Estratégia de marketing de conteúdo na prática: o passo a passo do que você precisa saber para ter s


Resultados de uma estratégia de Marketing de Conteúdo dependerão diretamente da sua rotina diária. Confira nosso conteúdo e tenha sucesso!

Você já começou o planejamento da sua estratégia de conteúdo, certo? Bom, agora está na hora de colocar em prática para começar a ver os primeiros resultados.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de longo prazo e os resultados dependerão diretamente da sua rotina diária, ou seja, das ações que está fazendo para colocar sua estratégia no ar.

Mas quais são as ações você pode fazer e como colocar a estratégia para rodar?

É sobre isso que vamos falar agora.

Confira o passo a passo completo para uma estratégia de conteúdo eficiente!

Tráfego orgânico

É normal que, ao trabalhar com marketing de conteúdo, você queira ver o crescimento do tráfego orgânico.

A primeira coisa que temos que lembrar é que o tráfego orgânico é construído a longo prazo. É normal que nos primeiros meses esse tráfego esteja com um crescimento mais modesto.

Mas quais pontos devem ser trabalhados para esse número crescer? Vamos a eles agora:

Frequência de postagem

A frequência de postagem é essencial para os resultados da sua estratégia e o volume de postagens irá influenciar diretamente em maiores números de tráfego. Isso porque a frequência de postagem significa frequência de indexação das suas páginas no Google.

Indicamos no mínimo uma postagem por semana. Não adianta postar todos os conteúdos daquele mês em um dia e voltar a postar no mês seguinte.

E qual a frequência ideal?

Não existe uma resposta exata aqui. Você deve avaliar quantos conteúdos consegue produzir e gerenciar com qualidade.

Lembre-se: o conteúdo deve ser voltado para a persona e a qualidade do conteúdo significa dúvida da persona esclarecida.. Você pode medir a eficácia do conteúdo através de métricas.

Promoção do seu conteúdo

A promoção de conteúdo é muito importante. Para um blog novo, ela torna-se essencial.

Afinal, não adianta ter um conteúdo relevante se você não mostra ele para ninguém. Por isso quem promove conteúdo tem em média 40% a mais de tráfego do que quem não promove.

A promoção do conteúdo não é apenas nas redes sociais, mas também por email e até mesmo através de parceiros.

No caso específico das redes sociais, o Google tem considerado cada vez mais essas interações para dar relevância à página. Você não vai perder essa oportunidade, vai?

Tamanho do seu conteúdo

Qual é o tamanho dos conteúdos do seu blog?

Sabemos que a média do tamanho de conteúdos nas primeiras páginas do Google é de 2.000 palavras.

Mas isso não significa que esse é o tamanho ideal para todos os conteúdos.

É importante ver a concorrência da palavra-chave que está sendo trabalhada naquele conteúdo, mas o foco principal deve ser a persona: o tamanho ideal é aquele que responde a dúvida da sua persona.

São esses conteúdos que terão melhores resultados nos buscadores.

Trabalhar com o 80/20

Um grande erro em estratégia de marketing de conteúdo é focar em textos que falem apenas da solução do problema ou dos produtos/serviços da sua empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, o foco deve ser em conteúdos de topo de funil, ou seja, quando a sua persona ainda nem sabe que tem o problema que sua empresa poderá resolver.

Chamamos esse tipo de conteúdo de atração, exatamente porque ele será responsável por atrair novos visitantes ao seu blog.

A proporção 80/20 é para isso: 80% de conteúdos de topo de funil e 20% em conteúdo de meio e fundo de funil.

SEO On Page do seu blog

SEO On Page são um conjunto de otimizações que você pode fazer dentro da sua página para as ferramentas de busca.

Ou seja, as otimizações que você faz dentro do seu próprio blog contribuirão para os resultados.

Os principais pontos a se ter em mente na hora de publicar são:

  • URL otimizada para a palavra chave e amigável

  • Title e SEO Title

  • Meta descrição

  • Heading Tags (H1, H2, H3)

  • Alt Text nas imagens

  • Utilização da palavra-chave (e variações) ao longo do texto

  • Linkagem interna e externa

  • Velocidade de carregamento da página

Você está indexando normalmente?

