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Descubra o passo a passo da pesquisa de mercado online


As soluções de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, fáceis e acessíveis. Hoje, é possível receber os resultados da sua pesquisa em poucos dias. Em alguns casos, a pesquisa pode terminar até mesmo em menos de vinte e quatro horas.

Qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador. Não é preciso ser um especialista em pesquisa, pois as ferramentas são muito simples e intuitivas de usar. Além disso, existem diferentes materiais, guias e tutoriais disponíveis para que você possa aprender tudo o que é preciso saber antes de criar uma pesquisa.

As pesquisas de mercado online também oferece mais uma vantagem. Os dados podem ser checados, auditados e processados de forma automatizada. Imagine, por exemplo, a dificuldade de se tabular os dados de uma pesquisa de mercado feita em papel. Na pesquisa online, os resultados já chegam prontos para você, em gráficos e tabelas de fácil visualização.

Para fazer uma pesquisa de mercado online, são apenas quatro passos. Veja quais são:

1. Definir o problema

Toda pesquisa nasce de uma necessidade real, de um problema que precisa ser resolvido ou um objetivo que precisa ser alcançado. Por isso, a primeira etapa para a criação de uma pesquisa de mercado online é definir, de forma simples e objetiva, qual é o problema que se pretende resolver.

Uma forma eficiente de definir o problema ou objetivo é transformá-lo em uma pergunta. “Como aumentar as vendas do meu produto?”, “Meus clientes estão satisfeitos?” ou “O que as pessoas pensam sobre a minha marca?” são exemplos de pergunta que deixam bem claro qual o objetivo da pesquisa.

É fundamental deixar registrado em um documento de briefing não só os objetivos da pesquisa, mas todas as informações sobre o projeto de pesquisa. Esse briefing pode ser compartilhado com todas as pessoas envolvidas no projeto de pesquisa, para que não haja falhas de comunicação e alinhamento. Para te ajudar, nós criamos um modelo de briefing.

2. Criar o questionário

A criação do questionário de pesquisa é a etapa que requer mais atenção. É preciso que as perguntas sejam elaboradas de forma clara e objetiva para que os entrevistados compreendam o que você quis dizer. Evite também fazer questionários muito longos, que abordem muitos temas diferentes, para não confundir o entrevistado.

Existem formas de tornar a pesquisa mais interessante e atraente para quem for responder. Utilize recursos variados como fotos, vídeos e textos entre as questões. Além disso, variar os tipos de pergunta também é fundamental. Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, nós oferecemos perguntas com respostas únicas, múltiplas, abertas, número e outras. Além de ser mais dinâmico para quem responde, facilita muito na hora de analisar os dados.

Modelos de questionário

Nós possuímos uma biblioteca com diversos modelos de questionário gratuitos para você utilizar. Você pode editá-los de acordo com a sua necessidade, incluindo, excluindo ou alterando as perguntas que desejar.

Antes de começar a criar um questionário do zero, visite nossa biblioteca e veja se não há algum modelo que atende às suas necessidades.

Aplicar um modelo de questionário e editá-lo de acordo com seu projeto é tão fácil quanto encontrar o exemplo ideal em nossa biblioteca. Para escolher um questionário já existente, existem dois caminhos.

A primeira forma de aplicar o modelo é visualizar o questionário na sessão de exemplos e, no topo da página, clicar na opção “Usar este modelo de questionário”. Assim, é só fazer login na sua conta e dar andamento à edição do modelo, onde você pode livremente acrescentar ou excluir perguntas, editar o texto etc.

Também é possível usar um questionário quando já estiver logado no seu painel de usuário. Quando estiver pronto para trabalhar no questionário da pesquisa, escolha a opção “Criar novo questionário”. Em seguida, ao invés de começar a redigir as perguntas do zero, opte por “Modelo existente na biblioteca”. A partir daí, também, você tem toda a liberdade para editar as perguntas, alternativas e tudo mais. Fácil, não é mesmo?

3. Definir o público

Para obter as respostas certas, é preciso fazer as perguntas para as pessoas certas. Não adianta fazer uma pesquisa de satisfação com quem nunca consumiu o seu produto. Também não dá para pedir a opinião de um homem sobre um produto voltado para mulheres.

Da mesma forma, se você for avaliar uma ideia de negócio, é preferível pedir a opinião de pessoas que não te conhecem e não tem envolvimento pessoas com a sua ideia. Assim, é pouco recomendável fazer esse tipo de pesquisa via redes sociais, por exemplo.

Para definir o público da sua pesquisa, leve em conta qual o perfil das pessoas que você precisa que respondam à pesquisa. Se são os seus clientes, faça com seus próprios contatos. Mas se são consumidores em geral, é mais interessante recorrer aos painéis de respondentes.

Painel de Consumidores

O Opinion Box possui um Painel de Consumidores com mais de 150 mil consumidores online em todo o país. São pessoas que se cadastraram gratuitamente para responder às pesquisas em troca de microrrecompensas.

É possível escolher o perfil das pessoas que vão responder à pesquisa de mercado. Os perfis de localização, idade, renda e gênero estão disponíveis automaticamente. É possível entrevistar perfis mais específicos, como mães, pessoas que possuem carros, donos de empresa ou estudantes. Neste caso, basta entrar em contato com nosso time de especialistas e nós encontraremos as pessoas para você.

4. Analisar os resultados

Ao fazer uma pesquisa de mercado online no Opinion Box, você pode acompanhar os resultados em tempo real. Após a finalização da coleta dos dados, os resultados são exibidos em gráficos e tabelas. Você também pode exportar os resultados em Excel para fazer novos cruzamentos e análises.

Quer fazer uma apresentação de dados com os resultados da sua pesquisa? Confira o nosso kit exclusivo que ensina como criar uma apresentação de dados impactante. Você vai receber um ebook e um template de apresentação com 20 slides editáveis.

Pesquisas de mercado customizadas

Esses são os quatro passos da pesquisa de mercado. Mas se você não quer fazer sua pesquisa sozinho ou se tem um projeto mais complexo para executar, conte com o nosso time de especialistas.

Temos uma equipe formada por especialistas em pesquisa de mercado prontos para te atender. Nós podemos cuidar do seu projeto do início ao fim. É só entrar em contato para que a gente possa te ajudar.

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