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Conheça as 5 principais pesquisas de mercado sobre análise de dados


Pesquisas de mercado funcionam como um mapa para empreendedores. Sem ele, a caminhada fica pior do que estar perdido em uma floresta. Geograficamente, ainda é possível se guiar observando o sol, a direção dos rios e outros sinais. Mas em gestão não funciona da mesma maneira, influenciando, inclusive, o seu ROI.

O mercado é o ambiente em que os negócios acontecem. Se você o conhece, pode agir com mais segurança e assertividade. Ainda assim, muitos empreendedores não acreditam em pesquisas. É comum, por exemplo, citar erros nas especulações eleitorais como justificativa.

Acontece que esses levantamentos trabalham com a intenção de voto (algo que ainda não aconteceu e pode mudar), além de estarem sujeitos a interesses de candidatos e partidos. Já as pesquisas de mercado trabalham com a observação e investigação de fatos. Por isso, você precisa entender como funcionam as principais delas, que são:

1. Pesquisas de mercado de instituições

Algumas entidades como o Sebrae e as federações de indústria fazem pesquisas periódicas sobre o mercado. Algumas delas são voltadas para segmentos específicos e buscam entender, por exemplo, os hábitos do consumidor, tendências de mercado e desempenho da economia.

Tais levantamentos são muito importantes porque são inviáveis para a maioria das empresas. Como são abrangentes, sai caro efetuá-los de forma independente. Com base neles, é possível saber detalhes como o tamanho do mercado, perspectivas de crescimento, tendências de consumo e sobre oportunidades que pode aproveitar.

2. State of Inbound

Essa é uma pesquisa realizada pela HubSpot, uma referência em inbound, que é o modelo mais adotado pela maioria das startups que trabalham com equipes de venda interna. O estudo levanta informações globais sobre:

  • desafios do marketing e das vendas;

  • resultados de inbound;

  • previsões;

  • resultados de marketing (alinhamento entre marketing e vendas).

3. Content Trends

Como essa é uma pesquisa desenvolvida pela Rock Content, um ícone nacional da produção de publicações, os dados são relativos ao mercado nacional. Considerando que o marketing de conteúdo é uma das principais tendências atuais, o levantamento traz informações relevantes para quem quer atrair público utilizando essa estratégia. Basicamente, você vai conhecer:

  • resultados alcançados no Brasil e nível de adoção do marketing de conteúdo;

  • melhores práticas adotadas;

  • previsões de investimento na estratégia;

  • informações sobre como as empresas estruturam a área comercial.

4. State of Marketing

A Salesforce, que realiza a pesquisa, é fornecedora de um dos mais conhecidos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Por isso, quando se trata de vendas, produz um material muito rico e confiável.

Apesar de ser um levantamento global, também é possível consultar dados específicos sobre o Brasil. Dentre eles:

  • investimentos em tecnologia de marketing;

  • melhores e mais adotadas práticas de e-mail marketing;

  • impacto do uso de ferramentas de vendas e marketing;

  • panorama de ações mobile.

A empresa também realiza a State of Sales, pesquisa mais voltada para as vendas, incluindo tendências e previsões para o futuro.

5. Inside Sales Benchmark Brasil

A Meetime traz dados importantes sobre o modelo de vendas remotas no Brasil. Dentre eles:

  • tendências de estruturação e treinamento;

  • ciclo de vendas médio;

  • elaboração e alcance de metas;

  • salários e políticas de comissionamento;

  • uso e impacto da adoção tecnológica.

Essas são as pesquisas de mercado que consideramos mais importantes. Mas você ainda pode encontrar dados sobre: tecnologia; adoção e tendências das redes sociais; resultados de e-mail marketing; e outros segmentos de negócio. Em conjunto com informações levantadas sobre seu público e o índice de satisfação de seus clientes, você vai conseguir um direcionamento muito melhor de suas ações.

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