Se você tem uma boa frequência de postagem e está promovendo seu conteúdo, mas o tráfego orgânico está zerado, é hora de avaliar suas indexações nos buscadores.

Pesquisando no Google “site:seudomínio.com.br” (isso mesmo, sem espaço), você consegue ver todas as páginas do seu site ou blog que foram indexadas.

A indexação não é imediata, ou seja, não acontece no momento que você publica seu conteúdo.

Alguns pontos que podem acelerar o tempo de indexação são:

  • Use o sitemap. Ele irá criar um mapa do seu site, mostrando ao bot do Google o caminho certo a ser seguido ali.

  • Ao usar o Sitemap todas as páginas do seu blog serão indexadas. Assim, é importante usar o robots.txt, que mostra ao buscadores quais páginas não devem ser indexadas, como páginas de administrador.

  • Use o Search Console: ele irá ajudar não só na indexação, mas também na manutenção da página. Com essa ferramenta do Google é possível saber se algo deu errado no rastreamento em suas páginas.

Vamos relembrar então o que já desenvolvemos até agora?

  • Não basta ter um blog e conteúdo para publicar.

  • Para ter sucesso, sua estratégia de conteúdo precisa de consistência, dedicação e paciência.

  • O conteúdo é sempre voltado para a persona (no final das contas, as otimizações on page também afetam a experiência do usuário).

  • Fale do que interessa à sua persona — e, na maioria das vezes, isso não tem nada a ver com sua empresa ou com o que você oferece.

Mais canais de divulgação do seu conteúdo estratégico

Agora, se você já tem uma estratégia mais madura e quer aumentar a sua taxa de crescimento no tráfego orgânico, aqui vão algumas estratégias:

Busque links externos

A estratégia de Link Building continua sendo cada vez mais importante para dar relevância ao seu site e blog.

Para isso, é necessário buscar links externos que fazem referência para sua página, chamados de backlinks. Quanto mais domínios relevantes e diferentes linkarem para as suas páginas, melhor!

Algumas formas de conseguir esses backlinks:

  • Guest Posts

  • Parcerias

  • Buscar links que seus concorrentes possuem

  • Tradução de conteúdos

  • Infográficos

Atualize seu conteúdo

Atualização do conteúdo é otimizar um conteúdo que pode performar melhor. Para isso, é importante entender o que precisa ser melhorado e atuar de acordo com esse ponto.

Mas, antes de pensar em atualizar, dê algum tempo para seu conteúdo ser avaliado pelo buscador. O recomendado é esperar cerca de 6 meses antes de atualizar.

Uma das principais formas de atualizar um conteúdo é aumentar o seu tamanho para abordar mais tópicos relevantes.

Nessa extensão de conteúdo você mantém a URL, afinal, a ideia é aumentar a performance dessa página que já existe e já está indexada, tornando-a melhor.

Lembre-se de nunca alterar sua URL! Isso compromete todos os resultados que já acumulou, já que o Google entende uma nova URL como uma nova página e desconsidera todos os resultados já obtidos antes.

Se quiser fazer qualquer alteração na sua URL, é necessário realizar um redirect 301.

Trabalhe com conteúdos épicos

Em conteúdos mais longos conseguimos trabalhar melhor a palavra-chave dentro do texto e responder mais perguntas da nossa persona. Esse é um dos motivos de conteúdos mais longos performarem melhor.

No caso de palavras chaves mais concorridas, os conteúdos longos são ainda mais importantes.

Com eles você conseguirá trabalhar melhor também os links internos, tanto os que saem da página quando os chegando até ela. Busque links externos preferencialmente para essas páginas.

Corrija erros de SEO

Já falamos da otimizações que podem ser feitas no momento das publicações. E a manutenção disso?

Uma forma é buscar possíveis erros de SEO em seu blog para corrigi-los, como:

  • Links quebrados

  • URLs ruins

  • Imagens sem descrição

  • Má estrutura de html

Tráfego de e-mail

Existem métricas de email que você deve acompanhar, como a taxa de abertura e CTR.

