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O que o empreendedor precisa saber ao abrir um negócio online


Pesquise qual o tipo de negócio combina mais com você

O primeiro passo na hora de abrir um negócio online é a realização de uma pesquisa minuciosa, com o objetivo de encontrar qual o modelo que combina melhor com você.

Atualmente, a internet oferece uma infinidade de possibilidades para quem deseja empreender online. Pensando nisso, separamos algumas modalidades que podem te ajudar na hora de definir seu perfil empreendedor.

E-commerce

O e-commerce é uma alternativa de negócio online destinada a quem já possui um produto físico que deseja comercializar pela internet, independentemente de já ter uma loja física ou de estar dando os primeiros passos no universo empresarial.

Ao criar uma loja online, o empreendedor deve, antes de qualquer outra coisa, estudar o mercado no qual pretende ingressar, a concorrência, o público-alvo e as estratégias de publicidades pertinentes para esse público.

A loja virtual, por si só, já representa vantagens como comodidade e agilidade para o consumidor, que não precisa sair de casa nem enfrentar filas para adquirir o produto que procura.

No entanto, a concorrência nesse cenário é cada vez maior. Por esse motivo, oferecer um produto de qualidade em um modelo de negócio bem estruturado, além de saber como cativar o público, nesse contexto, é mais do que um diferencial, é uma exigência mercadológica.

Então, lembre-se de esquematizar um plano de ação gerencial e de marketing, além de fazer um bom planejamento financeiro. Essas ações são os pré-requisitos primordiais para esse tipo de empreendimento.

Além disso, é preciso também fazer uma pesquisa para encontrar bons fornecedores, uma boa política de fretes e uma boa organização de estoque.

Venda de serviços

A venda de serviços segue uma lógica similar ao e-commerce, porém, o que se comercializa são, como o próprio nome já indica, serviços em vez de produtos físicos.

Essa é uma alternativa indicada para quem possui conhecimentos que deseja compartilhar/ensinar/vender dando aulas online, como é o caso de professores, advogados, coachs, psicólogos, dentre várias outras possibilidades.

Nesses casos, a lógica é a de vender soluções para problemas recorrentes do seu público-alvo.

O advogado, por exemplo, pode fornecer alguma orientação jurídica; o professor pode ensinar algum tema que o cliente/aluno quer ou precisa aprender; o coach pode compartilhar seu know-how para a área de foco (profissional, pessoal etc.) e assim por diante.

Uma dica extra: para abrir um negócio online de venda de serviços, é indispensável ter ferramentas apropriadas para divulgação, como redes sociais, sites próprios, canal no YouTube etc.

Clube de Assinaturas (subscription boxes)

De uma maneira geral, os clubes de assinatura, também conhecidos por subscription boxes,são caracterizados por empresas que atuam com a comercialização de produtos ou serviços com caráter renovatório.

Ou seja, produtos/serviços que o consumidor usufrui com regularidade, como, por exemplo, a Netflix, que disponibiliza filmes e séries; o Spotify, que oferece músicas nos mais variados estilos e muitas outras empresas.

Os exemplos não param por aí, pois essa modalidade vem crescendo cada vez mais.

Os consumidores que desejam adquirir esses produtos ou serviços devem optar por uma assinatura, seja mensal, semestral e anual.

Programa de afiliados

Um programa de afiliados é uma espécie de cadeia de negócios online na qual promotores divulgam os produtos ou serviços de terceiros em troca de comissões.

Na prática, esse tipo de negócio funciona como uma teia de negócios na qual, além do detentor do empreendimento central, outras pessoas afiliadas ao produto ou serviço também podem entrar na rede ganhando participação nos lucros vindos de suas divulgações.

Trata-se de uma excelente alternativa para quem deseja a cobiçada flexibilidade no trabalho sem que, para isso, seja preciso montar um negócio por si só.

Criação de materiais ricos

Uma maneira muito eficaz de atrair e cativar a sua clientela é a partir da produção e oferecimento de materiais ricos que os ajudam na resolução de problemas pertinentes ao cotidiano deles — e os e-books e cursos online são maneiras excelentes de se fazer isso.

Por meio desses materiais, você não apenas estreita laços com seus clientes, como também cria mais credibilidade entre eles. Isso acontece porque eles passam a perceber seu interesse e autoridade para falar sobre determinado assunto.

Nesse caso, mais uma vez é essencial avaliar qual canal é mais pertinente para o seu público alvo. Se sua audiência é composta por pessoas com o hábito de ler, os e-books são a opção mais adequada. Já se eles preferem conteúdos audiovisuais, os cursos ou aulas online são as opções ideais.

Fonte: Resultados Digitais

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