{"items":["603d5f7da42cbb00573bdb02","603d2206e90a1100576ed2a1","603305173773bb0017acf665","60300d0f2077350043c33316","602d69d5a3d6d700181d3734","602c171a2688900017dc67b6","602af38e8373990017cfb302","602595fa3fffc60017c1e998","6022f3e3fec05d00428cd6bf","6021aff60cd63500187d3ffa"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":true,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

Pesquisas de mercado funcionam como um mapa para empreendedores. Sem ele, a caminhada fica pior do que estar perdido em uma floresta. Geograficamente, ainda é possível se guiar observando o sol, a direção dos rios e outros sinais. Mas em gestão não funciona da mesma maneira, influenciando, inclusive, o seu ROI.
O mercado é o ambiente em que os negócios acontecem. Se você o conhece, pode agir com mais segurança e assertividade. Ainda assim, muitos empreendedores não acreditam em pesquisas. É comum, por exemplo, citar erros nas especulações eleitorais como justificativa.
Acontece que esses levantamentos trabalham com a intenção de voto (algo que ainda não aconteceu e pode mudar), além de estarem sujeitos a interesses de candidatos e partidos. Já as pesquisas de mercado trabalham com a observação e investigação de fatos. Por isso, você precisa entender como funcionam as principais delas, que são:
1. Pesquisas de mercado de instituições
Algumas entidades como o Sebrae e as federações de indústria fazem pesquisas periódicas sobre o mercado. Algumas delas são voltadas para segmentos específicos e buscam entender, por exemplo, os hábitos do consumidor, tendências de mercado e desempenho da economia.
Tais levantamentos são muito importantes porque são inviáveis para a maioria das empresas. Como são abrangentes, sai caro efetuá-los de forma independente. Com base neles, é possível saber detalhes como o tamanho do mercado, perspectivas de crescimento, tendências de consumo e sobre oportunidades que pode aproveitar.
2. State of Inbound
Essa é uma pesquisa realizada pela HubSpot, uma referência em inbound, que é o modelo mais adotado pela maioria das startups que trabalham com equipes de venda interna. O estudo levanta informações globais sobre:
desafios do marketing e das vendas;
resultados de inbound;
previsões;
resultados de marketing (alinhamento entre marketing e vendas).
3. Content Trends
Como essa é uma pesquisa desenvolvida pela Rock Content, um ícone nacional da produção de publicações, os dados são relativos ao mercado nacional. Considerando que o marketing de conteúdo é uma das principais tendências atuais, o levantamento traz informações relevantes para quem quer atrair público utilizando essa estratégia. Basicamente, você vai conhecer:
resultados alcançados no Brasil e nível de adoção do marketing de conteúdo;
melhores práticas adotadas;
previsões de investimento na estratégia;
informações sobre como as empresas estruturam a área comercial.
4. State of Marketing
A Salesforce, que realiza a pesquisa, é fornecedora de um dos mais conhecidos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Por isso, quando se trata de vendas, produz um material muito rico e confiável.
Apesar de ser um levantamento global, também é possível consultar dados específicos sobre o Brasil. Dentre eles:
investimentos em tecnologia de marketing;
melhores e mais adotadas práticas de e-mail marketing;
impacto do uso de ferramentas de vendas e marketing;
panorama de ações mobile.
A empresa também realiza a State of Sales, pesquisa mais voltada para as vendas, incluindo tendências e previsões para o futuro.
5. Inside Sales Benchmark Brasil
A Meetime traz dados importantes sobre o modelo de vendas remotas no Brasil. Dentre eles:
tendências de estruturação e treinamento;
ciclo de vendas médio;
elaboração e alcance de metas;
salários e políticas de comissionamento;
uso e impacto da adoção tecnológica.
Essas são as pesquisas de mercado que consideramos mais importantes. Mas você ainda pode encontrar dados sobre: tecnologia; adoção e tendências das redes sociais; resultados de e-mail marketing; e outros segmentos de negócio. Em conjunto com informações levantadas sobre seu público e o índice de satisfação de seus clientes, você vai conseguir um direcionamento muito melhor de suas ações.
Fonte: Marketing Por Dados