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3 benefícios do co-marketing para sua empresa

December 20, 2018

 

Apesar de ser um conceito praticado por várias empresas, o termo não é suficientemente difundido. Em função disso, muitos empreendimentos desconhecem os benefícios do co-marketing. Hoje você terá a oportunidade de aprender a definição desse tipo de estratégia, conhecer melhor as boas práticas e receberá dicas cruciais para promover grandes parcerias.

 

Desvendando o co-marketing

 

O co-marketing nada mais é que ações de marketing divididas entre duas empresas. É quando ocorre um acordo de parceria entre duas marcas para promover uma estratégia que vise alavancar os resultados para que ambas atinjam seus respectivos objetivos. No Inbound Marketing essa união pode ser reproduzida em materiais ricos, como e-books, vídeos, infográficos ou até em posts mais elaborados.

 

Quais benefícios do co-marketing?

 
1. Metas atingidas mais facilmente

 

Uma das principais vantagens desse tipo de tática é potencializar os resultados feitos a partir de esforços menos intensivos de um setor designado para essa tarefa. De vez em quando, o que ocorre é que por uma empresa possuir um orçamento reduzido e uma equipe menor, as metas nem sempre serão atingidas. Ao adotar o co-marketing, as parceiras veem, pelo menos, as chances de sucesso serem dobradas.

 

2. Economia de tempo e dinheiro

 

Esse tópico é ainda mais claro. Por isso vamos exemplificar: se você tem um e-commerce de materiais escolares, feche uma parceria com uma marca fabricante de mochilas e outros acessórios e resolve produzir uma série de vídeos sobre os cuidados que pais e crianças devem ter com esses produtos; será natural que os esforços ao serem complementados, economizarão tempo de ambas as equipes das duas empresas.

 

Cada empreendimento contribuirá com a sua expertise na área e complementará as lacunas existentes. E se isso gera economia de tempo, logo o investimento também será menor.

 

3. Alcance de novos públicos

 

Cada empresa em uma parceria deve ter sua audiência própria. Ao se juntarem para executarem uma campanha de marketing compartilhado, é natural que o público venha a ser atingido pelas duas marcas. Logo, a possibilidade de gerar mais leads para os dois negócios envolvidos é ainda maior – isso dependerá, obviamente, da qualidade e da relevância das ofertas e materiais produzidos e divulgados.

 

Bônus: 5 dicas importantes

 

Para uma empresa poder sentir os benefícios do co-marketing, algumas orientações devem ser seguidas para que tudo ocorra bem:

 

1. Defina um parceiro ideal: procure empresas que ofereçam um produto ou serviço complementar ao seu. Por exemplo, se você tem um bar, pode ser fechada uma parceria com uma marca de bebidas. Deve-se evitar concorrentes diretos;

 

2. O ganho deve ser mútuo: o sucesso de uma ação de co-marketing só será percebido se as duas marcas envolvidas obtiverem ganhos reais;

 

3. Alinhe as duas equipes: a comunicação entre os setores responsáveis das duas empresas para pôr em prática a estratégia deve ser clara. Feedbacks e relatórios precisam ser trocados com frequência para os equívocos sejam evitados;

 

4. O planejamento deve ser feito com antecedência: esta etapa necessita ser vista com muita atenção. Os investimentos feitos, os temas e materiais a serem abordados devem ser definidos previamente. O acordo entre as partes envolvidas precisa ser claro e satisfatório para ambos;

 

5. Escolha uma agência para gerenciar sua estratégia: se você e/ou sua equipe não possuírem muito conhecimento sobre como trabalhar em uma ação desse porte, é importante contratar uma empresa que possa auxiliar no planejamento, executar as tarefas, analisar precisamente os resultados e entregar relatórios periódicos.

 

Resumindo

 

Os benefícios do co-marketing, como puderam ser vistos, são convincentes para qualquer empresa que busque ampliar a presença da marca no mercado e na mente do consumidor. Além de ser uma ferramenta poderosa para a geração de mais oportunidades de negócio.

 

Aprendeu mais sobre o conceito de co-marketing e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio? Se ainda tem alguma dúvida, escreva nos comentários e poderemos dar dicas de segmentos de mercado que podem complementar o seu empreendimento!

 

Fonte: Ingage

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