{"items":["60045eaf8f94710059549924","60045c2b64558100176dd966","600459ca403864001747b4d8","6000efabb4d83b00175e4645","5ffa06ac3b2547001858fdc6","5ffa0583304bb300174dbffd","5ff86faf1aee580017a30cc1","5ff5bf5793924e0017f6ed63","5ff4651d8d9cfc0017e7388f","5ff321bc416314001704ab22"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(243,243,243,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}

Criar conteúdos de qualidade, que façam com que as pessoas voltem para consumir outros conteúdos produzidos por você, é um desafio e requer pesquisa para entender o que engajará o seu público-alvo. É preciso conhecer para quem se escreve, o que estas pessoas esperam e como atender esta expectativa, caso contrário, seu planejamento está fadado a não ter o sucesso que você espera.
Separei cinco erros que, quando ignorados podem comprometer o engajamento em relação ao que você produz.
1- Qual a linguagem do seu conteúdo?
Você precisa falar a mesma língua que as pessoas que consumirão o conteúdo produzido por você. Ignorar isso é um erro.
Como o seu público se comunica? São mais formais e gostam de uma linguagem técnica e teórica, ou preferem algo descontraído e informal, que os aproximem de você? Gostam mais de conceitos teóricos, dicas ou cases de sucesso?
Converse com as pessoas e descubra o que esse pessoal espera ler no que você irá produzir. O comportamento da audiência pode dizer mais do palavras, mas você precisa estar atento às sutilezas que estarão a sua frente.
2- Você está realmente fazendo o seu conteúdo chegar até eles?
Nada pior do que preparar um conteúdo com todo o carinho, focado e de qualidade e as pessoas não consumirem, não é verdade? Se tudo está certinho com o conteúdo, por que as pessoas não acessam? A resposta pode ser bem simples… você escolheu um canal que não tem um alcance necessário para chegar até o seu público-alvo.
Você precisa saber onde está o seu público! Eles estão nas redes sociais? Procuram por artigos mais longos do que posts de 300 caracteres? Gostam de vídeo para consumir durante a viagem de ônibus ou de trem, ou na pausa para o cafézinho e almoço? Gostam de ouvir um bom podcast enquanto dirigem pelo trânsito pesado e engarrafado?
Essas são perguntas que ajudarão você a produzir o conteúdo já pensando no canal adequado para atingi-los, o que nos leva ao próximo erro: escolher o formato errado.
3- Que tipo de conteúdo o seu público deseja consumir?
Para que você escolha o canal mais assertivo e que leve o seu conteúdo até onde você deseja, é precisa entender qual formato de conteúdo é preciso se optar. Um produtor de conteúdo tem a necessidade de saber como a sua audiência deseja consumir o que será entregue. Ela gosta de vídeos, curtos ou um pouco mais longos? Posts rápidos de 300 caracteres ou e-books? É um público formado por consumidores diretos ou você quer se relacionar com outros profissionais?
É claro que a definição de seu público-alvo é fundamental, afinal de contas, é difícil querer abraçar o mundo, o que nos leva ao quarto erro: Frequência e nutrição deficientes!
4- Você está cumprido o compromisso assumido com a sua audiência?
A partir do momento em que você se propõe a entregar um conteúdo, e estabelece uma frequência para entregá-lo, você cria uma expectativa na sua audiência para consumi-lo. Procurar por um conteúdo prometido e não encontrá-lo é frustante e afeta a sua credibilidade junto ao público-alvo. A frequência precisa ser mantida, e um dos motivos desta falha pode ser na forma como você se preparou para criar o conteúdo prometido. Estamos falando da nutrição!
Um produtor de conteúdo precisa ter pernas para sustentar o calendário de produção que ele se comprometeu a entregar. Negligenciar a frequência levam ao nosso quinto problema: impacto na imagem e reputação!
5- Você está atento na forma como a sua audiência percebe a sua imagem?
É preciso entender que quando acessamos um conteúdo de alguém pela primeira vez, estamos com uma página em branco em relação à forma como o vemos. Conforme vamos vivenciando esta experiência, vamos formando a nossa imagem em relação à essa produção de conteúdo. É claro que ter qualidade e relevância é importante, aliás, fundamental, mas nada pior do que procurar uma, duas, três vezes e não achar conteúdo novo… passa uma sensação de abandono, e a pessoa não sabe se você voltará a produzir algo novo, o que acaba levando-a a deixar o seu conteúdo de lado e procurar um canal que realmente entregue o que procura!
Isso afeta a sua imagem e você terá um grande trabalho depois para reverter, acredite!
Quando decidimos criar conteúdo, e esperamos que a nossa produção engaje as pessoas e as faça voltar outras vezes à nossa página, canal ou blog, precisamos ir além das referências bibliográficas e passar a conhecer um pouco do comportamento dos nossos interlocutores! Onde eles estão, do que gostam e suas expectativas ao se depararem com o o nosso trabalho!