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5 DICAS PARA ABRIR UM E-COMMERCE DE SUCESSO


O setor de e-commerce ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro. De acordo com Roberto Calderón, diretor da Associação Brasileira dos Agentes Digitais de São Paulo (Abradi-SP) e presidente do comitê de e-commerce, o segmento cresce mais de 20% ao ano e representa de 5% a 7% do varejo nacional. Por mais que ainda tenha muito o que avançar, abrir um e-commerce pode ser uma boa oportunidade para o empreendedor.

Calderón, que trabalha na área há alguns anos, percebe a facilidade que é criar um e-commerce atualmente. “O mercado é muito favorável. O empreendedor consegue montar uma boa loja gastando R$ 100 por mês. Mas é importante perceber que, entrar pode ser fácil, mas manter um bom negócio e se sobressair entre tantas outras opções é complicado”, explica o especialista. Para entrar no mercado com o pé direito e correr menos riscos de o negócio não vingar, confira abaixo cinco dicas de Calderón para quem deseja abrir um e-commerce de sucesso.

1. Leve o negócio a sério Em alguns casos, o empreendedor pensa em criar um e-commerce como uma segunda fonte de renda. Para Calderón, isso pode até ser possível, mas a loja não se sobressairá entre tantas outras. "É preciso encarar como um negócio e não como um hobbie. Empreendedorismo digital é trabalhar muitas horas por dia. Você pode até trabalhar de casa, mas vai ter que encarar problemas durante a madrugada, compras durante o feriado... Quem leva o negócio a sério tem muito mais chances de dar certo", explica.

2. Resolva uma dor do mercado Para ter um produto interessante, é necessário saber o que as pessoas comprariam. O empreendedor precisa identificar uma dor no mercado para que seu produto seja o remédio. "É necessário encontrar um problema que você consiga resolver. Se for mais do mesmo, você não terá espaço", diz Calderón. E na internet, outra coisa muito importante é que, além de resolver o problema, o preço também deve ser acessível. "Acredite no seu nicho, goste do que faz e venda a um preço justo", afirma.

3. Gere conteúdo Foi-se o tempo em que um e-commerce era apenas uma plataforma com fotos e preços de produtos. De acordo com o diretor da Abradi-SP, uma boa loja digital tem a função de gerar conteúdo para seus clientes. Isso é importante para que o internauta esteja engajado com sua marca e, principalmente, para conseguir redirecionamentos de sites de busca como o Google. "Em um e-commerce de marmitas, por exemplo, se, ao invés de apenas vender a comida, você coloque dicas de receitas, é muito mais provável que as pessoas cliquem em sua loja", explica.

4. Automatize o máximo possível Essa dica é válida, principalmente, para aqueles que tem poucos recursos na hora de abrir uma loja digital. "No começo, os empreendedores fazem tudo sozinhos: usam a casa como armazém, a mesa de jantar como expedição e a garagem como estoque. Existem empresas especializadas que podem fazer o serviço de gestão, operação e logística. Automatizar e terceirizar acaba saindo mais barato e é uma ótima opção. Dessa forma, você pode usar seu tempo e energia para outras questões mais importantes", afirma o especialista

5. Tenha estratégias de marketing específicas Segundo Calderón, muitos empreendedores entram no mercado com um dinheiro e acabam usando tudo em marketing. Colocar bastante dinheiro em anúncios na internet pode até gerar um resultado imediato, mas não a longo prazo. "Os anúncios geram muitos cliques. No entanto, em grande parte dos casos, audiência não quer dizer vendas. Por isso, a melhor coisa é ter uma estratégia de marketing mais enxuta e mais específica", diz. A dica aqui é escolher muito bem o seu nicho, ou seja, destinar as suas publicidades para um público bem seleto que terá mais probabilidade de se interessar por seu produto.

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