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Como elaborar uma estratégia de redes sociais para blogs


Cada mídia social requer sua própria desenvoltura, com peculiaridades que só descobrimos depois de, literalmente, utilizá-las por um grande período. Obviamente que existem as boas práticas, aquelas ações que causam um maior impacto e que já foram traçadas por agências, profissionais ou até mesmo pesquisadores do tema. Entretanto, qual é a estratégia ideal para o seu blog? Abaixo listamos alguns fatores que um blogueiro pode colocar em prática e gerar mais visibilidade, impacto e, principalmente, audiência.

1. Deixe suas redes sociais visíveis em seu blog

Não só widgets contendo os ícones dos seus canais sociais, mas o blog deve contar com fácil acesso para o compartilhamento do conteúdo. Logicamente que, antes de tudo, o conteúdo deve ser “compartilhável”, ou seja, que contenha algo que instigue o leitor a passá-lo adiante. Nesse ponto, os botões de compartilhamento devem estar sempre à mostra, facilitando a vida do usuário.

Você precisa deixar claro que o seu blog mantém presença oficial em algumas redes sociais, “convidando” o leitor a conhecer esses canais e, logicamente, oferecendo motivos para que esse leitor também o siga nesses outros ambientes. A principal dica é ter conteúdo próprio em cada um dos canais, pois ainda vale a máxima de que compartilhar o mesmo conteúdo em diversos canais não é estratégia, é preguiça.

2. Crie estratégias próprias para o Twitter

O Twitter pode seu usado como um canal para divulgar informações rápidas ou para publicar conteúdo informativo como noticias. Acontece que o Twitter jamais deve ficar sem atualização e deve contar com uma personalidade própria. O conteúdo do blog é compartilhado na rede em um número muito inferior, transformando-se mais em uma plataforma de serviço do que um local de jabá.

O tempo de publicação também deve ser algo estipulado por você, assim como o uso de hashtag, edição dos tweets e posicionamento que o blog terá nesses ambientes, como uma postura mais informal ou mais formal. Lembre-se que seguidores só irão aparecer caso o seu conteúdo ali compartilhado seja atraente. Se for o mesmo postado no blog ou no Facebook, por que segui-lo no Twitter?

3. O conteúdo do Facebook deve ser muito bem elaborado

Um dos principais fatores que percebemos ao investirmos um maior tempo na produção e no compartilhamento de conteúdo no Facebook é o uso de imagens, texto e links. Procuramos oferecer aos nossos leitores algo além do conteúdo do blog e dos drops do Twitter. Pesquisamos assuntos que possam chamar mais a atenção, escolhemos uma imagem chamativa, elaboramos um texto curto e inserimos um link.

A ideia é dar uma notícia mais contextualizada do que aquela inserida no Twitter, pois facilmente você perde uma publicação de uma marca no Twitter, mas quase sempre acaba atingido por uma imagem compartilhada pelos seus amigos no Facebook (por isso a importância de se escolher uma imagem atraente). A identidade de cada canal utilizado deve ser bem delineada, formando uma espécie de estratégia 360, envolver o seu leitor em diversos ambientes e cenários.

4. Outras redes sociais na estratégia

Há ainda canais como YouTube, Pinterest ou Tumblr que podem ser usados para gerar branding ou mesmo acesso para o blog. Porém só com o uso massivo dessas redes sociais é que você irá ter noção se vale a pena ou não estar inserido nesses canais. Caso o seu blog não produzida material em vídeo, por exemplo, apenas replicar material nesse local pode ser redundante demais, um erro que nós cometemos (por isso há um planejamento para a produção de vídeo para o segundo semestre).

Tumblr e Pinterest também são redes muito segmentadas e variáveis conforme o seu ramo de atuação. O que vale é criar e desenvolver de forma efetiva uma linha de atuação para que o sue blog tenha presença em diversos canais e com diversos diferenciais, criando um séquito comunicacional muito eficiente.

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