{"items":["603305173773bb0017acf665","60300d0f2077350043c33316","602d69d5a3d6d700181d3734","602c171a2688900017dc67b6","602af38e8373990017cfb302","602595fa3fffc60017c1e998","6022f3e3fec05d00428cd6bf","6021aff60cd63500187d3ffa","60208883e5937f001711e63a","6012a43346de93001865e1dc"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":true,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

Você criou um produto revolucionário ou descobriu um mercado que ainda não é explorado no Brasil. A empolgação é grande, mas surge uma dúvida é inevitável: como divulgar e promoveresse produto pela internet?
Com a atual overdose de informações e a existência de mercados altamente concorridos, nem sempre é fácil identificar e executar a melhor estratégia para criar uma reputação, conquistar clientes e concretizar vendas.
Para ajudar você nesse processo de divulgação, listamos abaixo uma série de recursos e plataformas que podem ser utilizados para que seu produto gere um resultado positivo. Confira!
Mídias sociais
A grande vantagem de apostar nas mídias sociais para divulgar seu produto é a ampla gama de canais e estratégias que podem ser colocadas em prática.
Se há um foco em grandes audiências, pode ser interessante investir no Facebook, buscando tanto alcance orgânico quanto em publicidade paga. Anúncios segmentados e uma estratégia criativa de conteúdo ajudar a mobilizar o público e posicionar o produto no mercado.
Para atingir públicos mais segmentados, como na venda de gadgets e eletrônicos, por exemplo, vale a pena apostar em canais como o Twitter e o Reddit. Mesmo com um volume menor de usuários eles permitem a conexão com audiência mais específica.
Caso as imagens sejam o diferencial para seu produto, opções interessantes são o Instagram e Pinterest. Além de também permitirem publicidade paga, essas plataformas reúnem usuários ávidos por novidades e imagens interessantes. É a alternativa perfeita para uma loja do segmento de moda, por exemplo.
Se o vídeo é o carro chefe no seu negócio, boas opções são o Youtube e Periscope. Aqui, além do investimento em mídia paga também pode ser necessário arcar com despesas de aluguel ou compra de equipamentos de filmagem. Entretanto, trata-se de uma opção que praticamente não tem restrição de mercado. Um bom exemplo é a marca de liquidificadores Blentec, que conquistou grande repercussão apostando nesse modelo:
Marketing de conteúdo
Investir na produção de conteúdo é outra excelente forma de divulgação de um produto pela internet. Nesse caso o foco é a conquista de resultados de forma orgânica, por meio de um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Para que essa estratégia funcione, é preciso investir na produção constante de conteúdos, de preferência em um espaço bem demarcado, como um blog. Construa um funil de marketing, identifique lacunas e temas mal explorados pelos concorrentes e ofereça informações de alta qualidade e relevância.
Por mais que existam maneiras de impulsionar um conteúdo por meio de mídias pagas, é importante compreender que esse é um processo que leva mais tempo para gerar resultados. Entretanto, no longo prazo o benefício tende a ser constante e com um preço reduzido.
Influenciadores e afiliados
Pegar carona no sucesso e visibilidade de influenciadores digitais é outra excelente forma de divulgar um produto pela internet. Aqui a diversidade de canais também é um ponto positivo: blogueiros, canais no Youtube e contas no Instagram são algumas das opções que podem ser adotadas.
Para isso, vale a pena criar um programa de afiliados que garanta o pagamento de uma comissão para cada venda gerada. Existem ferramentas especializadas nessa tarefa, como Hotmart, Lomadee, Zanox, entre outros. Vale a pena pesquisar os valores envolvidos e o impacto que pode ser gerado ao adotar essa estratégia.
E-mail marketing
A divulgação por email é outra excelente estratégia para apresentar um novo produto para os consumidores. Aqui a grande vantagem é a possibilidade de customização em praticamente todos os aspectos do perfil do consumidor, como renda, sexo, profissão, interesses, entre outros.
O ponto fundamental para o êxito dessa estratégia é utilizar listas de email cujo endereço tenha sido fornecido pelo usuário (opt-in). A frequência no envio das mensagens é outro atributo relevante. O uso de listas de contato compradas ou o envio constante de mensagens irrelevantes pode gerar um efeito oposto para seu negócio, com prejuízos a imagem e a reputação.
Promoções e sorteios
Promoções de lançamento, campanhas de desconto e sorteios são outra excelente forma de divulgação de um produto na internet. Nesse caso, vale a pena aceitar até mesmo uma margem de lucro menor em troca da visibilidade e repercussão do produto.
Mais do que oferecer uma vantagem para o potencial consumidor, é fundamental apostar em uma divulgação massiva dessa campanha. O uso de gatilhos mentais como a escassez (restam poucas unidades) ou urgência (somente hoje) também favorece o sucesso da promoção.
Outro ponto importante é definir regras claras e precisas, para que você se proteja de usuários que queiram apenas tirar vantagem da sua oferta.
Imprensa
Conquistar mídia espontânea para um produto é outra excelente forma de realizar a divulgação de um produto ou serviço. Nesse caso, vale a pena apostar na contratação de um serviço especializado de assessoria de imprensa ou divulgação na mídia.
Para que essa estratégia funcione também é importante que o produto ou a empresa apresente algum grau de ineditismo ou curiosidade. Somente assim haverá boas chances de que o assunto emplaque na mídia.
Marketplaces
Se o seu objetivo é vender um novo produto pela internet, por que não divulgá-lo em um espaço onde há vários potenciais consumidores? Para isso, os marketplaces são a solução ideal.
Grandes sites como Americanas, Extra, Walmart e Mercado Livre recebem milhões de acessos diários de usuários com alta predisposição para compra. Sendo assim, anunciar os produtos dentro destes canais amplia não só a visibilidade como também as possibilidades de conversão.
Outro ponto positivo é que esses sites transmitem grande credibilidade ao consumidor, tanto no aspecto de idoneidade dos vendedores quanto na segurança de dados pessoais e informações de pagamento. Isso é muito importante para produtos e empresas que ainda estão construindo uma reputação na internet.
Atualmente é muito fácil anunciar nesses canais. Soluções descomplicadoras, como o Olist, permitem com a divulgação de forma rápida e sem grandes investimentos, o que reduz significativamente os riscos envolvidos nessa operação de venda.
Conclusão
Mesmo em um cenário de concorrência intensa e excesso de informação disponível ainda existem formas criativas e eficientes para a divulgação de um produto ou negócio na internet.
Para que elas sejam bem-sucedidas, é fundamental que você realize um planejamento criterioso. Defina um orçamento, selecione as estratégias mais adequadas e mensure constantemente os resultados para avaliar sua eficiência. Se for preciso, faça ajustes ou invista em outros canais de divulgação.
Fonte: Olist