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Cinco erros que você irá cometer no seu conteúdo antes de conhecer realmente a sua audiência


Criar conteúdos de qualidade, que façam com que as pessoas voltem para consumir outros conteúdos produzidos por você, é um desafio e requer pesquisa para entender o que engajará o seu público-alvo. É preciso conhecer para quem se escreve, o que estas pessoas esperam e como atender esta expectativa, caso contrário, seu planejamento está fadado a não ter o sucesso que você espera.

Separei cinco erros que, quando ignorados podem comprometer o engajamento em relação ao que você produz.

1- Qual a linguagem do seu conteúdo?

Você precisa falar a mesma língua que as pessoas que consumirão o conteúdo produzido por você. Ignorar isso é um erro.

Como o seu público se comunica? São mais formais e gostam de uma linguagem técnica e teórica, ou preferem algo descontraído e informal, que os aproximem de você? Gostam mais de conceitos teóricos, dicas ou cases de sucesso?

Converse com as pessoas e descubra o que esse pessoal espera ler no que você irá produzir. O comportamento da audiência pode dizer mais do palavras, mas você precisa estar atento às sutilezas que estarão a sua frente.

2- Você está realmente fazendo o seu conteúdo chegar até eles?

Nada pior do que preparar um conteúdo com todo o carinho, focado e de qualidade e as pessoas não consumirem, não é verdade? Se tudo está certinho com o conteúdo, por que as pessoas não acessam? A resposta pode ser bem simples… você escolheu um canal que não tem um alcance necessário para chegar até o seu público-alvo.

Você precisa saber onde está o seu público! Eles estão nas redes sociais? Procuram por artigos mais longos do que posts de 300 caracteres? Gostam de vídeo para consumir durante a viagem de ônibus ou de trem, ou na pausa para o cafézinho e almoço? Gostam de ouvir um bom podcast enquanto dirigem pelo trânsito pesado e engarrafado?

Essas são perguntas que ajudarão você a produzir o conteúdo já pensando no canal adequado para atingi-los, o que nos leva ao próximo erro: escolher o formato errado.

3- Que tipo de conteúdo o seu público deseja consumir?

Para que você escolha o canal mais assertivo e que leve o seu conteúdo até onde você deseja, é precisa entender qual formato de conteúdo é preciso se optar. Um produtor de conteúdo tem a necessidade de saber como a sua audiência deseja consumir o que será entregue. Ela gosta de vídeos, curtos ou um pouco mais longos? Posts rápidos de 300 caracteres ou e-books? É um público formado por consumidores diretos ou você quer se relacionar com outros profissionais?

É claro que a definição de seu público-alvo é fundamental, afinal de contas, é difícil querer abraçar o mundo, o que nos leva ao quarto erro: Frequência e nutrição deficientes!

4- Você está cumprido o compromisso assumido com a sua audiência?

A partir do momento em que você se propõe a entregar um conteúdo, e estabelece uma frequência para entregá-lo, você cria uma expectativa na sua audiência para consumi-lo. Procurar por um conteúdo prometido e não encontrá-lo é frustante e afeta a sua credibilidade junto ao público-alvo. A frequência precisa ser mantida, e um dos motivos desta falha pode ser na forma como você se preparou para criar o conteúdo prometido. Estamos falando da nutrição!

Um produtor de conteúdo precisa ter pernas para sustentar o calendário de produção que ele se comprometeu a entregar. Negligenciar a frequência levam ao nosso quinto problema: impacto na imagem e reputação!

5- Você está atento na forma como a sua audiência percebe a sua imagem?

É preciso entender que quando acessamos um conteúdo de alguém pela primeira vez, estamos com uma página em branco em relação à forma como o vemos. Conforme vamos vivenciando esta experiência, vamos formando a nossa imagem em relação à essa produção de conteúdo. É claro que ter qualidade e relevância é importante, aliás, fundamental, mas nada pior do que procurar uma, duas, três vezes e não achar conteúdo novo… passa uma sensação de abandono, e a pessoa não sabe se você voltará a produzir algo novo, o que acaba levando-a a deixar o seu conteúdo de lado e procurar um canal que realmente entregue o que procura!

Isso afeta a sua imagem e você terá um grande trabalho depois para reverter, acredite!

Quando decidimos criar conteúdo, e esperamos que a nossa produção engaje as pessoas e as faça voltar outras vezes à nossa página, canal ou blog, precisamos ir além das referências bibliográficas e passar a conhecer um pouco do comportamento dos nossos interlocutores! Onde eles estão, do que gostam e suas expectativas ao se depararem com o o nosso trabalho!

Sim, fazer este trabalho de estudar o comportamento de consumo é um grande desafio, mas é que nos trará o engajamento tão sonhado aos nossos conteúdos!

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