Quais os tipos de conteúdos que geram vendas?
A essa altura do campeonato, você já deve ter entendido que marketing de conteúdo dá resultado, sim! Com a criação de textos, infográficos e vídeos relevantes sobre o seu mercado, você consegue levar tráfego qualificado para o seu site e captar leads. Mas, seja sincero, o seu objetivo final é um só: vender. Aí, surge a dúvida: quais os tipos de conteúdos que geram vendas?
E faz todo sentido. O pior cenário possível é um usuário tirar todas as dúvidas dele em relação a um determinado produto no seu site e, na sequência, acabar comprando no concorrente por ser mais barato. Você fez todo o trabalho de treinar e educar clientes e, no fim, ficou sem a venda.
Para que isso não se repita com frequência, você pode (e deve) criar conteúdos que geram vendas. Veja os caminhos que você pode seguir:
Tutoriais
Quem nunca entrou no YouTube para descobrir como funciona determinado programa de computador que atire a primeira pedra. Aliás, a plataforma de vídeos é a que mais recebe buscas de “como fazer…?”.
Antes de adquirir qualquer produto ou serviço, os consumidores procuram entender como ele funciona – e se serve para eles. Quer um exemplo? Se você possui um e-commerce de produtos de beleza, vale a pena fazer tutoriais de maquiagem, por exemplo.
O ideal, aqui, é fazer conteúdos em vídeo para facilitar a compreensão do usuário. Mas isso não impede de você criar um post de blog com textos e imagens.
Cases de sucesso
Mais um dos conteúdos que geram vendas está a criação de cases de sucesso, sobretudo para empresas de serviço. Em linhas gerais, você apresenta os resultados positivos de clientes que usufruem de seu serviço. Aqui, é importante que você dê números da situação dos clientes antes e pós a aquisição de seu serviço ou produto.
Para deixar o conteúdo ainda mais rico, vale a pena incluir um vídeo curto com o depoimento do cliente. Isso passa ainda mais credibilidade para quem está assistindo.
Perguntas frequentes (FAQ)
Ao longo do tempo, você já deve ter recebido uma série de dúvidas de clientes, certo? Que tal reunir todas e fazer um post respondendo a cada uma delas? Trata-se de um ótimo conteúdo que gera vendas e, principalmente, diminui o trabalho da equipe de atendimento. Está tudo na página de perguntas frequentes!
Se possui um serviço de assinatura, por exemplo, você pode explicar quais são as diferenças de cada plano, mostrar o caminho para desativas a assinatura e por aí vai.
Inclua botões de CTA
Sigla para call to action, CTA significa, em bom português, chamada para a ação. De modo geral, tratam-se daqueles botões que instigam o cliente a realizar alguma conversão, como “assine aqui”, cadastre-se já” e por aí vai.
Em todos os conteúdos que você criar, é muito importante inserir botões de CTA para que o cliente, de fato, realize a compra – ou fique próxima dela. Para funcionar, os botões precisam ser chamativos, simples e ter um senso de urgência.
Além dos conteúdos que geram vendas
Em primeiro lugar, é essencial que os seus conteúdos sejam acessados pelo maior número de pessoas possível. Isso aumenta suas chances de conversão. Para tanto, além de investir em SEO, não deixe de promover seus conteúdos nas redes sociais.
E criar conteúdos que geram vendas é indispensável – claro! –, mas não adianta nada vender se o cliente nunca retorna. Por isso, você também deve desenvolver estratégias de marketing para engajar seu público-alvo.
Aqui, uma dica é fazer um fluxo de emails que são enviados automaticamente para os clientes que acabaram de comprar com você. Dessa forma, você consegue sempre se manter por perto e, quem sabe, o cliente não volta e compra de novo de você.
Fonte: VilleTarget