métrica para decidir quais clientes são os mais mais interagem, programe a sua ferramenta para enviar emails pedindo recomendações a amigos.

 

 

Fonte: Marketing de Conteúdo 

 

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