Mas o que fazer em sua estratégia para melhorar os seus números? E como levar mais tráfego para o seu blog através da sua estratégia de email? Vamos lá:

Caixa de captura de e-mail

Como você está capturando emails? Uma das formas é ter caixa de captura de email para Newsletter dentro do seu blog. Ela pode estar na sidebar, header, pop-up, ao final do conteúdo, dentre outros.

Aqui no blog, por exemplo, usamos uma caixa de captura na header da página inicial e no fim de todos os conteúdos.

É importante que seja um CTA atrativo, para ajudar o usuário a se inscrever para receber suas novidades. Há plugins que podem te ajudar nisso.

Newsletter

Quando você tem um novo assinante de Newsletter, ele recebe um email automático confirmando a inscrição, certo?

Nesse email é possível colocar também algum link de conteúdo ou até mesmo uma landing page.

Veja se a periodicidade da sua Newsletter está boa para o seu mercado, acompanhando os resultados desses disparos. Se você ainda não começou, comece testando disparos quinzenais ou mensais.

Podem ser inseridos na newsletter conteúdos publicados naquele mês, os mais acessados, link para oferta de material rico e novidades da sua solução.

Acompanhe quais CTAs estão sendo clicados em cada disparo. Isso poderá ajudá-lo a otimizar os próximos envios, aumentar a sua taxa de cliques e consequentemente o seu tráfego.

Fluxos de nutrição

Enquanto os assinantes irão receber a Newsletter e novidades do seu blog, os leads gerados devem receber uma sequência de emails para levá-lo para a próxima etapa do funil. É o que chamamos de fluxo de nutrição.

Ele é responsável pela educação do seu lead e o levará de volta ao seu blog. Ao escolher o CTA de cada email, é importante pensar para onde esse lead está sendo direcionado naquele link, ou seja, onde você quer levá-lo.

Como está a sua segmentação?

Em uma estratégia de email, a segmentação é essencial para bons resultados.

Com a segmentação você terá a possibilidade de enviar o email correto para a pessoa certa, alcançando maiores números.

Assim, ela permitirá envios de acordo com interesse, estágio do funil e comportamento do seu contato, o que afeta diretamente nas taxas de abertura e clique.

Assuntos e CTA

Dentre as principais métricas para acompanhar os resultados de uma estratégia de email estão a taxa de abertura e a taxa de clique (CTR).

Mas quais são os principais responsáveis por isso?

No caso da taxa de abertura é o assunto escolhido para aquele disparo.

Ao avaliar quais assuntos possuem maior taxa de abertura é possível ver se há alguma palavra mágica para o seu negócio, como “vender mais” e “sucesso”. Temas também podem contribuir nessa taxa de abertura, como assuntos mais agressivos ou relevantes no momento.

O CTA dentro do email é que será o principal responsável pela taxa de clique.

Antes de tudo, é importante que o email atenda a expectativa do assunto. O primeiro parágrafo deve ser bem atrativo para chamar a atenção do leitor e todo email deve ter pelo menos 1 CTA para onde você quer direcionar aquele usuário. Esse CTA pode ser em formato de link, imagem ou botão.

Através de testes e acompanhamento de resultados, percebemos que aqui na Rock Content temos mais resultados com links, então é o que mais utilizamos em nossos disparos.

E para você, qual dá mais resultado? Testes de emails curtos, longos ou agressivos são sempre bem vindos.

Para descobrir isso você pode fazer testes A/B, o que ajudará a ter disparos mais acertados.

Tráfego de Social

A forma mais conhecida de promover o conteúdo é através das redes sociais.

Você já sabe a importância em investir nesses canais e como isso irá aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais clientes.

Acompanhando os números de tráfego que o social está levando para o seu blog, você pode ver o que dá certo para replicar ou melhorar.

Exemplo: se você teve pico de acessos em uma dia por causa do Facebook, verifique qual foi a publicação e se há padrões nesses picos, como campanhas, assuntos ou i