Please reload

Posts Recentes

Como a experiência do cliente fica melhor com marketing digital?

May 7, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Conheça as cinco principais VANTAGENS DO E-MAIL MARKETING

October 3, 2018

 

 

Agora, conheça aqui essas vantagens do e-mail marketing: o e-mail é uma das primeiras formas de comunicação que surgiram com da internet. E por existir há tanto tempo, há quem o considere uma ferramenta ultrapassada para marketing. É fato que ele surgiu muito antes de aplicativos como Snapchat e dos bots de bate-papo, mas ele continua presente nas mais bem-sucedidas estratégias de marketing.

 

Há mais de 15 anos, Seth Godin escreveu o livro Permission Marketing. Na publicação, Godin traz uma série de conselhos e previsões sobre o uso de e-mail, e praticamente todas suas afirmações continuam relevantes até hoje. Novas ferramentas nascem e morrem todos os anos, mas o e-mail permanece presente e duradouro. Por isso, listamos as cinco razões que fazem do e-mail uma ferramenta necessária no planejamento de marketing de qualquer empresa.

 

1. O E-MAIL É UM ÓTIMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

 

Segundo um estudo realizado pela Marketing Dive, 72% das pessoas preferem a comunicação por e-mail em comparação com outras formas de comunicação. Mesmo com a mídia social onipresente nos dias de hoje, o e-mail é o preferido pelos consumidores. Um dos motivos para isso é a ausência de segmentação nas redes sociais. Uma mensagem publicada no Facebook, por exemplo, irá aparecer sem nenhum filtro para os assinantes que curtiram a página da empresa. Já com os e-mails, é possível customizar mensagens e enviá-las apenas para uma parte da base de assinantes. Esse nível de personalização é apreciado pelos clientes, que se aborrecem quando recebem mensagens que não têm nada de comum com seus interesses.

 

Além disso, o número de contas de e-mail continua a crescer a cada ano, inclusive entre os millenials. De acordo com um levantamento da Adobe, esse grupo representa a parte da sociedade que mais verifica seus e-mails, seja na cama (70%), no banheiro (57%) ou até mesmo enquanto dirigem (27%)!

 

2. NO E-MAIL, OS CONSUMIDORES SÃO MAIS LIVRES

 

Os consumidores têm muito mais controle sobre como eles consomem e-mails em comparação com outros meios de comunicação. São os clientes que decidem quando e onde irão lê-los e também como será feita essa leitura – seja em um smartphone, tablet ou PC.

 

O e-mail é igualmente vantajoso do ponto de vista comercial. Em um estudo realizado pela Forrester Research foi identificado que 90% dos e-mails enviados pelas empresas chegam à caixa de entrada de seus assinantes. Do outro lado, temos o Facebook que mostra as publicações orgânicas de uma empresa para apenas 2% dos fãs da página na rede social.

 

Os consumidores também são livres no marketing por e-mail e podem se inscrever e cancelar a assinatura conforme suas vontades. Além disso, as empresas também devem se preocupar em manter essa liberdade para seus clientes, a partir da oferta de opções para o próprio assinante decidir com que frequência quer receber e-mails. Em ferramentas de mail marketing, como a plataforma da SendPulse, é possível permitir que o cliente escolha se quer receber notificações diárias, semanais, bissemanais ou mensais –– e, segundo o Instituto Database Marketing, é recomendado o envio de dois e-mails por mês para maiores taxas de abertura.

 

3. E-MAILS SE ADAPTAM MELHOR A DISPOSITIVOS MÓVEIS

 

Atualmente, os smartphones se tornaram presentes na vida cotidiana das pessoas. E é preciso que as empresas aproveitem essa popularização de tecnologias para ter vantagens em seus negócios.

 

De acordo com a E-mail Monday, um em cada quatro e-mails é lido pela primeira vez em um dispositivo móvel. Além disso, muitas dessas mensagens são lidas em mais de um aparelho, principalmente smartphones e computadores. Por isso, é preciso se preocupar em adaptar o design das mensagens para essas telas, que têm tamanhos muito diferentes.

 

Em comparação com outros formatos, como landing pages, por exemplo, os e-mails são muito mais simples para adaptar em telas de diferentes tamanhos. Campanhas por e-mail projetadas para dispositivos móveis recebem até 15% mais cliques e têm uma taxa de abertura até 40% melhor, em comparação com empresas que enviam e-mails sem design responsivo.

 

4. E-MAILS SÃO INCRIVELMENTE RENTÁVEIS

 

As empresas hoje têm a capacidade de atingir milhares de pessoas em pouco tempo com praticamente nenhum custo. Em comparação com a publicidade tradicional, como mala direta, e outros métodos de publicidade, o marketing por e-mail é uma das ferramentas mais rentáveis para um negócio.

 

Esse tipo de campanha é também a melhor maneira de reunir insights do consumidor sem uma grande despesa. Tanto que a Salesforce, empresa americana especializada em produção de softwares para e-commerce, aponta o e-mail como a principal fonte de dados analíticos para os profissionais de marketing.
 

Outro dado interessante foi produzido pela McKinsey. Segundo a empresa de consultoria, o valor médio de um e-mail em uma campanha é pelo menos três vezes maior do que o das mídias sociais. Além disso, o e-mail possui taxas de retorno por investimento elevadas, que chegam a 28,5%.

 

5. O E-MAIL É O MEIO MAIS PESSOAL QUE EXISTE

 

Quando o assunto é personalização e customização, a mídia social não é páreo para o nível de detalhes que o e-mail pode oferecer. Embora nada possa substituir a conversa cara a cara, o marketing por e-mail é uma forma importante de construir relacionamentos com clientes e fornecedores.

 

Uma empresa que não leva sua estratégia de e-mail marketing a sério está perdendo muitas oportunidades de negócio, incluindo poderosos dados de análise e vendas!

 

Fonte: Send Pulse

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga