{"items":["603305173773bb0017acf665","60300d0f2077350043c33316","602d69d5a3d6d700181d3734","602c171a2688900017dc67b6","602af38e8373990017cfb302","602595fa3fffc60017c1e998","6022f3e3fec05d00428cd6bf","6021aff60cd63500187d3ffa","60208883e5937f001711e63a","6012a43346de93001865e1dc"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":true,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

Um dos itens que tem sido apontado pelos empregados como um dos maiores diferenciais em uma empresa nos dias atuais é o ambiente de trabalho. Mais do que apenas oferecer um bom salário, os profissionais estão preocupados em estar em um lugar onde se sintam valorizados e tenham possibilidades de crescer. Essa é a apenas uma das justificativas sobre porque investir em endomarketing é importante. A imagem da sua empresa não é definida apenas pelos seus produtos ou pela opinião dos seus consumidores.
A maneira como seus empregados enxergam o local onde trabalham – e como se relacionam com outras pessoas – também pode ser um diferencial significativo para o desenvolvimento da companhia.
Afinal, o que é endomarketing?
A palavra pode parecer um pouco complicada, mas é muito simples entender esse conceito. O prefixo “endo” diz respeito a algo “interno” enquanto marketing você já sabe o que é. Portanto, endomarketing nada mais é do que uma forma de divulgar ou fazer propaganda dos ideais e valores da sua empresa para o público interno.
Portanto, podemos definir o endomarketing como um conjunto de ações destinadas a melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a integração entre os setores e tornar todos os colaboradores mais engajados no trabalho. Simples de compreender, não é mesmo?
Endomarketing não é só comunicação interna
Muitas pessoas ainda confundem os conceitos de marketing e comunicação interna. Na prática, ambos são ferramentas complementares, mas uma não substitui a outra. Como já mencionamos, o endomarketing é um conjunto de ações a serem tomadas dentro da empres, das quais uma delas pode ser a melhoria na comunicação interna.
Aqui, entram em cena diversos valores. Salários em dia, valores que sejam compatíveis com o mercado, carga de trabalho adequada para a função, boas perspectivas de crescimento e ambiente de trabalho saudável. Obviamente, as dificuldades do dia a dia podem colocar pressão sobre alguns cargos, mas tudo deve ficar dentro de limites aceitáveis.
Por que você deve investir em endomarketing?
Há várias razões para convencer você a investir em endomarketing, mas duas delas podem ser consideradas essenciais: a primeira é o fato de que não existe divulgador melhor dos seus produtos do que os seus funcionários. Se nem eles estão satisfeitos com o modo como a companhia os trata, imagine então o que o público externo vai pensar disso. O primeiro passo, portanto, é conquistar o coração de quem está mais próximo.
Feito isso, saiba que funcionários satisfeitos com o ambiente de trabalho têm muito menos propensão a deixar a empresa quando surge uma proposta melhor. Isso porque não é apenas o dinheiro o fator decisivo, mas sim um conjunto de coisas. Na esteira, você poderá perceber ainda aumento na produtividade, redução com custos trabalhistas e valorização da marca no mercado.
E como tornar o bom endomarketing uma realidade na empresa?
Se você está convencido de que é importante investir em endomarketing, parabéns: você já tem meio caminho andado em direção à melhoria do ambiente de trabalho. O que você precisa, agora, é elaborar um plano de ação e colocá-lo em prática visando atingir os seus principais objetivos, sejam eles quais forem.
O primeiro passo, portanto, é reconhecer como está o ambiente interno. Nesse momento, tanto os departamentos de Recursos Humanos quanto de Marketing podem elaborar uma pesquisa interna visando reconhecer o clima atual. É a partir dos pontos fracos e pontos fortes ressaltados que você poderá ir em busca de soluções e melhorias.
Depois de conhecer o cenário, é chegada a hora de agir. Envolva os gestores para que todos possam debater acerca das melhores maneiras de desenvolver soluções para os problemas apontados. Treinamentos, cursos de liderança, palestras motivacionais e mudanças na forma de se relacionar com seus empregados estão entre as prováveis medidas a serem tomadas.
Fonte: Sage